quarta-feira, 3 de abril de 2013

DEMON: Essência Inquebrável


A nova formação, com Karl Waye e Ray Walmsley
Os ingleses do Demon fazem parte daquele grupo de bandas que são idolatrados e adorados por muitos, que lançaram discos que podemos considerar reais clássicos do Metal oitentista, como "Night of the Demon", "Unexpected Guest" e "The Plague", porém nunca chegaram a alcançar um patamar mais alto, que muitos grupos daquela época de ouro, do movimento da NWOBHM, como Iron Maiden ou Saxon, fazendo parte do rol daquelas bandas consideradas injustiçadas.

O tempo passou, muitos ficaram pelo caminho, o próprio Demon chegou a parar, devido a falta de expectativas, trocas de integrantes, inclusive, quando da morte do guitarrista, e um dos fundadores, Mal Spooner, em 1984, a banda teve seu primeiro momento de grande abalo, tendo lançado posteriormente um álbum fraco com relação aos anteriores, o play "Heart of Our Time" (1985). Porém a banda mostrou-se determinada a continuar, e teve uma boa sequência, com "Breakout" (1987) e "Taken the World by Storm" (1988). Dois álbuns depois, a banda acaba encerrando as atividades, em 1992.

Demon nos anos 80. O nome, as capas, visual e letras, traziam uma imagem de misticismo e do sobrenatural
Em 2001, o vocalista e fundador Dave Hill retorna com a banda, com um Demon reformulado lança "Spaced Out Monkey", que foi muito bem aceito, mostrando que Dave ainda tinha muito fôlego, com um som mais moderno, mas fazendo nos lembrar do velho Demon, principalmente pela voz de Hill.

Desde então a banda tem se apresentado regularmente em vários festivais, e também lançado material novo, assim como vários relançamentos dos clássicos foram feitos.

Mantendo um núcleo forte, apesar da baixa de Andy Dale (baixo), que já estava há um bom tempo na banda, fazendo parte, inclusive, de formações anteriores a volta em 2001, com o trio Hill, Ogden e Farrington (que recentemente deixou a banda, sendo o atual tecladista Karl Waye, que participou da tour de "Spaced Out Monkey"), parceiros nas composições, o Demon segue se mantendo relevante na cena, e final de 2012, lançou o ótimo "Unbroken", trazendo muito daqueles dois primeiros clássicos, ou seja, um Hard/Heavy com pegada, melodia, riff e refrãos marcantes.

Dave Hill, a alma do Demon
Talvez "Unbroken" não traga nenhuma música tão marcante como "Don't Break the Circle", por exemplo, mas traz ótimas músicas, daquele naipe que faz com que você ouça e já fique com os refrãos e riffs na cabeça, como a faixa título "Unbroken" (Unbroooken, the wheels keep on turning...).

A forte faixa de abertura "Prey" (precedida por uma intro de mesmo nome, bem ao estilo de outras aberturas de álbuns da banda); "Wings of Steel", "What About the Night" também vem com melodias agradáveis, marcantes, algo que se desenvolve por todo o álbum. Destaque para os vocais de Dave, marca registrada do Demon, com certeza, e que, se já sentem o passar dos anos, em nem um pouco perderam a garra e o feeling, a injeção de ânimo do novo guitarrista Paul Hume, que inclusive co-produziu e mixou o álbum, e os teclados sempre bem dosados e climáticos de Farrington.


O álbum fecha com "I Still Belive" (vídeo acima), semi-balada candidata a um dos "hits" do álbum, a qual les já vinham tocando antes do lançamento do álbum, com uma letra que traduz o sentimento da maioria de nós: "I still believe, still believe, Rock will rule the world..."
Quem é fã da banda com certeza aprovará o álbum, e para quem ainda está descobrindo o Demon, corra atrás dos clássicos que citamos anteriormente, além, claro, destes álbuns atuais. Grande banda!


Texto/Edição: Carlos Garcia
Fotos:Divulgação


Ficha Técnica
Banda: Demon
Álbum: Unbroken
Ano: 2012
País: Inglaterra
Tipo: Heavy Metal “Tradicional”/Hard
Gravadora: Plastic Head


Formação que gravou o álbum:

Dave Hill - Lead Vocals (1979-1992, 2001-present)
Neil Ogden - Drums, Percussion (2002-present)
David cotterill - Guitar (2007-present)
Paul Farrington - Keyboards (2002-2012) - substituído por Karl Waye.
Paul Johnson - Bass (2011-2012) - substituído por Ray Walmsley
Paul Hume - Guitar (2012-present)



Tracklist

01. Prey (intro)
02. Prey
03. Shine A Light
04. Unbroken
05. Wings Of Steel
06. Fill Your Head With Rock
07. Take Me To Your Leader
08. Private Lives
09. We Can Make It
10. What About The Night
11. I Still Believe







Nenhum comentário: