segunda-feira, 20 de maio de 2013

Clássicos: Blue Öyster Cult - 35 anos de "Something Enchanted Evening"


O Blue Öyster Cult, formado no final dos anos 60, em Long Island (EUA), foi um grupo que, segundo Albert Bouchard (baterista), antes de ser criado, já possuía seu conceito pronto, tendo criado em torno de si uma aura misteriosa, seja devido a sua música, o nome de batismo, o misterioso símbolo da cruz com um ponto de interrogação invertido (na alquimia seria o símbolo dos metais pesados, mas existem outras histórias a respeito), criado pelo excêntrico desenhista Bill Gawlik, e outras histórias que permeiam a biografia da banda. O certo é que essa aura e esses mistérios em muito ajudaram a carreira do BÖC.

Contratados pela Columbia Records, segundo reza a lenda, porque a gravadora procurava uma banda que tivesse um impacto no mercado, a exemplo dos concorrentes, como a Warner, que tinha o Black Sabbath em seu cast, e a London, que tinha os Stones.

Com um começo tímido, aos poucos a banda foi ganhando público, e veio o grande sucesso comercial, a música "(Dont' Fear) The Reaper", de "Agents of Fortune" (1976), o quarto disco do BÖC, sucessor da chamada trilogia preto e branco, formada pelos 3 primeiros álbuns, que possuem as capas, logicamente, totalmente em p&b.

A formação clássica nos anos 70
E em 1978, é lançado o maior sucesso de vendas até hoje da banda, o ao vivo "Something Enchanted Evening", que não era o primeiro "live", que foi "On Your Fett On Your Knees" (1975).

Primeiramente, era para ser um álbum duplo, mas devido aos resultados abaixo do esperado das vendas de "Spectres" (1977), acabou saindo na versão simples, e, mais tarde, relançado com vários bônus.

Até o fato de, no final ter saído em versão simples, ficando mais curto, é um ponto a favor, pois deixa o ouvinte com aquele gostinho de quero mais.

Contendo sete faixas, sendo duas delas covers, "Something Enchanted..." é um álbum que possui uma energia fantástica, sendo seguramente um dos melhores "Live" da história. Já conhecida muito mais pelas apresentações ao vivo, explosivas e com efeitos de lasers, inclusive o famoso efeito que lançava lasers dos pulsos de Eric Bloom, que rendeu até algum falatória na imprensa, dizendo que podia ser prejudicial aos olhos de quem estava nos shows.



Em "Something Enchanted...", a banda era formada por Donald "Buck Dharma" (guitarra e vocal), Eric Bloom (guitarra e vocal), Allen Lanier (teclados), Albert Bouchard (Bateria) e Joe Bouchard (baixo e vocal). A formação mais clássica do BÖC, que já tinha nas costas mais de 200 shows, com um entrosamento perfeito, captados nessas faixas, compiladas de diversos shows da banda pelos EUA e Inglaterra.

A capa, que traz o "ceifador" cavalgando, em um corcel negro, que traz o símbolo da banda, em um cenário lunar, ilustração feita pelo artista T.R. Shorr. Uma bela e misteriosa arte, embalagem mais do que perfeita para um álbum marcante na carreira da banda, ou seja, a bolacha tinha todos os requisitos para ser um clássico.

Nesta época a banda também excursionou com vários gigantes dos anos 70, como os shows ao lado do Rush e Kiss.


"SEE", abre com "R.U. Ready To Rock", um rockaço enérgico e já pegando o ouvinte, lhe transportando literalmente pra dentro do show, perfeita abertura, pelo seu refrão pegajoso; "E.T.I. (Extra Terrestrial Intelligence)", do álbum "Agents of Fortune", tem uma sonoridade Rock & Roll/Progressivo, tendo do meio pro fim um belo "duelo" instrumental; "Astronomy", que ganhou uma cover do Metallica, inclusive, traz aquela característica misteriosa que o BÖC sempre carregou, sabendo-se também da fascinação por ficção científica, principalmente por Eric Bloom, climática e melódica, vai aos poucos crescendo. Épica, é a palavra para defini-lá! Verdadeiro clássico. 


"Kick Out the Jams", cover do MC5, vem também cheia de energia, uma excelente versão executada pelo BÖC! Quebra tudo! Destaque para as guitarras alucinadas! "Godzilla", mais um hit do BÖC, cujo riff, Donald "Buck Dharma" diz ter criado em um quarto de Hotel, e fala que "O que poderia ser mais pesado que Godzilla?" esclarecendo a inspiração para o peso da canção. Vale lembrar que a banda usava um "Godzilla" nos shows, com olhos vermelhos e que soltava fumaça, sendo provavelmente um dos maiores efeitos de palco que usaram;


O maior hit do BÖC vem em seguida, "(Dont' Fear) The Reaper", também do "Agents of Fortune", mais do que idolatrada através dos anos, é só aquele riff inicial começar para que o público venha ao delírio. Mais um épico. A faixa foi alvo de polêmicas, com acusações de que fazia apologia ao suicídio, com o uso dos personagens centrais da letra, Romeu e Julieta, com Buck explicando que a música tem dois conceitos, o primeiro de que um romance poderoso pode levar a morte física e o outro de que a morte é algo inevitável, e que devemos enfrentá-la sem medo, tendo confiança na continuidade do espírito. A versão contida no álbum, provavelmente seja a versão definitiva da música. Perfeita.


Fechando, mais um cover, uma maravilhosa versão de "We Gotta Get Out Of This Place", do "The Animals", uma canção icônica, imensamente popular entre as forças armadas os EUA durante a guerra do Vietnã. Grande versão, fechando com chave de ouro este clássico que não pode faltar na coleção de nenhum amante do Classic Rock/Metal, que este ano vai completar 35 aninhos de idade, um dos belos exemplos de que música boa não envelhece!


Texto e edição: Carlos Garcia
Revisão: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Acesse
BÖC Site Oficial









Nenhum comentário: