terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Mantendo o Legado de Dio Vivo



Há figuras importantíssimas dentro do Heavy Metal que, quando partem dessa para uma melhor, deixam um vazio jamais preenchido, sendo o exemplo eterno para todas as gerações que se seguirem. Para essas pessoas, nada poderá substituí-las, mas pelo menos há formas de manter seu nome vivo.

Ronnie James Dio (Elf, Rainbow, Black Sabbath, Dio, Heaven and Hell) foi, provavelmente a perda mais significativa na história do Metal, devido às décadas de dedicação para dar aos fãs do mundo todo o melhor que o Heavy Metal pode oferecer.
            
Passado um ano de sua morte (vítima de câncer, faleceu em 2010), os músicos remanescentes da sua banda solo decidiram que não era hora de parar definitivamente e que, para além de homenagens póstumas ao baixinho, essa figura e seus fãs mereceriam uma turnê completa de “despedida”, contando com vários dos maiores nomes do Heavy Metal executando clássicos das bandas principais por onde Dio passou.
            

É dessa forma que Craig Goldy (guitarra), Simon Wright (bateria, que também tocou no AC/DC, UFO, entre outras), Scott Warren (teclados) e Rudy Sarzo (baixo), “abençoados” pela viúva Wendy Dio (que mostrou-se desgostosa com vários artistas que, segundo ela, se promoveram com a morte do esposo, como Manowar e Jorn Lande), chamaram como vocalistas fixos desse projeto Toby Jepson (vocalista das bandas Gun, Little Angels) e Tim Owens (Judas Priest, Iced Earth, Malmsteen, Charred Walls of the Damned) que, na responsabilidade imensa, levam as letras de Dio em inúmeros shows pela Europa e Estados Unidos.

Nos shows, a banda executa os maiores clássicos de Dio, como “Holy Diver”, “Cacth the Rainbow”, “Heaven and Hell”, “Rainbow in the Dark”, etc., com Toby e Owens revezando-se nos vocais, ora um cantando, ora outro, ou ainda em duetos, como na bela “Stargazers”, apresentada fenomenalmente no Graspop Metal Meeting 2011, na Bélgica.

Grandes nomes já passaram pelo palco tocando junto com os ex-integrantes da banda de Dio, entre eles a Rainha do metal Doro Pesch (Warlock, Doro), grande amiga de Dio, que chegou a  substituir Tim Owens em algumas datas na Espanha e Itália, Chris Caffery, guitarrista do Savatage, James Lomenzo, no baixo (ex-Megadeth, Black Label Society), entre outros, que abrilhantaram essa homenagem.
Toby Jepson (esq.) e Craig Goldy (guitarra) mantendo o legado da banda Dio vivo
            
Como o próprio Simon Wright falou em entrevistas, Dio Disciples não é uma banda cover, nem um tributo apenas a Dio, pois ali estão 4 dos cinco integrantes da banda Dio e, dessa forma, eles querem continuar o legado da banda e, claro, dos trabalhos mais significativos de Dio.
            
Vale ressaltar que a banda se envolve em várias atividades para arrecadação de verbas ao fundo de apoio às vítimas de câncer que foi criado por Wendy Dio em homenagem ao vocalista, que não conseguiu resistir às investidas da doença. Isso prova que, para além de levantar os punhos em riste com os famosos horns ups (trazido ao Metal por Dio e o símbolo mais conhecido do estilo), também há espaço para ajudar as pessoas que necessitam.
            
Para finalizar, fica aqui a notícia comemorada por muitos fãs de Dio e dos músicos que fazem parte do Disciples: a banda se apresentará no Metal Open Air, aqui no Brasil, na cidade de São Luís do Maranhão, em abril deste ano (data do show a confirmar) e, quem sabe, role outras apresentações pelo Brasil, para alegria dos órfãos dessa divina voz e pessoa que fora Ronnie James Dio, agora muito bem representado pelos seus colegas de banda e dois grandes vocalistas.

Stay on the Road

Texto: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Acesse abaixo e conheça mais sobre o Dio Disciples



Assista a apresentação completa do grupo no Graspop Metal Meeting 2011



Veja Doro Pesch cantando “Rainbow in the Dark”


Nenhum comentário: