domingo, 6 de novembro de 2011

Matéria Especial: Bate-Papo com Integrantes do Soulspell Metal Opera

Soulspell durante última apresentação em Porto Alegre/RS


No dia 08/10/2011 tive a honra de representar o Road To Metal em uma celebração fechada com a banda Soulspell em um churrasco realizado na casa de Dan Rubin (Soulspell, ex-Magician, ex-Scelerata) antes da apresentação do projeto junto com o Tierramystica (que marcou a gravação do primeiro CD/DVD do septeto) que seria no dia seguinte (confira resenha do show aqui).

Um papo super descontraído com esta banda/projeto onde podemos absorver somente informações positivas, que faço questão de compartilhar com vocês, pois batemos um papo com Leandro Caçoilo (Soulspell, Seventh Seal, ex-Eterna) que nos conta sobre sua saída da banda Eterna e de seu atual momento na carreira, conversamos também com Dan Rubin (Soulspell, ex-Magician, ex-Scelerata) que fala de seus projetos futuros e com idealizador deste grande projeto, Heleno Vale (Soulspell), que nos conta sobre as participações especiais no terceiro álbum e de seus planos futuros com o Soulspell. Bom agora chega de papo e vamos ao que interessa com vocês trechos destas grandes conversas.


LEANDRO CAÇOILO

Leandro Caçoilo, muito atencioso e bem humorado, responde uma pergunta sobre algo que pegou todos de surpresa: a sua saída da banda Eterna: “Minha saída se deu devido às desavenças musicais, eu queria seguir uma direção, o pessoal queria seguir outra e também senti que era o momento de sair, pois já estava 10 anos no Eterna e já era hora de trilhar o meu caminho”.



Quando questionado se ficou algum ressentimento com sua ex-banda: “Não, de forma alguma, cada um seguiu seu caminho. O Eterna seguiu em frente e eu também, adoro as músicas do Eterna pois passei 10 anos da minha vida com eles. Recentemente fui contratado por um empresário para fazer um show cantando só Eterna, fui e fiz com o maior prazer pois, como eu disse, passei muitos anos da minha vida dedicado ao Eterna e não teria o porque apagar isto da minha carreira”.

Sobre seu momento atual: “Bom atualmente fui convidado para cantar na banda Seventh Seal o que pra mim foi uma honra e um desafio, pois é um estilo diferente do que eu cantava em outras bandas. Estamos preparando o terceiro álbum, mas tudo com muita calma sem pressão, até porque tenho meus outros trabalhos na música, tenho meus alunos de canto, também canto na noite em São Paulo, então tenho que conciliar para tudo dar certo, e também agora com o Soulspell o trabalho que venho fazendo com eles, que acho fantástico, e está grande oportunidade de tocar no Rio Grande Do Sul, pois já tive a oportunidade de tocar em todo Brasil menos aqui, estou realmente muito feliz”.


DAN RUBIN

Dan, sempre carismático e com uma humildade fora do normal, nos fala de seus planos para o futuro: “Bom, primeiramente tenho um projeto que é bem ousado, mas não impossível, conseguir ter uma noite no Planeta Atlântida só com bandas de Metal do sul, ter a tenda do Metal, pois se lá tem a tenda do hip-hop, do reggae e etc, porque não pode ter a do metal? Tenho a convicção que conseguirei botar isso no Planeta Atlântida um dia. Que por enquanto é só um projeto, mas que breve se tornara realidade”.



Dan também nos fala sobre a cena do Metal nacional que segundo ele (e faço dele as minhas palavras) precisamos nos unir: “O que falta hoje para cena metal nacional deslanchar de vez é UNIÃO, quando todos nós batalharmos pela mesma causa que é fazer o metal nacional crescer, vamos longe e muitas bandas que acabaram por falta de apoio vão ressurgir e as que já estão na cena vão ficar cada vez mais forte, pois trabalhando em equipe é onde enxegaremos os resultados e não se separando, pois hoje temos a melhor cena metal do mundo, perdemos somente para Alemanha, pois lá nasceu muito dos pais do heavy metal”.


HELENO VALE

Heleno, com sua simplicidade e humildade, nos conta com detalhes sobre as participações do novo álbum do Soulspell Metal Opera: “Para esse terceiro trabalho temos um time mais encorpado se tratando de participações especiais que são: Blaze Bayley (ex-Iron Maiden), Tim Owens (Charred Walls Of The Damned, ex-Judas Priest, ex-Iced Earth), Amanda Somerville (Avantasia), Frank Tischer (Avantasia), Fabio Laguna (Hangar) que por sinal fez um trabalho nos teclados fantástico mesmo, Rollie Feldman (Circle II Circle) que toca demais, um baita guitarrista, também vai participar o Mike Vescera (ex-Malmsteen) e o Markus Grosskopf (Helloween) que posso dizer que é a pessoa mais legal que conheci no mundo metal, realmente uma pessoa humilde, disposto a colaborar apoiando o projeto, realmente um cara nota 10, além dos internacionais também participarão do álbum os dois primeiros colocados do concurso (“Cante no Soulspell”), que terminou faz alguns meses, premiando o grande vocalista do Rio de Janeiro Pedro Campos, dentre outras revelações nacionais”.



Sobre data de lançamento e sonoridade: “O álbum já está pronto faltando somente a mixagem e masterização que estão sendo concluídas em novembro, pois o álbum tem previsão de lançamento para fevereiro/março de 2012 e sobre a questão da sonoridade do álbum, será uma mescla entre o primeiro (“A Legacy Of Honor”) que é bem calcado no Power Metal com músicas mais rápidas e o segundo (“Labyrinth Of Truths”) que já soa mais cadenciado e pesado, mas o que posso adiantar que este terceiro trabalho soara mais rápido e mais melódico que o nosso segundo disco, levando muitos a gostarem e outros não, mas isso faz parte, o interessante é fazer o que gosta, o que faz a gente se sentir bem”.

Heleno nos fala também sobre planos de tocar fora do país e sobre o quarto álbum: “Para está próxima turnê um dos objetivos é fazer a primeira tour internacional, a gente já tem tudo pensado e pro final do ano que vem já é pra gente embarcar para os primeiros shows fora do país, ainda está bem no começo, mas já estou criando algo para o quarto disco que no caso será o divisor de águas do Soulspell, porque eu penso que o primeiro e o quarto álbum de uma banda ou projeto define se realmente ela fica no cenário ou cai fora, então estou trabalhando realmente para o disco ser grande, sair realmente como eu quero e ser, em todos os sentidos, bem maior que os outros 3 álbuns juntos ”.

Quando questionado sobre os famosos concursos “Cante no Soulspell”: “Isso realmente me deu muitas dores de cabeça, tanto o primeiro, quanto o segundo concurso. De qualquer forma ainda acredito que tem seu lado positivo. Anunciei que depois do terceiro álbum não iria mais ter o concurso, devido ao grande problema de logística e o quanto se investe e realmente posso dizer gasto muita grana com o concurso, mas para o quarto trabalho eu disse que não ia ter, mas vai ter. Não sei se vai ser um concurso ou outra coisa, mas resolvi não parar com esses eventos, pois descobrimos muitos cantores de talento. Vamos ver o que acontece daqui pra frente, sempre estou de olho na cena e sempre que tiver um grande talento vou convidar para o projeto com certeza e vamos ver como as coisas andam. Tenho esse objetivo de levar para o quarto álbum sim mais um grande vocal revelação, o sendo através de concurso ou de outras coisas que surgirem.”

Para finalizar esta grande conversa, Heleno nos fala sobre Paul Di’anno (ex-Iron Maiden) que quase participou do segundo trabalho, mas futuramente participará no Soulspell: “Paul quase entrou no segundo disco, só não rolou, pois não deu tempo de ele gravar as partes dele, mas quem sabe ai para o quarto disco ele não está dentro, uma hora ele vem, é uma grande vontade minha tê-lo em nosso time.”

Deixo meu agradecimento especial a todos do Soulspell, principalmente a Dan Rubin que me convidou para essa confraternização para poder fazer uma entrevista ou apenas um bate papo para ter boas informações para divulgar aos headbangers e também agradeço a Leandro Caçoilo e Heleno Vale pelo tempo cedido que com certeza foi muito proveitoso. Agora é esperar pelo que esse projeto irá nos trazer a a toda a cena nacional.

Texto e bate papo: Renato Sanson

Fotos: Divulgação

2 comentários:

harley disse...

noite do metal seria um sonho pow la ja tocou Sepultura ...hoje so lixo.

Anônimo disse...

O Soulspell está se preocupando muito com nomes conhecidos e esquecendo quem canta bem de verdade. A Amanda Somerville é mó arroz de festa, ninguém aguenta mais e Paul Di’anno não canta mais q o Luiz Syren e Alírio Neto, que não tão no Soulspell não sei pq.