terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Heavatar: Novo Projeto do "Mastermind" do Van Canto


Quando surgiu com o Van Canto em 2006, Stefan Schmidt e o grupo causaram no mínimo muita curiosidade, com o Metal a Capela proposto pelo grupo, mostrando uma mistura de Power/Symphonic/Epic Metal, porém, somente usando as vozes como instrumento acompanhado de um baterista, estilo que eles batizaram de "Hero Metal a Capella", que obteve e continua obtendo ótimos resultados, sendo que em 2013 lançará seu quinto trabalho, e realmente, mesmo quem não tenha gostado do trabalho da banda, tem que admitir que foi algo novo, e não é todo mundo que tem criatividade e coragem de apresentar uma proposta inovadora.


Mesmo tendo admiração pelo trabalho do Van Canto eu, muitas vezes, imaginei como ficariam aquelas músicas se inseridos outros instrumentos, pois o grupo tem uma grande capacidade de criar melodias cativantes. Pois bem, agora, com este novo projeto do mentor do Van Canto, Stefan Schmidt, provável que possamos ter uma ideia de como seria se eles fossem uma banda "normal". O Heavatar traz novos ares, com um Power Metal recheado por melodias cativantes, coros grandiosos, incursões clássicas, onde podemos identificar traços de Bach, Beethoven, Paganini e outros compositores clássicos (como nas faixas "Abracadabra" e "Replica",  sendo que esta última você confere no vídeo oficial, logo mais abaixo).


O debut, "Opus I - All my Kingdoms", será lançado oficialmente dia 22/02, pela Napalm Records, e além de Stefan nos vocais (que me lembram James Hetfield às vezes) e guitarra, a banda conta com Jörg Michael na bateria, David Vogt no baixo e Sebastian Scharf na guitarra solo, além ainda do apoio do pessoal que faz os arranjos dos corais, Olaf Senkbeil (Dreamtide - veja entrevista de Olaf para o Road aqui, na época da divulgação do último trabalho) e Hacky Hackman, que também fizeram várias gravações para o Blind Guardian, e claro, participação também dos parceiros de Van Canto.

A bela capa épica foi concebida por Kerem Beyit, renomado ilustrador de ficção e fantasia (acesse o site do artista AQUI e conheça mais do trabalho).

No dia 08/02, a banda lançou seu primeiro vídeo oficial, para a música "Replica", que você confere abaixo.


Um trabalho que vai agradar em cheio os fãs de um Power Metal Épico, com músicas bombásticas e pegajosas, indicado também para admiradores do Van Canto, Blind Guardian e para quem quer desfrutar de grandes melodias. Stefan já mostrou que pode surpreender e inovar, agora é aguardar até onde a banda pode chegar, pois o começo é promissor e traz novos ares para o lado mais pomposo e melódico do Metal.
Confira abaixo também o teaser do álbum.



Texto/Edição: Carlos Garcia
Revisão: Mister M

Site Oficial Heavatar
Facebook
Napalm Records

Tracklist:
01. Replica
02. Abracadabra
03. All My Kingdoms
04. Elysium at Dawn
05. Long Way Home
06. Born to Fly
07. Luna! Luna!
08. The Look Above
09. To the Metal




Nenhum comentário: