terça-feira, 11 de setembro de 2012

Entrevista: Revogar - Poder do Metal Extremo Gaúcho



É possível renovar um estilo sem abrir mão de sua raízes? Apenas uma banda formada por ótimos músicos que tenham conhecimento da causa para poder fazer essa façanha, e para melhorar, que tal  mesclar Death e o Black Metal e ainda no seu primeiro álbum executar todas as composições em português? Letras com grande ódio ao falso moralismo... É, amigo, o Metal extremo tem uma revelação e tanto, estamos falando dos gaúchos da Revogar que tem presença garantida no Zoombie Ritual e no Under Metal Fest - RS (que conta com o apoio Road to Metal), por isso mesmo não deixamos de conversar com esta força emergente do Metal nacional.

Com vocês Revogar:


Road to Metal: Vocês estão em uma crescente de shows, que podemos dizer fantástica, além de diversos shows pela região metropolitana, vocês foram confirmados no Zoombie Ritual que acontece em dezembro e no UMF - RS que ocorre em novembro. Como surgiu esta oportunidade de tocarem nesses dois grandes festivais?

Wagner Santos: Nós fechamos o Zoombie Ritual quando tocamos no 2° Massacre Infernal em Guaramirim/SC quando tivemos a oportunidade de conversar com o Juliano Ramalho que estava presente no evento, sabendo também que o Flávio Soares (Leviaethan) também já estava negociando a presença da sua banda, a parte logística se tornou mais em conta, pois somos da mesma região do RS o que torna mais fácil o deslocamento de 2 bandas em um único veiculo.

RtM: Será a primeira vez que o RS recebe um festival desse porte, com atrações internacionais e nacionais, tendo mais de 20 bandas. O que vocês acham que o UMF - RS trará de beneficio para nossa cena? E em relação ao público, o que eles podem esperar da Revogar ao vivo?

WS: O UMF – RS vai ter uma proporção tão grande dentro do RS que eu aposto que em 2013 outros promotores terão interesse de seguir o mesmo caminho, o público, as bandas e quem estiver na organização certamente serão beneficiados sem sombra de duvidas, e a Revogar vai abrir o evento, seremos a primeira banda do primeiro dia certamente teremos a chance de ampliar o nosso trabalho em um evento desta proporção, todos estão esperando o momento de iniciar os trabalhos do palco e teremos a oportunidade de divulgar o nosso novo material, que esta muito mais agressivo e direto \m/. 
  
RtM: Vocês estão em plena divulgação de seu 1° álbum "Vale Dos Suicidas", onde o setlist dos shows é baseado no lançamento. Para esses festivais teremos algumas surpresas ou o set continuará em cima do primeiro álbum?

WS: A Revogar esta preparando o novo álbum para ser lançado em 2013 e o público poderá opinar pela música que fara parte do novo lançamento, será a divulgação do álbum "Vale Dos Suicídas" de 2010, do EP "Behind The Throne Of God" de 2012 e das musicas do álbum de 2013, certamente será um grande show.

Capa do 1° álbum da banda lançado em 2010

RtM: Tocar Death/Black Metal em português realmente não é algo comum. Como surgiu essa proposta e a banda pretende seguir sempre esse caminho?

WS: O álbum "Vale Dos Suicidas" iniciou com a gravação da música "Berço da Revolução", que fala sobre a guerra dos Farrapos e era só um teste para saber se não ficaria soando de forma hostil à parte instrumental e acabei gostando da proposta, fechei um álbum com 8 músicas em português, sendo todas elas gravadas apenas por mim e estão no EP lançado este ano, havendo uma banda para tocar nos shows e gravar, isto mudou, agora todos os passos são dados em conjunto e antes eu fazia tudo sozinho. 
Infelizmente passamos a parte lírica para o inglês, pois não conseguimos um selo que aceitasse duplicar o material em português, já em inglês conseguimos a Belialis Mvsika para agenciar parte de nossos shows em 2013 e graças ao Volk Mizantrop conseguimos marcar presença no UMF – RS.

RtM: Gostaríamos que vocês nos contassem um pouco da trajetória da banda até seu momento atual.

WS: Tocamos com o Besatt da Polônia em 2011 o que foi um baita aprendizado, pois podemos entender como funciona a parte logística das bandas da europa, o que nos facilitou em muito para poder termos esta crescente expressiva de shows este ano, tocamos com o In Torment em Içara/SC antes deles irem para europa e foi muito foda poder fazer parte deste show, e tocamos com o Krisiun e a Xaparraw em Charqueadas, o que possibilitou podermos ter uma maior experiência de palco e conversar com os integrantes do Krisiun não tem preço, os caras são top no exterior e isso certamente ficará registrado em nossas memórias.  

RtM: Ouvindo aqui o “Vale Dos Suicidas” deu para perceber que a banda possui uma idologia muito forte. Qual a mensagem por trás desse primeiro trabalho? E o fato de ser em português não preocupa vocês pelo risco de poder gerar algumas intrepretações dubias acerca do tema explorado?

WS: Tentei ser o mais direto possível quanto as letras, pois são direcionadas a prática da anti-religião e é isso que as letras falam, procuro não demonstrar o ponto de vista ou um critério em primeira pessoa até mesmo por que grande parte dos headbangers que escutou ou viu as letras não teve problemas em interpretar o verdadeiro sentido da banda, até mesmo por que procuro sempre dar às letras um certo sarcasmo, pois a meu entendimento tudo aquilo que se adquire ou se alcança na vida é por nosso próprio esforço, e não por graça de alguma entidade na qual os mais fracos acreditam.

Wagner Santos (guitarra/vocal), a mente por trás da Revogar

RtM: Ainda citando o "Vale Dos Suicidas", uma audição mais atenta percebe-se algumas passagens mais melancolicas... Existe traços de Doom Metal na sonoridade da banda?

WS: Sim... Com certeza existem traços muito fortes de Doom Metal, pois eu gosto muito deste tipo de atmosfera musical, onde as músicas se tornam mais intensas conforme a letra vai evoluindo na música.

RtM: Para finalizar, gostaríamos que nos contassem de seus planos futuros e fiquem a vontade para deixar uma mensagem final aos leitores do Road to Metal.

WS: Infelizmente tivemos que cancelar os shows do Uruguai, pois a agência aérea que faria o transporte fechou as portas aqui em Porto Alegre e não conseguimos negociar com outras agências em tempo hábil para chegarmos a tempo de cumprir esta agenda, mas melhores dias virão e com certeza vamos fazer estes shows em 2013. Gostaria de agradecer ao Maicon Leite "WarGods Press”, Flávio Soares da Leviaethan e apresentador do Mundo Metal da rádio Ipanema, Monica Porto e Ed Rodrigues Metal Militia Web Radio, Mario Filipe Pires da Revista Perigo de Morte de Portugal, João Henrique da Rádio Fátima, Volk Mizantrop da Belialis Mvsika,  pelo suporte que estão nos dando este ano com a divulgação do nosso material e a todos que estão nos acompanhando nos shows, nas excursões, nos ensaios e gravações, um forte abraço a todos do Road to Metal por apoiar integralmente a cena nacional do meio underground, e a todos que vão participar do UMF e do Zoombie Ritual, se preparem pois vamos subir no palco com a intenção de fazer história nestes eventos.

Forte abraço a todos.


Entrevista por: Renato Sanson/Luiz Harley
Revisão & Edição: Renato Sanson/Eduardo Cadore
Introdução: Luiz Harley
Fotos: Revogar


Acesse e conheça mais a banda



Para saber todas as informações do UMF - RS clique aqui.

Nenhum comentário: