quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Na Mira da Navalha: Eloy Casagrande – O Músico Certo Para a Banda Errada

Sepultura muda de formação após cinco anos e dois discos

Na última semana duas notícias pegaram os fãs do Sepultura de surpresa: depois de cinco anos o baterista Jean Dolabella estava deixando o Sepultura, deixando um legado de dois trabalhos, o experimental “A-Lex” (2009) e o poderoso “Kairos” (2011), sendo que quem já teve a chance de ver esse músico ao vivo sabe o quanto ele é monstruoso, e trouxe sangue novo para a banda no momento que ela mais precisava, não era raro o show ter que ser interrompido porque o cara tinha rasgado a pele da caixa, por exemplo.

Essa notícia primeiramente tinha saído em off, não tendo um anúncio oficial da banda, o que gerou muita expectativa de quem poderia ser o substituto, pensamos que seria Amilcar Crhistófaro (Torture Squad), mas nos enganamos feio.


Jean mostrava ao vivo sua técnica e descia o braço tanto nos clássicos da banda quanto nas composições atuais

Na realidade, assim que ouvimos a noticia logo pensamos que era algum problema de saúde, pois o baterista já esteve afastado de alguns shows e sendo brilhantemente substituído por Amilcar, mas o músico logo soltou uma declaração alegando que saiu da banda numa boa e na realidade não apresenta nenhum problema de saúde, mas que quer se dedicar a novos projetos musicais.

Troca de músicos não é novidade para o Sepultura desde a saída dos irmãos Cavalera, sendo que o grande mentor da banda se tornou Andreas Kisser (guitarra) que, ao contrário do que muita gente acha, não é da primeira formação da banda e sim da época do “Schizophrenia” de1985.

Pois bem, coube a ele indicar o nome do novo baterista para a maior banda do Brasil, ai que está a questão: muita gente esperava o próprio Almicar, ou então Rodrigo Oliveira do Korzus ou ate mesmo Ricardo Confessori, já que o Angra esta na geladeira e Ricardo já teve experiência com o Thrash Metal, no caso o Korzus em 1993. Mas a surpresa foi geral quando anunciado Eloy Casagrande.

O que deixou todos surpresos, pois sabemos da capacidade deste garoto de apenas 20 anos, mas seria ele o mais indicado a ser novo dono das baquetas do Sepultura?

Eloy é um prodígio mundial: 20 anos apenas e é o novo baterista do Sepultura!

Que fique bem claro que não é nada contra o cara em si, pois o background de Eloy é impressionante, sendo que não é qualquer um que vence o “MODERN DRUMMER´S UNDISCOVERED DRUMMER CONTEST 2005” (é o maior festival para bateristas do mundo realizado em New Jersey – USA). O Eloy foi o primeiro adolescente sul-americano a vencer este festival competindo com bateristas de todo o mundo. Além de ter passagens marcantes pelo IAHWEH, Aclla e André Matos, tendo sido aluno de Aquiles Priester (Hangar, ex-Angra).

Só que nesse quesito que fica a maior dúvida, pois Eloy atualmente estava na banda bisonha Glória (que nunca foi e nunca será Metal Core), sendo que ele não esta familiarizado com a sonoridade do Sepultura, é claro que como músico vai ao longo do tempo se incorporando a banda, mas a questão final é: será que o mesmo foi eleito apenas por sua qualidade como baterista ou o fato de sair de uma banda adorada pela mídia adolescente vai trazer mais atenções para o Sepultura?


Eloy, criando história no Metal em bandas como André Matos e Accla, torna-se baterista do Glóriam e, agora, Sepultura!


Pois mesmo que indiretamente, o Sepultura sempre acaba se envolvendo em polêmicas que acabam trazendo os holofotes à banda, recentemente o Sepultura esteve envolvido em mais uma polêmica com os irmãos Cavalera, sobre questões de reunião da banda, sonoridades e toda a novela que já conhecemos...

E Eloy acabou se envolvendo em uma grande polêmica quando decidiu ingressar na banda Glória, onde gerou muitas discussões entre os headbangers Brasil a fora.

E mais uma polêmica é criada “O baterista do Gloria Elóy Casagrande é o novo baterista do Sepultura”. Mais polêmico que isto no meio Metal, ainda mais envolvendo a maior banda do Brasil? Com certeza muitos holofotes estarão sobre o Sepultura novamente.

Agora é esperar e conferir este garoto ao vivo. Vamos ver se realmente Andreas o chamou pelo seu talento, ou pelos novos “fãs” que a banda vai conquistar.


Texto: Harley e Renato Sanson

Revisão/Edição: Eduardo Cadore

Fotos: Divulgação


Assista solo de Aloy Casagrande no Rock in Rio 2011 aqui.

Nenhum comentário: