quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Jorn: Novas Perspectivas em Projeto Sinfônico


O vocalista norueguês tido hoje como um dos melhores do gênero, provavelmente também é um dos que mais trabalha! Além de seus trabalhos próprios, sempre está envolvido em outros projetos, seja como artista principal, membro de outras bandas (Masterplan) ou como convidado, nos últimos 3 anos, por exemplo, esteve presente aí em mais de uma dúzia de trabalhos, entre esses seu álbum de covers "Dio", seu mais recente álbum de estúdio "Bring Heavy Rock to the Land", além de lançamentos com o Masterplan, Avantasia, Pushkings, Amanda Somerville e Allen/Lande!


"Symphonic" é uma ideia que o vocalista vinha cultivando e agora ganha vida. As músicas foram cuidadosamente selecionadas pelo próprio, que imaginava como essas canções soariam com arranjos orquestrais. Uma das coisas que tinha em mente, era que o álbum não fosse um simples "Best Of", trazendo canções diferentes das usuais dos shows e das mais lembradas, como faixas títulos e dos clipes oficiais. O álbum é composto por 14 músicas, sendo que a única inédita é a versão de "Rock and Roll Children" do Dio.

Os arranjos clássicos foram adicionados a já existentes versões de estúdio, e algumas foram remixadas para melhor se encaixarem com os novos arranjos. Este, para mim, é um ponto que poderia ter sido melhor estudado, pois a simples reutilização das versões já existentes, deixou aquela impressão que os arranjos clássicos soam deslocados muitas vezes, mas mesmo assim, ainda é um álbum interessante por essa questão de ter músicas que usualmente não são tocadas nos shows de Jorn (lembrando que o "S&M" do Metallica, mesmo com as músicas sendo executadas ao vivo com a orquestra e músicas re-arranjadas, as partes clássicas soam deslocadas, e é um álbum que nunca me agradou, e pouco consegui ouvir, e pior, ainda colocavam como algo "pioneiro", sendo que muitas bandas já tinham feito a mescla de Metal/Clássico e com resultados muito melhores. Para o público que não é verdadeiramente ligado no Metal, serviu essa jogada, pois sabemos que o Metallica, assim como algumas outras bandas que alcançaram o mainstream, possuem um público mais variado).


Jorn explica que escolheu canções que considera muito boas, mas que de certa forma ficaram esquecidas e mereciam uma segunda chance.

A faixa de abertura, "I Came to Rock", é uma de suas favoritas de todos os tempos, e segundo Jorn, os arranjos clássicos funcionaram muito bem nela. Destaca ainda que o refrão soa como um musical, típico da Brodway, algo diferente do usual de uma banda de Heavy Metal.


Outra que o vocalista faz questão de mencionar é a melancólica "Behind the Clown", e diz: "Esta é apenas uma das músicas que fazem você questionar se o artista realmente representa o Heavy Rock ou Metal de coração, ou se a música é apenas uma tentativa experimental de escrever algo diferente. Eu acho que todos nós temos alguns esqueletos no armário ...

Quando eu cresci não havia tal coisa como Heavy Metal, e bandas com guitarras distorcidas e pesadas ​​não eram comuns no cenário musical. A maioria dos artistas que descobrimos veio através do rádio convencional comercial, ou somente se você fosse sortudo, tivesse uma loja de discos perto, importando material internacional e vinis de rock.

Quando garoto eu era fascinado pela única e maravilhosa  Kate Bush, e quando você sabe disso, é mais fácil compreender por que uma canção como "Behind The Clown" foi escrita."


O álbum sairá pela Frontiers, e alguns samples disponíveis, além do primeiro single, mostram um trabalho bem interessante, e, claro, em minha opinião, como falei anteriormente, seria melhor se fosse tudo regravado e re-arranjado, quem sabe ao vivo, com uma orquestra, e então lançado como um DVD do show, mas lógico que seria um trabalho bem mais complicado e caro de se fazer, um investimento bem maior. Mas, quem sabe se o álbum for um sucesso relativamente bom, agradar os fãs, motive os envolvidos a apresentar o álbum ao vivo, com posterior lançamento em vídeo. Não seria muito mais interessante?

Texto e edição: Carlos Garcia

Data Lançamento: 22/01 EUA  - 25/01 Europa
Frontiers Records

Ouça algumas das faixas AQUI , bem ao final da página.

Set List

1.- I Came To Rock
2.- Rock And Roll Children
3.- The World I See
4.- Burn Your Flame
5.- Man Of The Dark
6.- My Road
7.- Time To Be King
8.- Black Morning
9.- Like Stone In Water
10.- Vision Eyes
11.- War Of The World
12.- Behind The Clown
13.- A Thousand Cuts
14.- The Mob Rules


Nenhum comentário: