segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Intensidade Além do Brasil: Mindflow Um Nível Acima

Mindflow lança disco exclusivo nos Estados Unidos

Demorei um tempo até conferir a banda paulista Mindflow, mesmo sabendo que não é qualquer banda que é adorada assim, “de cara”, nos Estados Unidos, mercado difícil de ser atingido, ao contrário de países como o Japão.

A verdade é que o Mindflow fez por merecer cada show nos states, já que seu som está um nível acima da maioria das bandas que tocam Metal Progressivo em nosso país, dividindo, na minha opinião, o posto de melhor banda do gênero com a Dynahead e o Hangar (dos últimos três discos).


Banda detonando, mais uma vez, nos Estados Unidos na turnê deste ano


Formado por Danilo Herbert nos vocais, Rafael Pensado na bateria e vocal de apoio, Ricardo Winandy no baixo e Rodrigo Hidalgo nas guitarras e teclados, coleciona inúmeras conquistas, desde serem a banda de abertura da turnê norte-americana do UFO (escolhida a dedo pela banda), ser a única banda brasileira no game Rock Band 3, além de excursionar desde 2004 na Ásia, Europa e América do Norte.

Vários discos na bagagem, cada um com sua intensidade própria e mostrando a personalidade da banda. Os caras não vieram para brincadeira. A prova disso são os últimos trabalhos “Destructive Device” (2009) e “365” (2010), sendo que as principais canções foram regravadas e lançadas no mais recente disco “With Bare Hands” (2011).

Aqui o lance não é ser caça-níquel, até porque podemos dizer que a banda superou as versões originais neste novo trabalho. Basta conferir as músicas de trabalho, que são um sucesso nas rádios norte-americanas: “Breakthrough”, “Thrust Into This Game” e “Break Me Out”. O álbum é um lançamento exclusivo norte-americano, logo, aqui no Brasil (e no resto do mundo), o disco “365” ainda é considerado o último trabalho inédito dos brasileiros.

São 14 canções, todas calcadas na habilidade dos músicos, com grande destaque para os vocais mais que seguros de Danilo, os riffs modernos, mas sem soar com peso forçado do guitarrista Rodrigo, que também assina os ótimos teclados, com influência do Rock Progressivo.

Não podemos deixar de citar a cozinha que, na medida certa, não está apenas encorpando o som, já que tanto Ricardo quanto Rafael tem grande contribuição.

A produção de alto nível se alia a arte de capa digna de banda com história. Aliás, para muitas pessoas, parece até que a banda é muito nova, isso porque quem não acompanha a cena brasileira perde de vista grupos como o Mindflow, que já vem fazendo história desde seu primeiro disco em 2004 “Just the Two of Us... Me and Them”.

À exemplo das outras bandas aqui citadas, Mindflow sabe, há muito tempo, que Metal Progressivo não é mais sinônimo de músicas na velocidade da luz e solos intermináveis de instrumentos, ou músicas de 10 minutos. Aqui os caras são diretos e eficientes, mas trazem muito groove, pendendo alguns momentos para o Stoner Metal, com Danilo lembrando Corey Taylor (Slipknot e, neste caso, Stone Sour).

Sabe aquela medida em que um bom disco você ouve de cabo a rabo e ainda sente vontade de ouvir mais uma vez? É essa sensação que a banda consegue nos passar em cada um de seus discos, o que não é pouco ainda mais dentro do cenário progressivo, onde muitas bandas podem se tornar enfadonhas ou repetitivas, algo que o Mindflow parece estar vacinado. Ainda bem.


Texto: Eduardo Cadore

Fotos: Divulgação e Terry Dyviak


Ficha Técnica

Banda: Mindflow

Álbum: With Bare Hands

Ano: 2011

País: Brasil

Tipo: Metal Progressivo


Formação

Danilo Herbert (Vocal)

Rodrigo Hidalgo (Guitarras, Violão e Teclados)

Rafael Pensado (Bateria e Vocal de Apoio)

Ricardo Winandy (Baixo)


Tracklist

1. Break Me Out
2. Reset the Future
3. Breakthrough
4. Walking Tall
5. With Bare Hands
6. Corrupted
7. Under an Alias
8. Shuffle Up And Deal
9. Lethal
10. Thrust into this Game
11. The Ride
12. Destructive Devise
13. Instinct
14. Fragile State of Peace


Assista o vídeo clipe oficial de “Break Me Out”

Veja também “Breakthrough”

E “Thrust Into This Game”


Acesse e conheça mais sobre a banda

Site Oficial

Myspace

Facebook

Twitter

Site do Fã-Clube Oficial

Nenhum comentário: