sábado, 28 de janeiro de 2012

Royal Hunt: Rumo ao Primeiro Escalão do Prog Metal Mundial

Lendária banda progressiva lançou novo disco no final de 2011


Todos os fãs de Metal Progressivo têm, sem dúvida, um carinho especial pelo vocalista D.C Cooper, mesmo o cara tendo uma carreira solo consolidada e ter emprestado seus dotes vocais ao Silent Force, todos na real esperavam seu majestoso retorno a sua banda principal, o Royal Hunt, que ao lado do tecladista e líder André Andersen foi responsáveis por discos seminais na história do Heavy Metal como “Paradox” (1997), o último a contar com Cooper nos vocais, sendo que ele foi substituído em outros trabalhos por  Jonh West (fase de 1999 a 2007) e Mark Boals (fase de 2007 a 2011).

A volta de D.C, Cooper (centro) ao posto que nunca devia ter deixado: frontman do Royal Hunt

Mais de 13 anos se passaram e os dois músicos aparentemente fizeram as pazes e para comemorar primeiramente foi feita uma mini turnê pela Europa que culminou em um novo trabalho de estúdio, "Show Me How to Live",  o décimo primeiro trabalho da banda.

D.C. Cooper
Surpreendentemente ao ouvir esse CD parece que os caras não se separaram, pois toda aquela vibe de trabalhos como “Moving Target” (1995) foi resgatada, a mistura única de Power Metal com elementos Sinfônicos e Hard Rock, ou seja, os músicos são virtuosos, mas não abusam disso. Então não espere faixas com mais 20 minutos de quebradeiras instrumentais pois as musicas estão até menores e por isso mesmo a audição do CD passa rápida e prazerosa.

Andreas Passmark
Por ser um trabalho tão homogêneo é difícil apontar todos os destaques e a cada audição o ouvinte vai descobrindo novos elementos, como por exemplo em “Hard Rain's Coming” com  suas linhas de baixo totalmente intricadas e de quebra ainda aqueles refrões tão bem trabalhados, ou “Another Man Down”, que tem momentos bem progressivos, lembrando um pouco os primeiros trabalhos do Dream Theater.

Andre Andersen
“An Empty Sheel”  mostra o porque D.C é o a cara da banda, pois seus vocais vem naquela linha teatral lembrando bastante Roy Khan (ex-Kamelot), aliado a isso momentos mais agressivos e um grande trabalho nas guitarras, cortesia de Jonas Larsen.

Para finalizar, a música que dá nome ao CD. Ela vem em um tom épico, por isso mesmo a única que ultrapassa os 10 minutos onde orquestrações se unem a sessão rítmica da banda mostrando um extremo bom gosto, trabalho de Andreas Passmark e Allan Sorensen, respectivamente baixista e baterista do grupo.

Injustamente o Royal Hunt não é apontado como um dos grandes do Prog Metal, mas agora com o lançamento desse trabalho e se a formação se manter estável é bem provável que essa situação se reverta logo, logo.

Texto: Luiz Harley
Revisão/Edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgaçãoi

Ficha Técnica
Banda:  Royal Hunt
Álbum: Show Me How to Live
Ano: 2011
País: Dinamarca
Tipo: Progressive Metal
Gravadora/selo: Frontiers Records

Formação
André Andersen (Teclados)
D.C Cooper (Vocais)
Allan Sorensen (Bateria)
Jonas Larsen (Guitarra)
Andreas Passmark (Baixo)



Tracklist
01. One More Day
02. Another Man Down
03. An Empty Shell
04. Hard Rains Coming
05. Half Past Loneliness
06. Show Me How to Live
07. Angel’s Gone

Acesse os links e saiba mais sobre a banda

Assista ao vídeo promocional "Another Man Down"


Nenhum comentário: