terça-feira, 15 de novembro de 2011

Comunicado Oficial Road to Metal

Olá.

Recentemente fomos alvo de uma situação que, até o momento, não foi esclarecida pelos responsáveis.

Acontece que um texto exclusivo da cobertura de um evento cujo Renato Sanson obteve a liberação para fazer, foi descaradamente plagiado.

Não se tratou de apenas uma reprodução sem referência (algo comum no Brasil, já que a maioria dos sites pouco produz e reproduz as mesmas informações nos mesmos textos, mas pelo menos muitas vezes é referenciado).

O que aconteceu é que o “autor” copiou vários parágrafos, tentando disfarçar acrescentando passagens diferentes em certos trechos, numa atitude, no mínimo, antiética.

Não somos jornalistas, somos fãs de heavy metal que amam o que fazem e dão duro, todo dia, para conseguir fazer textos únicos, pois o público headbanger merece diversidade e não reprodução barata.

A constatação do plágio aconteceu na sexta-feira passada (11/11/11) e, mesmo contatando pessoas envolvidas de certa forma desde a publicação até a banda cuja matéria destaca, ainda não chegou-se ao responsável de fato, o que nos mostra a falta de respeito (ou coragem) de pessoas que, com certeza, devem ter gostado tanto do texto que gostariam de tê-lo escrito.

Alertamos que viríamos à público, pois o plágio foi percebido por algumas pessoas de fora da equipe que, indignadas, nos pressionam para respostas. Não podemos ficar calados.

Se o responsável não se apresentar, esclarecendo o ocorrido e pedindo desculpas publicamente (nas redes sociais Twitter, Facebook e Orkut), pode ter certeza que citaremos os envolvidos e que este comunicado será apenas o começo.

Podemos ser um blog, mas não somos idiotas, como pensam pessoas que há muito procuram dificultar nosso trabalho, investindo rasteiras das quais nos desviamos bem. Desta vez, não será diferente. Mostraremos que somos “profissionais” e respeitamos os leitores e as bandas que lá estão na nossa página.

Agradecemos a todos que leram aqui e pedimos, se julgarem conveniente, que compartilhem esse texto, para que chegue aos olhos dos responsáveis, já que por email parece que não obteremos resposta.

Obrigado a todos. o/

P/S: Bom antes de finalizar aqui, quem vos escreves é o autor da resenha Renato Sanson. Realmente uma situação constrangedora que passei, pois acompanho os demais blogs e sites acreditando que todos nós somos colegas e não inimigos, pois gosto de ver a opinião dos redatores sobre o mesmo show, mas quando você se depara com seu texto e ainda mais assinado por outra pessoa, é simplesmente constrangedor e triste, pois eu fui direcionado a cobrir este tal evento e quem escreve sabe o quanto é difícil resenhar shows, álbuns e etc. Me senti desrespeitado, pois a cada matéria que faço dou o melhor de mim para que os nossos leitores tenham matérias de qualidade. Espero que esta situação se resolva o quanto antes, pois o culpado por este erro, este absurdo, não pode ficar impune.

Nenhum comentário: