sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O Embrião de um Monstro: Fortress

Jovem banda tem tudo para estourar em 2012

Dentro da cena musical, sobretudo da música pesada, um ano é praticamente nada. Ninguém melhor do que a Fortress, que completa um ano agora, para mostrar que, com trabalho duro e competência, pode fazer muito em tão pouco tempo.

Falo muito porque uma a cada 100 bandas conseguem compor, gravar e lançar algum material inédito e próprio em poucos meses de existência e, ainda mais raro, com a qualidade perfeita como é o EP “Shatter This Prison”, primeiro registro da jovem Fortress.

EP de estreia da banda sulista tem tirado o sono de quem o ouviu

Formada em 2011, conta com cinco competentes músicos da cena metálica do sul do Brasil (a banda surgiu em Florianópolis/SC), contando com alguns membros que saíram do Rio Grande do Sul.

Marcelo Rosa (G)
Rafa Dachary (Bateria)
Para quem possa estar mais ligado, trata-se da nova banda do baterista Rafael Dachary, que ficou conhecido por ter ganho o concurso do Hangar Day (e tocando com o Hangar ao vivo) e por fazer parte da Drunk Vision, banda que encerrou as atividades. 

O que temos na banda formada por Marcelo Rosa (guitarra), Alvim Ferreira (guitarra), Marcello Zibetti (vocal), Pierre Buchmann (baixo) e Rafael Dachary (bateria) é algo que muitas bandas tem apostado ultimamente no Brasil, tendo uma “safra” que eu já considero a melhor do mundo: o Prog Metal com levadas pesadas, alguns vocais mais agressivos e riffs e passagens beirando o Thrash Metal.

Mas o que tinha para ser apenas mais uma banda, se destaca pela ousadia e pela empolgação que as duas faixas do EP, a faixa-título e “A New Consciousness”, acabam por apresentar esse grupo que, ainda semi-embrionário, tem tudo para se transformar em um monstro.

Alvim Ferreira (G)
Pierre Buchmann (B)
Estando disponível para download, você poderá conferir o grande e marcante vocal de Marcello, aliado aos riffs pesados e certeiros da dupla de guitarristas, que não medem esforços para nos brindar com uma enxurrada de notas. Não vai ficar parado diante da cozinha formada por Dachary e Buchmann (este, aliás, tocava na extinta banda Orion, de Ijuí/RS, que tive oportunidade de ver ao vivo certa vez), que destroem tudo, sobretudo em “A New Consciousness”.

Falei até agora apenas dos músicos, mas o trabalho também é de mérito do produtor Adair Daufembach, conhecido pelo ótimo trabalho com as bandas Hangar, Project69, Holiness, Traycey e outros (grandes e novos nomes da cena pesada brasileira) e, como não poderia faltar quando o assunto é qualidade, a arte desenvolvida por ninguém menos que Gustavo Sazes que deveria dispensar apresentações, já que é um dos artistas da Century Media e responsável pelas melhores e principais capas de Heavy Metal dos últimos anos (já falamos dele várias vezes aqui no blog).
Marcello Zibetta (V)

Não vou ficar descrevendo as canções, pois se você teve paciência de ler esta postagem, com certeza já está curtindo o som da banda ou irá direto conferir de perto o EP, na certeza de que esse pequeno monstro poderá se tornar uma referência e se destacar já agora em 2012. Não vai ficar de lado, certo?

Stay on the Road

Texto: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Fortress
Álbum: Shatter This Prison (EP)
Ano: 2012
País: Brasil
Tipo: Prog Metal/Heavy Metal/Thrash Metal

No estúdio
Formação
Marcello Zibetti (Vocal)
Marcelo Rosa (Guitarra)
Alvim Ferreira (Guitarra)
Pierre Buchmann (Baixo)
Rafael Dachary (Bateria)

Tracklist
01. Shatter This Prison
02. A New Consciousness

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre essa promissora banda
Hotsite (para download do EP gratuito)

Nenhum comentário: