quinta-feira, 20 de junho de 2013

Heaven & Earth: Música Orgânica, Inspirada e Com a Alma dos 70's



"Dig" é o terceiro álbum do Heaven & Earth, que em seus álbuns anteriores era, praticamente, um projeto solo do guitarrista Stuart Smith, porém, a partir de 2012, o guitarrista realmente resolveu tornar o H&E uma banda propriamente dita, com membros fixos e para cair na estrada.

Com um time altamente competente, formado pelo vocalista Joe Retta, que possui aquele feeling de grandes vocalistas como Paul Rodgers, Coverdale e Bob Catley; Chuck Wrigth, que Stuart cita como grande parceiro de composição, baixista que tocou com Alice Cooper, Slash, Ted Nugent, Greg Allman, Gene Simmons, só para citar alguns. Completam o time o baterista Richie Onori e o tecladista Arlan Schierbaum.

Disposto a evocar aquele espírito que os ícones do Classic Rock trouxeram para a música, o E&H se inspira em bandas como Deep Purple, Rainbow (aliás, Blackmore é o grande mentor de Stuart Smith, e isto pode-se perceber claramente no seu trabalho), Free e Bad Company, com uma roupagem atual, apresentando elementos de Blues, Hard, Progressivo, criando músicas fortes, memoráveis e inspiradas.


Com o apoio da gravadora Quarto Valley, cujo proprietário deu todas as condições para a banda produzir um material da melhor qualidade possível, sem pressão de tempo para terminar e dando as condições financeiras necessárias, algo até raro! Mas o cara sabia o que tinha nas mãos. A produção do álbum durou cerca de 14 meses, e o resultado é um trabalho cheio de destaques e com um nível muito alto, realmente, não tem música mediana neste disco.
Começando pela belíssima capa, onde aparece um tipo de escavação, com uma guitarra gigantesca sendo retirada do chão.


Quando rola a faixa de abertura, você já sente que o que a banda promete no site e o que podemos ler nos releases, ela entrega! "Victorious" já chega para ganhar o ouvinte. Épica e intensa, com melodias orientais (aliás, originalmente essa música foi batizada de 'Arabian') e grande trabalho de Arlan no Hammond, a faixa tem uma veia bem Rainbow, lembrando a clássica "Stargazer"; "No Money No Love", é mais direta, soando bem "Purple", quem sabe até pelos Hammonds bem presentes;

"I Dont' Know What Love Is", inspirada balada, com grande interpretação vocal, belas melodias e refrão pegajoso. Perceba aí, que são 3 faixas diferentes entre si, deixando o álbum muito dinâmico, mostrando essas inspirações e elementos que a banda cita, trazendo a alma dos icônicos ídolos setentistas, porém soando atual, com composições empolgantes e repletas de arranjos de bom gosto.

"Man & Machine", que traz Richie Sambora como convidado, onde ele utiliza o talk box (recurso que utilizou bastante no Bon Jovi, como em músicas como "It's My Life" e "Livin' on a Prayer"), é enérgica, me lembrando bastante o Whitesnake; "House of Blues", é um Blues pesado, destacando mais uma vez o hammond, bastante presente, até porque é um elemento imprescindível para a música que o H&E se propõe a fazer e se inspira. Destaque também aos vocais e os solos de guitarra e teclado, deixando a música ainda com mais cara de clássico.


Alto nível, sendo complicado não falar de todas as faixas, e vamos lá! "Back in Anger" é forte, novamente lembrando Rainbow, seguida pela mais que excelente  "Waiting For The End of the World", com belíssimas linhas do teclado, dando um ar épico/sinfônico, e nesta faixa Joe lembra bastante o grande Bob Catley;

"Sexual Insanity", com suas mudanças e surpresas; "Rock & Roll Does", que Stuart Smith conta no site da banda, que queria uma música no estilo da "Long Live Rock & Roll" (Rainbow), surgindo assim essa composição, que fala do Rock & Roll como salvação; "A Day Like Today", emocionante, numa levada de música clássica, lembrando o trabalho do mentor de Stuart Smith, R. Blackmore, no seu "Blackmore's Night"; "Good Times", vem numa veia bem Zeppelin, principalmente pelos vocais, violões acústicos e pela levada folk; Fechando, temos "Live As One", mais uma emocionante baladona, cheia de climas e lindas melodias, abrilhantadas por corais femininos, num estilo gospel. Discaço!!! Sem mais!

É muito bom ouvir um trabalho deste quilate, ainda mais com artistas fazendo música com essas influências, esse espírito dos clássicos. Grandes músicos, fazendo música de qualidade e com alma, chegando até a serem brilhantes em vários momentos, mostrando que tem que ter o talento e o feeling, que não basta fazer um som "vintage", vestir-se como na época, como muitas bandas que tem tentado produzir música inspirada nos clássicos, sendo até aclamadas por público e pela mídia, mas que fazem um som "industrializado" e frio.

Texto/edição: Carlos Garcia


Ficha Técnica
Banda: Heaven & Earth
Álbum: DIG
Ano: 2013
Pais: EUA
Tipo: Classic Rock
Selo: Quarto Valley Records



Tracklist
01.Victorious
02. No Money, No Love
03. I Don't Know What Love Is
04. Man & Machine
05. House of Blues
06. Back in Anger
07. Waiting for the End of The World
08. Sexual Insanity
09. Rock & Roll Does
10. A Day Like Today
11. Good Times
12. Live as One

Acesse os canais oficiais da banda:




Um comentário:

BQ disse...

For the world, we tried to create the best rock album possible... We're glad you approve! Thanks, BQ