sábado, 20 de abril de 2013

TOTO: 35 Anos de Muita Classe e Qualidade



Criada em 1976, em Los Angeles, Califórnia, o TOTO é uma daquelas bandas que nasceu fadadas a ocupar o coração dos amantes da boa música, e a marcar um lugar na história, com álbuns clássicos, recheados de diversidade musical e bom gosto, sendo impossível rotular o grupo, que passeia por diversos estilos musicais, mas arrisco dizer que a base principal é AOR e Classic Rock, apesar de ser mesmo difícil colocar um rótulo na música do TOTO.

Reza a lenda que o nome do grupo surgiu devido a Jeff Porcaro ter escrito a palavra "toto" na demo-tape do grupo, nas primeiras sessões de gravação, para diferenciar das demais. Há a versão de que é por causa do cãozinho Totó, personagem do "Mago de Oz". Também falava-se que era por causa do sobrenome real do vocalista Bobby Kimball, "Toteaux", mas não passava de uma piada do baixista David Hungate. Mas a que é a real, acredito que sim, pelo que os músicos da banda já falaram, é a primeira versão, sendo David contou aos integrantes que a palavra escrita por Porcaro, "Toto", em latin significa "abrangente", e como os membros haviam tocado em tantos projetos, com vários músicos, tocado vários estilos, adotaram o nome para si.


Apesar de enormes sucessos comercias de canções como "Hold the Line", "Rosanna", "Africa" e "I'll Supply the Love", muitas mudanças de formações e outros percalços, como a morte do baterista Jeff Porcaro (aos 38 anos, em 1992), um verdadeiro ícone da bateria, aliás, desnecessário falar aqui da qualidade dos músicos que passaram pela banda, hoje mantida na ativa pelo membro fundador Steve Lukather, um monstro na guitarra, e o quase fim definitivo do grupo, anunciado por Lukather em 2008, o TOTO manteve-se relevante e produzindo, sem viver somente daqueles vários sucessos. Está aí o álbum "Falling in Beetween", de 2006, que trouxe grandes composições, lançamento que foi seguido de mais uma tour de sucesso e lançamento de um vídeo oficial, disponível hoje também em Blu-Ray, e altamente recomendado.


Nominada a vários Grammys e com mais de 35 milhões de álbuns vendidos, além da já citada alta categoria dos músicos, que inclusive participaram de vários outros projetos com outros artistas, de diversos estilos musicais, mostrando uma bagagem e diversidade que pode-se notar na música do grupo (O saudoso Jeff Porcaro, por exemplo, tocou ao lado de Michael Jackson e Madonna!), em 2013 a banda anuncia a tour comemorativa do 35 anos de carreira, com diversas datas já confirmadas ao redor do globo, sendo que a primeira perna desta tour começará em maio, com a primeira data, até agora, em Bruxelas, na Bélgica.

O line-up desta tour é o abaixo, e no site oficial da banda, podemos acompanhar as datas confirmadas e as novidades, torcendo que essa verdadeira entidade musical passe pelo Brasil.


Steve Lukather - guitars, vocals
David Paich - keyboards, vocals
Steve Porcaro - keyboards
Joseph Williams - lead vocals
Simon Phillips - drums
Nathan East - bass
Mabvuto Carpenter - backing vocals
Amy Keys - backing vocals

Por: Carlos Garcia



Acesse os canais oficiais da banda:


Nenhum comentário: