segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Made in Brazil: The Tray of Gift - A Essência de Danann Está Mantida




Sem dúvidas um dos fatos mais marcantes de 2011 foi a incerteza acerca do maior representante do Folk Metal brasileiro, Tuatha de Danann que ao longo de seus 16 anos de carreira (a banda se formou em 1995)  tinha conseguido grandes conquistas como a gravação de um DVD  “Acoustic live”  (2009) e tocar no Wacken na Alemanha em 2005.

Ao que tudo indica os problemas estão longe de serem resolvidos, exatamente por isso Rodrigo Berne, fundador e guitarrista do grupo mineiro, decidiu formar um projeto solo com o simbólico nome de  The Tray of Gift que, numa tradução literal, indica A Bandeja da Dádiva.

Rodrigo Berne segue seu projeto solo enquanto o futuro do Tuatha de Danann é incerto


Rodrigo foi bem claro em se manifestar em carta aberta para o público que esse projeto parte exatamente de onde o Tuatha parou, ou seja, aquele Folk Metal cheio de referências à música celta e em muitos outros casos visitando estilos como o Heavy e o Death. 

As músicas não são novas gravações. Na real, estariam presentes em futuros lançamentos da sua banda anterior, o que sem dúvida já deixa os fãs sabendo que o padrão de qualidade foi mantido.

O guitarrista ao vivo com o Tuatha de Danann
Outra surpresa vem na escalação dos músicos que estão envolvidos, pois a bateria é assumida por Wilson Melkor e os teclados, além da voz, violão e banjo, são assumidos por Felipe Batiston, dois membros dos primórdios do Tuatha, o que deve dar um ar de saudosismo tanto para os músicos envolvidos como para os fãs das antigas. Completam o time Giovani Gomes (baixo e voz), Raphael Wagner (guitarra e banjo), Marcos Teixeira (flauta) e Adriano Sarto (vocal) e, logicamente, Rodrigo Berne (voz, guitarra, banjo, violão e craviola). 

No primeiro lançamento ainda existem varias participações confirmadas, entre elas dois vocalistas monstruosos Gus Monsanto (atual Gunpoint, ex-Adagio, Revolution Renaissance) e Mario Pastore (Atual Pastore, ex-Soulspell, Delpth entre outros), como o Berne não deve ser um cara tão maldoso, ele deixou na recém criada página do grupo na internet duas músicas que dão a noção do que esta por vir.

“Blue Corrent” tem uma grande variação de vocais e “It's Almost Improper to Ask” traz uma parte instrumental mais cadenciada e aquele trabalho de flautas que só o Tuatha sabia fazer tão bem. Se o álbum que esta na fase de produção vier todo nessa linha teremos um grande trabalho sem dúvida alguma.

Todos nós do Road to Metal desejamos sorte para Rodrigo Berne, seja no Tuatha ou nesse seu novo trabalho, pois o mais importante, a essência da Deusa, está intacta.

Texto: Luiz Harley
Revisão/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Acesse e conheça mais sobre a banda, inclusive podendo fazer download das músicas no site oficial

Nenhum comentário: