sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Circle II Circle: Usando Todo o Talento e Experiência de Zak Stevens

Banda em novo álbum parece reencontrar o caminho do sucesso


Após o término do Savatage, grupo no qual gravou 4 álbuns, Zachary (ou Zak) Stevens formou o Circle II Circle e, desde o clássico de estreia “Watching in Silence” (2003), vieram lançamentos ora medianos, ora abaixo das expectativas, já que todas elas estavam voltadas à potente e marcante voz que imortalizou clássicos do Savatage como “Edge of Thorns” e “Handful Of Rain”.

Com o penúltimo último lançamento “Consequence Of Power” (2010), a banda parecia realmente perdida e lançou um disco pouco expressivo, que passou despercebido, ainda mais em um ano como o de 2010, com grandes lançamentos, e assim o álbum em questão não foi sucesso.

"Season Will Fall" é, provavelmente, o 2º melhor disco da carreira da banda

Passados três anos, chegou ao mundo em janeiro “Season Will Fall” (2013) e, quem sabe desde o disco de estreia, não víamos um trabalho tão inspirado da banda de Stevens e, este, na sua melhor forma, fazendo aquele Heavy Metal tradicional que marcou a fase do Savatage com sua voz (o último disco do Circle estava deslocados no Power Metal).

Zak Stevens mostra na sua melhor forma em anos

São 12 faixas, a maioria bastante inspiradas e, se não soam originais, trazem uma atmosfera que já havia deixado saudade. “Diamond Blade” abre o álbum, como a mais rápida do disco (mas não soa Power Metal), “Killing Death” (grande refrão), “Epiphany”, traz ótima interpretação de Stevens, riffs e solos de guitarra emocionados de Bill Hudson e Christian Wentz, assim como a faixa-título (que traz o inconfundível piano) e “Never Gonna Stop”, com ótimo riffs e peso balanceado, ótimo para o headbanging.

Mas não seria um trabalho inspirado de Stevens se este não nos bridasse com muita melodia em uma balada e, é aqui, na última faixa, que os velhos fãs voltam a ficar esperançosos por álbuns cada vez mais sensíveis e bem compostos. Falo de “Only Yesterday”, uma das canções mais belas já cantadas por Stevens e que, salvo as devidas proporções, se equipara em beleza à clássicos do Savatage como “Sleep” e “Believe” (esta regravada por Stevens).

Posso ter feito muitas comparações à sua antiga banda, mas é algo inevitável em se tratando de Stevens e sua contribuição com clássicas interpretações com sua voz grave e certeira. Agora é aguardar a banda em nova turnê pelo Brasil e conferir as novas canções ao vivo.

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação/site oficial

Ficha Técnica
Banda: Circle II Circle
Álbum: Season Will Fall
Ano: 2013 
País: EUA
Tipo: Heavy Metal
Lançamento: Armoury Records

Formação
Zak Stevens (Vocal)
Mitch Stewart (Baixo)
Bill Hudson (Guitarra)
Christian Wentz (Guitarra)
Henning Wanner (Teclados)
Adam Sagan (Bateria)



Tracklist
01. Diamond Blade
02. Without A Sound
03. Killing Death
04. Epiphany
05. End Of Emotion
06. Dreams That Never Die
07. Seasons Will Fall
08. Never Gonna Stop
09. Isolation
10. Sweet Despair
11. Downshot
12. Only Yesterday

Acesse e conheça mais sobre a banda

Confira o teaser oficial do álbum

Ouça a balada "Only Yesterday"

Nenhum comentário: