sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Pagan Throne: Mantendo Acesa a Chama do Pagan Black Metal Brasileiro

Pagan Throne mostrando que aqui também tem Pagan Black Metal de alto nível



Final da década de 80 o Bathory lança “Blood Fire Death” e independente do seu estilo favorito, você deve conhecer essa obra prima do metal, pois estava nascendo ali a mistura perfeita entre o Pagan e Viking metal, entretanto com a morte de Quorthon em 2004 poucas bandas manteram a essência verdadeira do estilo. O Enslaved tentou, mas isso não é uma singularidade de sua carreira.

Grande surpresa minha foi encontrar toda a magnitude vindas desse tipo de som em uma banda brasileira do ensolarado Rio de Janeiro, mas com uma atmosfera gélida do norte europeu. É assim que se apresenta a banda Pagan Throne com o seu primeiro artefato oficial completo “The Way to the Northern Gates” (2010).


Banda passou por várias mudanças de formação


A horda vem na batalha desde 2006, que na época desse lançamento contava apenas com Garm nos vocais, Gorgoth nas guitarras e baixo e Daemortiss na bateria, sendo que esse ano a banda recrutou novos músicos para poder facilitar as apresentações ao vivo. Após a gravação, entraram para a banda Thiago Arghauls (guitarras) e Eddie Torres (baixo).

Citando esse primeiro trabalho, o que já nos enche os olhos é a parte gráfica, pois a mesma é condizente com a obra e principalmente a temática da banda, o mesmo pode ser dito da produção que tem um padrão muito superior a muita banda gringa que defende sua incompetência musical em uma produção horrenda dizendo que isso é o verdadeiro Black Metal. Pura balela.


Além de ótima produção sonora, a banda caprichou (e muito) na arte do disco

Não sou muito fã de intros, mas “For the Battle” realmente te chama para quebrar pescoço ao som de “Black Hordes” na sequência, que possui elementos cadenciados, o mesmo ocorrendo com “Course Of the Old Domain” que abusa mais dessa característica da banda que nos seus quase 7 minutos é uma viagem bastante profana.

Todas as faixas mantêm essa dualidade de agressividade e cadência como a música que fecha tudo “Northern Forest” (vinda da homônima demo de 2007), mas é em “Ritual” que a banda alcança sua supremacia, pois além de ser em língua pátria, a mesma traz elementos de Satyricon antigo, lembrado um pouco outra grande horda nacional, o Pátria.

Você pode ter certeza disso tudo que leu indo no blog dos caras e fazendo o download desse material. Só não deixe de conhecer essa que com certeza será uma grande revelação da cena nacional.


Texto: Harley

Revisão/edição: Eduardo Cadore

Fotos: Divulgação


Ficha Técnica

Banda: Pagan Throne

Álbum: The Way to the Northern Gates

Ano: 2010

País: Brasil

Tipo: Pagan Black Metal


Formação

Garm (Vocal)

Gorgoth (Guitarra e Baixo)

Daemortiis (Bateria)



Tracklist


1. For the Battle

2. Black Hordes

3. Course of the Old Domain

4. March of the Tyrants

5. Ritual

6. Countess of Night 06:56

7. Northern Forests (Single Version)


Acesse e conheça mais sobre a banda

Myspace

Facebook

Blog com download de álbuns da banda

Um comentário:

Nathalia Wigg disse...

Adorei a matéria! Parabéns ao site e à banda Pagan Throne. O CD “THE WAY TO THE NORTHERN GATES” é uma obra-prima.