terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Helker: Herdeiros do Trono do Metal Argentino

Novo álbum de grupo argentino é um dos melhores lançamentos deste ano


Embora a cena do país vizinho seja bastante rica, pelo menos aqui no Brasil, poucas bandas chegam vindas de lá a fazer algum sucesso aqui e, mesmo não sendo uma banda muito nova, a Helker tem tudo para com o disco “Somewhere in the Circle” (2013), que acaba de sair pela grande AFM Records, ser considerada a herdeira do Metal argentino.

Surgida em Buenos Aires, a Helker, desde 1999, lançou 3 álbuns completos, algumas demos e singles, tendo como líderes o guitarrista Mariano Rios e o baixista Christian Abarca, completando a atual formação com Leo Aristu (guitarra), Hernan Coronel (bateria) e Diego Valdéz (vocal). E é este último a grande talento da banda.

O vocalista Diego Valdez comanda o ataque
Pode parecer clichê destacar mais o frontman de um grupo, mas é inevitável fazermos isso já que Diego possui uma das vozes mais potentes do Metal, não apenas sul americano, mas mundial, algo muito ajudado pela sua semelhança com Ronnie James Dio (Rainbow, Black Sabbath, Dio), que segue bem evidente, mas caminhando por timbres potentes que remetem também à Tim Owens (Judas Priest, Iced Earth). Aliás, sua participação no DVD ao vivo da cantora Tarja Turunen (ex-Nightwish) ganhou os quatro cantos do mundo.

“Somewhere in the Circle” acabou de ser lançado, no dia 15 de janeiro, já tendo dois singles apresentados na pré-divulgação do trabalho e, a partir deles, você pode ter uma real dimensão do que lhe espera nesse 4º trabalho completo. E a banda não poderia ter escolhido um produtor melhor: Mat Sinner (Sinner, Primal Fear).

"Somewhere in the Circle" coloca a banda em patamar mundial

São 11 faixas, em dois lançamentos: um disco em inglês e outro em espanhol (que não será o foco desta resenha), que trazem a banda no seu Heavy/Power Metal tradicional, com muita energia, numa inspiração pouco vista nos últimos tempos, sobretudo em bandas sem um grande renome internacional. Atributos esses que colocam Helker como um dos fortes nomes como “sucessor” histórico do reinado de Rata Blanca, já que, assim como toda grande nação com uma cena forte, alguém deve seguir com a bandeira e não consigo pensar em outro nome que não Helker.

Tim "Ripper" Owens
O álbum começa “Modern Roman Circus”, já mostrando que a cozinha da banda pega pesado, assim como os riffs seguem uma linha do chamado Power/Heavy Metal atual, lembrando até bandas brasileiras como Shadowside e Hibria. Mas essa é a apenas o primeira de inúmeros petardos.

“Just Be Yourself” traz na letra o ensinamento: seja você mesmo, não tente ser outra pessoa. Aliás, as composições líricas são ricas e tornam o trabalho mais polido. Outros destaques imediatos ficam para os singles/vídeos “Wake Up” e “No Chance to Be Reborn” (ambas você assiste abaixo), esta última sendo a que Diego mais apresenta referência à Dio e foi a que me fez ter contato com a banda e ir atrás de mais material. Também destaco a belíssima e acústica “Flying” (impossível não lembrar da primeira fase do Rainbow, lá nos anos 70), que com muita emoção, mostra o lado mais sensível da banda e se destaca por pisar mais nos freios.
Ralf Scheepers

Mas a grande surpresa e a faixa mais sensacional é “Begging For Forgiveness”, não apenas por contar com duas das maiores vozes do Metal mundial atual, como também se mostra a faixa mais heterogênea, com várias passagens, perfeitamente encaixadas aos vocais de Tim Owens e Ralf Scheepers (ex-Gamma Ray, atual Primal Fear). Colocaria a canção como uma das melhores que já ouvi e, definitivamente, superior à qualquer participação especial dos supracitados vocalistas em outros grupos. Aliás, Owens já cantara no disco solo de Scheepers, mas não obtiveram resultado tão bom quanto agora. Ouça e compare!

Várias seriam as outras considerações, mas a matéria já se alonga. Mas não posso encerrar esse texto sem escrever o seguinte: a banda não revoluciona, mas dentro do que já foi feito no estilo que segue, disparadamente, oferece um álbum perfeito (que só peca pela capa que não faz jus ao trabalho) e audição obrigatória à qualquer headbanger que preze pelos seus ouvidos e quer um disco para bater cabeça. Essa é a banda!

Stay on the Road

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Helker
Álbum: Somewhere in the Circle
Ano: 2013 
País: Argentina
Tipo: Heavy/Power Metal
Lançamento: AFM Records

Formação
Diego Valdez (Vocal)
Mariano Rios (Guitarra)
Leo Aristu (Guitarra)
Christian Abaca (Baixo)
Hernan Coronel (Bateria)



Tracklist
1. Modern Roman Circus 
2. Just Be Yourself 
3. No Chance to Be Reborn 
4. Begging for Forgiveness (com Tim Owens e Ralf Scheepers)
5. Wake Up 
6. At the End of the Journey 
7. Ghosts from the Past 
8. Still Alive 
9. Flying 
10. Inside of Me 
11. Dreams

Acesse e conheça mais sobre a banda

Assista ao vídeo clipe de “No Chance to Be Reborn”


Assista ao vídeo clipe de “Wake Up”


Nenhum comentário: