sábado, 19 de novembro de 2011

Clássicos: Wolf - “Ravenous” - Hail!!!!! Heavy Metal

5º disco da banda sueca pode ser considerado um clássico do Heavy Metal tradicional


Formada na Suécia em 1995, o Wolf na real poderia ser encarada como a banda do Guitarrista vocalista Niklas Stalvind, já que ele é o único membro presente em todos os álbuns que contabilizam até agora 6 lançamentos completos, além de alguns singles e EPs.

Mas vamos nos focar no quinto álbum, o fenomenal “Ravenous” (2009) porque, na minha opinião de fã, esse álbum foi um divisor de águas, pois ele consegue fazer um mix de Heavy Metal clássico, com pegadas mais progressivas e até mesmo Thrash, mas sem se tornar “modernosos” ou com teclados roubando a cena, lembrando o primórdios da cena do Heavy Metal alemão e, para quem é iniciado no trabalho dos caras, seria como ver uma continuação ainda mais técnica do álbum “Evil Star” (2004).


Wolf cresce a cada lançamento

Quando foi lançado “Ravenous”, a banda passava por mudança na formação com duas estreias, a do baterista Richard Holmgren e do baixista Anders Modd (ex-Tad Morose), que teve a missão de substituir o membro original Mikael Goding. Mas basta a primeira faixa “Speed On” para você ter certeza que nada mudou, ou melhor dizendo mudou para melhor, pois a produção foi feita pelo mago Roy Z (que meio que queimou o filme fazendo o novo do “Massacration”) e deixou a sonoridade do jeito que todo headbanger gosta: guitarras gordas, cortesia de Johannes Axeman ao lado do lider Niklas, cozinha quebrando tudo e vocais bem agudos, nada de truques de produção ou guitarras em vários canais, isso aqui é Heavy Metal, pô!

E ao longo do álbum tome paulada com “Curse You Salem”(Maiden puro), “Mr. Twisted”(Helloween das antigas) e “Love At First Bite”, além da faixa titulo que traz a presença Hank Shermann (ex-Mercyful Fate), apadrinhando os caras. Na boa, se você ouvir esse álbum e não bater cabeça, é porque você tá morto e não te avisaram.

Pode parecer exagero chamar um álbum com apenas 2 anos de “idade” clássico, ainda mais que originalidade não é o ponto forte aqui, mas em tempos em que os medalhões estão anunciando suas aposentadorias, fica a dúvida sobre quem irá manter a chama do Metal viva, porém, enquanto houver bandas como o Wolf, o Heavy metal estará vivo e quebrando muitos pescoços.

Texto: Harley

Revisão/edição: Eduardo Cadore

Fotos: Divulgação


Ficha Técnica

Banda: Wolf

Álbum: Ravenous

Ano: 2009

País: Suécia

Tipo: Heavy Metal

Gravadora: Century Media


Formação

Niklas Stalvind (Vocal e Guitarra)

Johannes "Axeman" Losbäck (Guitarra e Vocal de Apoio)

Anders Modd (Baixo)

Richard Holmgren (Bateria)


Tracklist

01. Speed On
02. Curse You Salem
03. Voodoo
04. Hail Caesar
05. Ravenous
06. Mr Twisted
07. Love At First Bite
08. Secrets We Keep
09. Whisky Psycho Hellions
10. Hiding In Shadows
11. Blood Angel


Acesse e conheça mais sobre a banda

Site Oficial

Assista o video oficial de Speed On E Voodo

Nenhum comentário: