segunda-feira, 17 de junho de 2013

Dark Tranquillity: Peso e Agressividade em Plena Harmonia


E os pioneiros do Melodic Death Metal chegam em 2013 com seu 13° álbum de estúdio, intitulado  "Construct", trazendo sua sonoridade característica, porém sempre evoluindo e surpreendendo o ouvinte de forma positiva.

É notável a evolução do Dark Tranquillity com o passar dos anos, sempre adicionando novos elementos em seu som, e "Construct" vem nessa linha de evolução, o álbum soa mais cadenciado, mas não menos inspirado e variado, passagens melódicas e grudentas, com seus teclados bem postado e com vociferações rasgadas que mesclam com vocal limpo, alem da cozinha técnica e correta.

A produção do disco mantem o padrão dos lançamentos anteriores, ficando a cargo do experiente Jens Bogren (Opeth, Katatonia, Soilwork, Daylight Dies, God Forbid, entre outros), que deixou a mesma cristalina e bem dosada, com todos instrumentos bem audíveis, além do peso adicional que tornou o álbum soturno, por suas partes mais arrastadas.


O álbum abre com "For Broken Words", onde podemos perceber todos os elementos que a banda coloca em seu som, além das quebra de tempo que variam entre o melódico e partes mais agressivas, com um andamento rápido, mas que dosa bem com a cadência.

"The Science of Noise" mantem o mesmo nível, com uma pegada fantástica, além dos riffs muito bem colocados; "Uniformity" (primeiro clipe do álbum - clique aqui), mostra o lado mais soturno da banda, apesar de pesada e agressiva, o lado mais "melancólico" predomina, um refrão grudento, além de passagens de vocal limpo que ficaram excelentes.


"What Only You Know" mostra o casamento perfeito de melodia e agressividade, sem contar as quebras de tempo e as variações vocais de Mikael Stanne roubam a cena literalmente.

Um álbum coeso, variado e melódico, mas sem esquecer a agressividade, se mantendo em evolução constante, é isso que podemos definir "Construct", um dos melhores álbuns de 2013.



Texto e edição: Renato Sanson
Revisão: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Dark Tranquillity 
Álbum: Construct
Ano: 2013
Pais: Suécia
Tipo: Melodic Death Metal 

Formação
Mikael Stanne (Vocal)
Martin Henriksson (Baixo/Guitarra)
Niklas Sundin (Guitarra)
Anders Jivarp (Bateria)
Martin Brändström (Teclados)




Tracklist
01 For Broken Words
02 The Science of Noise
03 Uniformity
04 The Silence in Between
05 Apathetic
06 What Only You Know
07 Endtime Hearts
08 State of Trust
09 Weight of the End
10 None Becoming  


Acesse e conheça mais a banda

Assista ao vídeo clipe de "Uniformity"


Nenhum comentário: