segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Mastodon: Um Led Zeppelin Super Pesado


Mastodon mostra que EUA ainda pode revelar grandes bandas


“Um Led Zeppelin super pesado”. Essa é a definição para “The Hunter” (2011), quinto disco da banda Mastodon dada pelo baterista Brann Dailor.

O grupo, além de ter seu disco “Crack in the Skye” (2009) considerado um dos dez melhores discos do ano pela New York Times, é adorado pelos headbangers e pela grande mídia (David Letterman recebeu a banda recentemente).

Bastante coisa para um quarteto de apenas uma década que já conquistou muito mais e se torna a cada disco mais importante que muitas bandas da maioria de seus colegas atuais.

Banda em destaque na Kerrang! Magazine

Impossível ficar indiferente ao som da banda. Soa meio barulhento? Sim, em certos momentos, pode até dar dor de cabeça, pois a mescla sonora é tão rica que, se o estado de espírito não está lá essas coisas, o som fica meio embolado. Até você ouvir novamente e notar que está diante de um dos discos mais completos e diferentes do Metal dos anos 2000.


“The Hunter” tinha a grande responsabilidade de superar seu masterpiece anterior e, se ainda podemos preferir o aclamado trabalho de 2009, o disco de 2011 não fica para trás. São ao todo 13 canções de uma mescla psicodélica de Heavy Metal, com Rock Progressivo (dá até para lembrar de Pink Floyd, especialmente nas risadas ala “Dark Side of the Moon” de “Creatures Lives”), além de Stoner Rock/Metal, com muito groove e sons cuja cadência é sempre marcante.

O humor e seriedade se misturam na banda formada pelo Brann Dailor (bateria e vocais), Troy Sanders (baixo e vocais), Brent Hinds (guitarra e vocais) e Bill Kelliher (guitarra e vocais de apoio). Isso mesmo: são três vocalistas, uma das características mais fortes e interessantes do grupo.

Aqui há peso e melodia, com vocais fortes, de um lado, suaves de outro. Difícil descrever. A verdade é que canções como “The Sparrow” que fecha o álbum, “Stargasm”, “Black Tongue” (abre os trabalhos) e “Thickening” mostram essa faceta única do grupo, fazendo com que a definição do batera Brann Dailor não soe forçada ou prepotente.

A música de trabalho “Curl Of The Burl” pode não ser uma “Olblivion” (maior sucesso comercial da banda e música que os fizeram estourar mundo afora), mas traz bem a proposta do grupo, além de um vídeo engraçadíssimo (fãs do cinema thrash norte-americano irão adorar).

Não falei da técnica e habilidade individual do quarteto, pois dispensa comentários. Só o fato de todos cantarem e três dividirem os vocais principais, já vale o elogio de que Mastodon é uma banda que, mesmo com os pés nos anos 70, parece estar “inovando”, provando a cada disco que não é mais um besteirol norte-americano.

Stay on the Road

Texto: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Mastodon
Álbum: The Hunter
Ano: 2011
País: EUA
Tipo: Metal Progressivo/Heavy Metal/Rock Progressivo/Stoner Metal/Groove Metal

Formação
Brann Dailor (bateria e vocais)
Troy Sanders (baixo e vocais)
Brent Hinds (guitarra e vocais)
Bill Kelliher (guitarra e vocais de apoio)


Tracklist
1. Black Tongue
2. Curl Of The Burl
3. Blasteroid
4. Stargasm
5. Octopus Has No Friends
6. All The Heavy Lifting
7. The Hunter
8. Dry Bone Valley
9. Thickening
10. Creature Lives
11. Spectrelight
12. Bedazzled Fingernails
13. The Sparrow

Acesse e conheça a banda

O vídeo/making of de “Black Tongue”
Assista a banda tocando “Black Tongue” ao vivo


Nenhum comentário: