terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

UFO: 40 anos de estrada, trabalho novo e ainda muito fôlego!


Somente música de qualidade possui longevidade, e os fãs de Classic Rock e Metal sabem muito bem disso, nossos ouvidos não suportam modismos que surgem do nada , e somem tão rapidamente quanto aparecem infestando Rádios e TVs. Sorte nossa que tivemos o bom gosto de nos prender a um estilo musical que deu e dá tantos bons frutos. E grupos como o UFO, parecem eternos como uma boa música.

O UFO, apesar de vários contratempos, causando danos na trajetória da banda. O principal pivô de várias crises foi o guitarrista Michael Schenker, membro da formação considerada clássica, que saiu e voltou algumas vezes, e, apesar de sua importância para o grupo, era complicado continuar com um cara que de repente abandonava uma tour no meio, se manteve lançando bons álbuns e fazendo tours.


Em 2004, após mais um último racha com Schenker, a banda recrutou ninguém menos que Vinnie Moore, que embora alguns acreditassem não ser o nome certo para a Banda, não pelo talento, mas porque Vinnie fazia parte daquela nova geração de guitarristas, que, para muitos, abusavam da velocidade e técnicas, mas faltava aquela pegada clássica. Mas Vinnie fazia parte da boa safra, e soube mesclar muito bem um estilo mais  virtuoso com o estilo do UFO.

Hoje, com uma formação que conta agora com três membros originais(o lendário baixista Pete Way está afastado há um tempo já, por motivos de saúde), mais Vinnie, bem entrosada e vivendo dias mais tranquilos, o grupo Inglês nos apresenta "Seven Deadly", vigésimo trabalho de estúdio da banda,  e quarto lançamento dessa "era", além do DVD "Showtime".
Em estúdio
E o que temos em "Seven Deadly", além da capa meio que psicodélica, lembrando os álbuns do Grateful Dead, é Classic Rock e Hard Rock de qualidade, mantendo o padrão dos últimos lançamentos, destacando a classe, feeling e técnica de Vinnie Moore(que esteve ano passado no Brasil, quando foi acompanhado pelo baterista Aquiles Priester), e a voz de Phil Mogg, que apesar dos cabelos não serem os mesmos há muito tempo, continua despejando feeling nas interpretações, e, se não conta com a potência de outrora, hoje, com muita experiência, encontrou uma região vocal onde continua rendendo muito bem.

Entre Hard Rocks classudos, letras inteligentes, a pegada setentista e alguns momentos bluesy, Phill, Vinnie, Parker e Raymond, desfilam bom gosto em faixas, que, se não são geniais, são acima da média, e mostram que quem entende do assunto, não esquece e não tem preguiça de criar composições novas e de qualidade. Um exemplo para muita gente mais nova!


"Fight Night", que abre o CD, é um Hard bem setentista, bem cara do UFO; a seguinte, "Wonderland", mostra essa pegada que me referi, num Hard vigoroso, bons riffs e slides bem colocados; "Mojo Town" vem cheia de groove, com andamento mais lento; "Angel Station" é uma balad de bom gosto, com belo trabalho de guitarra, melodias cheias de feeling, e backing vocals femininos, naquela linha gospel, no refrão. Muito bonita.

Outro belo destaque é "Burn Your House Down", semi-balada com pegada blues, inclusive o solo inspirado de Vinnie, sendo que essa música me lembrou Gary Moore. Destaque também para os backing vocals no refrão, que dão um tempero bem especial. "Waving Goodbye", também segue numa linha parecida, com backing vocals no refrão, pegada bluesy, e é mais uma que se destaca neste belo trabalho.

Resumindo, o UFO está aí, provando que a qualidade não tem idade e deixa uma herança eterna, e um largo sorriso no rosto dos amantes da boa música!



Texto: Caco Garcia
Edição/revisão: Caco Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: UFO
Álbum: Seven Deadly
Ano: 2012
País: Inglaterra
Tipo: Classic Rock/Hard Rock
Selo: SPV
Produção:Tommy Newton(Area 51 Studio - Alemanha)


Formação:

Phil Mogg: Vocals
Vinnie Moore: Guitars
Andy Parker: Drums
Paul Raymond: Keyboard & Rythm Guitar



Track List

01. Fight Night
02. Wonderland
03. Mojo Town
04. Angel Station
05. Year Of The Gun
06. The Last Stone Rider
07. Steal Yourself
08. Burn Your House Down
09. The Fear
10. Waving Good Bye
11. Other Men's Wives
12. Bag O' Blues

Acesse e conheça mais sobre a banda



Nenhum comentário: