quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Resenha de Shows: Extremvs Festival (São Leopoldo/RS)

Baixo público marca a volta do Besatt ao Brasil

Com ingressos caros demais para a realidade dos headbangers gaúchos, numa noite chuvosa e sexta-feira, aliado à uma atração internacional de não tão grande expressão, fizeram com que a primeira (e provavelmente última) edição de Extremvs Festival (da Belialis Mvsika, que voltaremos a falar depois), fosse um fracasso de público.

Também não poderíamos esperar menos que isto, no mesmo dia tinha dois eventos rolando na capital da cidade, o Carnametal e o Carnarock, que ambos estavam com um valor mais do que acessível ao público banger.

Na Embaixada do Rock, um bar tradicional do Rock/Metal do Rio Grande do Sul, menos de 30 pessoas assistiram as apresentações na noite de 08 de fevereiro, sendo a maioria integrantes e acompanhantes das 3 bandas nacionais que abririam a apresentação da banda polonesa Besatt.

Postmortem mostrou seu Death Metal impiedoso com muita garra, mesmo tendo um público abaixo do esperado

Mesmo com quase nenhum público, a Postmortem (Pelotas/RS) fez seu show, mostrando o que as demais bandas iriam enfrentar: um público em baixo número e, devido a isso, pouca empolgação do mesmo.

Mas o grupo, que já havíamos assistido em janeiro em Santa Maria/RS, mostra garra no palco e apresentava seu EP que estava sendo vendido pela primeira vez chamado “Atra Mors”, executando suas 3 faixas dentre outras da banda, como “Chains of Hypocrisy”, “Beneath the Sands of Time” e  “Of Mars and Wars”

Justabeli faz grande apresentação, mas não conseguia esconder a decepção em ver um público tão apático e pequeno
.
Ao término do eficiente show, todos já percebiam que, realmente, o público seria aquele, e muitos não conseguiam acreditar na quantidade mínima de pessoas que lá foram prestigiar as bandas. E, diante dessa certeza, a banda paulista Justabeli trouxe seu Death/Black Metal ao palco gaúcho.

À exemplo de sua antecessora, a galera da banda teve uma reação apática do público (devido ao baixo número desses, deixemos claro). Na ocasião, a banda apresentou faixas de seu álbum “Hell War”, que estava à venda no local e não fez feio, mas é verdade que as apresentações foram todas prejudicadas e, efetivamente, pouco se pode falar das bandas.

Mesmo com público limitado os gaúchos da Revogar não se intimidaram e  fizeram a melhor apresentação da noite

Ainda restava a Revogar levar seu Black Metal ao palco, pouco antes da atração internacional e, disparada, foi a banda que obteve melhor resposta do limitado público, mas não pareciam afetados e detonaram o palco, na melhor apresentação da noite, incluindo uma canção inédita que não havia sido tocada ao vivo. Grande show dessa galera de Esteio/RS.

Era chegada a hora do Besatt que, claramente decepcionados com o público, fizeram um show frio (mais do que o habitual), com o público menos empolgado que no show da Revogar.

Show frio e sem empolgação
Sem trocar frases com o público (no máximo “obrigado”), o quarteto, vestido à caráter, executou faixa a faixa, uma atrás da outra, encerrando o show “sem mais nem menos”, quando atingiram as músicas combinadas de uma apresentação, sem nem se despedir. E o mísero público nem falta sentiu, pois ao término já estavam indo embora. Uma apresentação apática para um "público" limitado e sem animo, pois era visível a decepção dos bangers que estavam presentes, devido ao baixo rendimento do festival em termos de platéia.

Não bastasse o fracasso do festival, o organizador da turnê da Besatt Marcelo Urbano, dias depois, foi dado como desaparecido, supostamente abandonando a banda no meio da turnê. Lamentável que na cena brasileira fracassos como esses se perpetuem, descreditando a cena underground e mostrando o amadorismo de muitas produtoras.

Fomos apoiadores oficiais do evento, por acreditarmos no potencial do mesmo, mas, infelizmente, além do fracasso de público, houve o fracasso da ética. 

Revisão/edição: Renato Sanson
Fotos: Road to Metal (uso autorizado mediante citação da fonte)

Nenhum comentário: