sábado, 21 de janeiro de 2012

Trayce: Mudança de Nome, Salto de Qualidade



Antes que alguém me critique dizendo que a banda Trayce, antiga Ace 4 Trays, continua com a mesma proposta Metalcore, o título acima quer dizer que houve, além da mudança do nome, um verdadeiro salto em qualidade do debut até o segundo trabalho.

Lembro quando “Roll The Dice” (2009) foi lançado. Com a boa divulgação busquei ouvir e, não me agradando, não voltei a dar atenção ao grupo paulista. Porém, resolvi dar outra chance (ou quem sabe ME dar outra chance) de ouvir a banda, nesta feita no seu mais recente disco, “Bittersweet” (2011).

Numa audição superficial a banda continua a mesma, mas numa experiência pessoal mais “profunda”, “Bittersweet” tem tudo para ser um marco nessa cena abarrotada de bandas que pensam que soarem pesadas e melódicas (nos refrãos) basta para uma banda de Metalcore e qualidade não conta muito.

A antiga banda Ace 4 Trays, agora Trayce e com matador disco de Metalcore nacional


Acontece que a banda formada pelos guitarristas Alex Gizzi e Fabrício Modesto (também vocal), o vocalista Diego Prado, o baixista Rafa Ciano e o batera Marcelo Campos consegue, com total margem de segurança, superar seu álbum de estreia em todos os sentidos, desde a produção (agora com ninguém menos que Adair Daufembach, conhecido pelos trabalhos com bandas como Hangar), passando pela arte do disco e, o mais importante, a sonoridade.

Obviamente que os “trues” passarão longe da banda, bem como aqueles que só de ouvirem a palavra “Metalcore” sentem asco. Mas para quem é pura e simplesmente um admirador do Metal nas suas infinitas formas, Trayce tem tudo para agradar de cara.

“Bittrsweet” traz 10 canções que mesclam velocidade, riffs empolgantes e diretos, vocais agressivos bem encaixados, uma cozinha pesada e que exalta a gravidade do som do quinteto. Dificilmente você não se empolgará com pedradas (especialmente nas partes mais violentas) como em “Look at Yourself”, que abre os trabalhos, “Land of Hatred” e “Let it Burn”, além da bonita “Falling” que tem um apelo bastante comercial, mas dá aquela quebra legal na sonoridade do restante do álbum, fechando o disco.

Mas é, certamente, “Price to Pay”, música de trabalho do álbum (vídeo foi censurado no Youtube!), o carro chefe do disco e que faz valer a atenção ao Trayce. A música é de uma qualidade impressionante e, a exemplo de toda canção bem composta, sabe viciar o ouvinte, especialmente após assistir o vídeo que, de longe, é um dos mais “doidos” que você provavelmente já viu feito no Brasil (quem sabe até fora daqui). É a melhor do trabalho.

Metalcore não é de longe a minha praia. Mas não custa dar o braço a torcer quando um disco consegue me fazer desgrudar o traseiro da frente do pc para banguear casa afora. Vamos ter que ficar de olho nesses paulistas aí, futuro esses caras tem, se nos próximos discos ousarem ainda mais e capricharem mais um pouco no peso, única dica que poderia ter melhorado ainda mais “Bittersweet”, poderão se tornarem soberanos quando o Metalcore fizer sua seleção natural e muitas bandas serão esquecidas.

Stay on the Road

Texto: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Trayce (antiga Ace 4 Trays)
Álbum: Bittersweet
Ano: 2011
País: Brasil
Tipo: Metalcore
Selo: Ms Metal Records

Formação
Diego Prado (Vocal)
Alex Gizzi (Guitarra)
Fabrício Modesto (Guitarra e Vocal)
Rafa Ciano (Baixo)
Marcelo Campos (Bateria)


Tracklist
01. Look at Yourself
02. Made of Stone
03. Land of Hatred
04. Watching Over
05. Let it Burn
06. See You Tonight
07. Price to Pay
08. F#ck My Hate
09. B.O.Y.H.
10. Falling

Assista ao interessante vídeo de "Price to Pay"



Acesse e conheça mais sobre a banda

Ouça o álbum no site oficial e, se gostar, compre via Die Hard clicando aqui.

Nenhum comentário: