domingo, 29 de janeiro de 2012

Representantes Máximos da New Wave of Folk Metal: Eluveitie

Banda chega aos seu 6º disco como a principal da nova onda do Folk Metal


Dentro da proposta do Folk Metal (ou alguma das denominações equivalentes), a banda suíça Eluveitie tem se tornado, disco a disco, o principal nome da cena. Não a toa tem uma legião de fãs que abarrotam as redes sociais com informações e declarações de amor à banda.

O que pode parecer um exagero de fãs incondicionais, se torna algo bastante aceitável quando você começa a conhecer a banda e, ouvindo disco a disco, faixa a faixa, descobre que sim, Eluiveitie sabe, como poucas, fazer um som empolgante, folclórico (cantando muitas vezes na sua língua natal) e pesado, sabendo dosar a melodia mesclando os já saturados vocais femininos com guturais masculinos, mas que na banda ainda tem funcionado muito bem, fazendo parte de uma nova onda do Folk Metal.

Novo trabalho "Helvetios" já nasce um sucesso sem precedentes na carreira da banda
            
Com dez anos de existência, a banda está prestes a lançar oficialmente o disco “Helvetios” (2012), sexto da carreira do opteto que, além dos instrumentos tradicionais do Heavy Metal, faz uso de Gaita de Fole, Flautas, Gaitas e vários outros instrumentos folclóricos.
            
A banda mantém sua proposta mais recente de criação de composições que mesclam os vocais guturais de Chrigel Glanzmann com a melodia feminina de Anna Murphy (que tem apenas 22 anos!) e Meri Tadic, que além de dividirem os vocais, executam alguns dos instrumentos folclóricos da banda.
            
Chrigel Glanzmann (destaque) lidera a banda com seu carisma

Músicas como “Santonian Shores”, “Meet the Enemy” (single do álbum), “Havoc” e “Luxtos” trazem muito bem isso: clima “dançante” (característica desde os tempos do Folk Rock), refrãos grudentos e muita melodia vinda dos instrumentos folclóricos como as gaitas de fole.
            
O restante da banda, formado por Merlin Sutter (bateria), Ivo Henze (guitarra), Simeon Koch (guitarra), Kay Brem (baixo) e Patrick Kistler (gaita de fole e outros) faz a coisa toda acontecer. Riffs retos e secos das guitarras de Koch e Henze, o peso do baixo de Brem e a bateria inspirada de Sutter, fazem de “Helvetios” um dos grandes, senão o maior, trabalho da banda.

A jovem Anna Murphy se destaca mais uma vez, especialmente em "A Rose For Epona", vídeo do novo disco.            
Da parte mais acessível, a banda escolheu “A Rose For Epona” para ser o single/vídeo, já rolando à exaustão mundo afora. É um dos destaques, embora seja a música mais diferente, com certo apelo comercial, é uma composição muito bonita, com total destaque (assim como em “Alesia”) para a menina Anna (que tira suspiros até dos marmanjos que não gostam da banda), mostrando que tem tudo para se tornar uma das grandes musas do Metal nesta década.
            
Talvez para os fãs da fase mais antiga da banda, “Helvetios” soe como uma tentativa de obter sucesso comercial. Impertinente seria que se falasse mais sobre isso aqui, mas a verdade é que Eluveitie está evoluindo seu som e, gosto é algo individual, na minha opinião a banda nos últimos cinco anos tem criado uma identidade que, se maneirou no peso, melhorou na qualidade das composições, fruto natural da maturidade dessa banda que se mantêm no topo.

Stay on the Road

Texto: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação e Bruno Bergamini (A Ilha do Metal) (ao vivo em SP)

Ficha Técnica
Banda: Eluveitie
Álbum: Helvetios
Ano: 2012
País: Suíça
Tipo: Folk Metal/New Wave of Folk Metal
Gravadora: Nuclear Blast

A banda na última passagem por São Paulo, em fevereiro de 2012. Foto: A Ilha do Metal

Formação
Chrigel Glanzmann (Vocal, Bandolin, Flautas, Gaitas, Bodhrán e outros)
Anna Murphy (Vocal, Flauta, Viola)
Meri Tadic (Vocal e Violino)
Merlin Sutter (Bateria)
Ivo Henze (Guitarra)
Simeon Koch (Guitarra)
Kay Brem (Baixo)
Patrick Kistler (Gaita de Fole e outros)


Tracklist
01 – Prologue
02 – Helvetios
03 – Luxtos
04 – Home
05 - Santonian Shores
06 - Scorched Earth
07 - Meet the Enemy
08 – Neverland
09 - A Rose For Epona
10 – Havoc
11 - The Uprising
12 – Hope
13 - The Siege
14 – Alesia
15 – Tullianum
16 – Uxellodunon
17 – Epilogue

Acesse e conheça mais sobre a banda

Compre o single "Meet the Enemy" via iTunes

Assista o vídeo “A Rose For Epona”

Um comentário:

kristoffer disse...

fuckin' great!!!!!!!