quarta-feira, 26 de junho de 2013

Nova Proposta de Timo Tolkki Tenta Reacender a Velha Chama



Depois de dois projetos pós-Stratovarius fracassados (devido a seu problema de temperamento e outras coisas mais), o guitarrista Timo Tolkki, que havia “se aposentado” após o Symfonia (com uma declaração bastante depressiva), a Frontiers Records resolveu investir no talento do guitarrista que, outrora, fora responsável por muitos dos grandes clássicos do Power Metal (ou Metal Melódico) com seus colegas finlandeses.

Dessa proposta, nasceu o projeto Avalon, que também leva seu nome e teve o lançamento do primeiro de 3 discos (será que este vingará?), sendo que este “The Land of New Hope” conta a parte final da história (?!) e saiu no mês de maio, sendo bastante ofuscado por outros lançamentos do gênero.

"Dupla" com Elize Ryd rendeu um trabalho de qualidade a Tolkki

O disco simples, traz grandes nomes da cena e figuras carimabadas de outros projetos semelhantes, como Michael Kiske (ex-Helloween, Unisonic) e Russel Allen (Symphony X, Adrenaline Mbob), ambos fazendo parte do cast do Avantasia. Aliás, é inegável a comparação de Avalon com Avantasia. Porém, a gravadora e Timo acertaram em não querer ousar, afinal, parece que Tolkki ainda precisa “voltar a engatinhar” como grande músico que é e o primeiro passo para que volte a se tornar uma referência foi dado com este disco.

Isso tudo porque aqui você encontrará exatamente aquilo que, tanto o nome quanto os músicos, dão a entender, ou seja, Power Metal enérgico, com alguns elementos mais Pop (olha o Avantasia aí de novo), além de teclados e climas sinfônicos nada inovadores, mas bem feitos.

Tolkki pretende lançar mais dois discos (fechando a trilogia). Será que desta vez vai?

Porém, a estrela maior do disco é a bela e talentosa Elize Ryd (Amaranthe), que canta em várias das faixas e, cá entre nós, mostra que é mais uma impressionante vocalista da cena Metal mundial, inclusive alcançando, com sua banda, patamares fora da música pesada, já que apresenta uma voz mais acessível. E isso fica provado em canções como “Enshrined in My Memory” (a faixa mais comercial e que até destoa do álbum, mas é bem interessante e é o single do disco), "A World Without Us" (com um “quê” de Hard Rock e que será lançada em breve como novo single) e "Shine", faixa em que divide os vocais com Sharon den Adel (Within Temptation), que é uma novidade nesse tipo de projeto e que deveria ser mais “aproveitada” no disco, pois tem história e uma voz inconfundível.

O grande destaque, em termos de música, é "In the Name of the Rose", que apesar de ganhar o status de balada, mostra toda a potencialidade dos vocais de Russel Allen e Rob Rock (ex-Axel Rudi Pell), outra novidade dentre as poucas trazidas pelo projeto. O cara detona também em faixas como "We Will Find a Way" (ao lado do vocalista do Sonata Arctica Tony Kakko, que passa apagado no disco). "I’ll Sing You Home" traz novamente Elize e ela simplesmente emociona com seu talento.

Desculpem os marmanjos, mas esta estrela brilhou mais
Vale citar que o instrumental também está bem servido ao trazer nomes como Derek Sherinian (que fez história com o Dream Theater e hoje toca no BCC) e Jens Johansson (ex-colega de Timo no Stratovarius) dividindo os teclados, assim como a figura carimbada Alex Holwarth (Rhapsody of Fire) na bateria.

Altamente indicado para quem quer mais do mesmo, porém com qualidade, reacendendo a velha chama do Power Metal dos anos 90/2000, sem esquecer algumas pitadas modernas e contando com ótimos músicos em suas fileiras. Avalon tem tudo para ser a Fênix na história de Tolkki, basta que ele não dê chiliques e saiba trabalhar de verdade.

Stay on the Road

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Timo Tolkki’s Avalon
Ano: 2013
País: Finlândia
Tipo: Metal Opera/Power Metal/Metal Sinfônico
Gravadora: Frontiers Records

Formação
Timo Tolkki (ex-Stratovarius, ex-Revolution Renaissance, ex-Symfonia) (Guitarras, Baixo) (também produziu)
Alex Holzwarth (Rhapsody of Fire) (Bateria)
Jens Johansson (Stratovarius) (Teclados)
Derek Sherinian (ex-Dream Theater, Black Country Communion) (Teclados)




Tracklist e vocalistas
1. Avalanche Anthem (Russell Allen, Rob Rock, Elize Ryd)
2. A World Without Us (Elize Ryd, Russell Allen, Rob Rock)
3. Enshrined in My Memory (Elize Ryd)
4. In the Name of the Rose (Elize Ryd, Russell Allen, Rob Rock)
5. We Will Find a Way (Rob Rock, Tony Kakko)
6. Shine (Elize Ryd, Sharon den Adel)
7. The Magic of the Night (Rob Rock)
8. To the Edge of the Earth (Rob Rock)
9. I’ll Sing You Home (Elize Ryd)
10. The Land of New Hope (Michael Kiske)

Assista ao video single “Enshrined in My Memory”


Leia material sobre o video clipe clicando aqui.


Nenhum comentário: