terça-feira, 27 de agosto de 2013

Judas Priest: Sem Indícios de Aposentadoria

Mais novo DVD ao vivo da lendária banda mostra grupo em apresentação histórica

Quando o Judas Priest anunciou sua aposentadoria dos palcos e a derradeira turnê mundial, ninguém esperaria que a mesma, chamada de “Epitaph World Tour”, tivesse tantos shows (quase 200 datas) e um público superior a um milhão de fãs ao redor do mundo.

Ou ainda, pouco antes, a saída inesperada de K.K. Downing (guitarra), um dos membros originais, por não querer seguir com shows (por ele a banda já teria acabado ali), substituído pelo competente (mas ainda não tão conhecido) Richie Faulkner (Voodoo Six e Lauren Harris Band), geraram grandes expectativas.

Duas lendas da música pesada mundial e 40 anos de história

Desse momento de despedida (mas a banda já prepara novo disco e turnê, mas com menos shows) nasceu o DVD ao vivo “Epitaph”, que traz, de longe, uma das melhores apresentações da turnê e, quiçá, de toda a história recente da banda (desde a volta de Halford aos vocais em 2005).

A nova dupla: Faulkner (esq.) e Tipton

Aliás, parece que a despedida e o sangue novo nas guitarras deram um gás a mais no Judas, que mostra, ao longo das 23 faixas, todas as qualidades que fizeram da banda uma das maiores da música pesada mundial de todos os tempos.

O Metal God em pleno funcionamento!

Muitos questionam os motivos da banda tocar, em cada turnê, basicamente o mesmo setlist, afinal, há vários clássicos esquecidos que a dita turnê negligenciou. Porém, é inegável que músicas como “The Sentinel”, “Metal Gods”, “Breaking the Law”, “You've Got Another Thing Comin'” e muitas outras que, turnê a turnê, disco ao vivo a disco ao vivo, figuram no set, que, para esta turnê, trouxe uma música, pelo menos, de cada disco (exceto fase Owens).


Para não estender-me demais, vale citar a qualidade dos vocais de Halford, que estão impecáveis, apesar de algumas dificuldades da idade mesmo (“Painkiller” jamais será cantada como nos anos 90). Em músicas como “Beyond the Realms of Death” e “Blood Red Skies” (uma das poucas novidades da turnê), ele mostra seus dotes como um dos melhores vocalistas do Heavy Metal desde que a banda surgiu. “Never Satisfied” é uma grata surpresa do primeiro álbum, com Halford taxando-a como uma das melhores músicas da fase dourada da banda.

Em “Painkiller”, um solo inspirado e agressivo de Scott Travis (bateria) dá início ao clássico, de cujo álbum de mesmo título a banda também executa “Night Crawler” (que ficou sensacional mesmo passados mais de duas décadas); Ian Hill, sempre do mesmo jeito, faz sua parte com seu baixo e Glenn Tipton demonstra seu carisma habitual, além da habilidade de um ótimo guitarrista (Faulkner deve estar se sentindo nos ares ao fazer dupla com o lendário guitarrista).

Outros pontos altos ficam para “Diamonds and Rust”, em que a banda divide em uma parte acústica e outra plugada, mesclando as duas versões que ficaram históricas dessa canção de Joan Baez; também “Heading Out to the Highway” (que canção empolgante) e “Breaking the Law”, cantada apenas pelo público que lotou o Hammersmith Apollo em Londres, em 2012.

Um show com grandes efeitos de imagem (muitos lasers, remetendo aos anos 80), uma banda muito afinada, donos do mundo, fãs britânicos indo à loucura. A única ressalva é o abandono de músicas da fase Tim Owens (muita inocência esperar que Halford cante músicas dessa fase, infelizmente) e o show não poder ser mais longo. Um DVD obrigatório a todo bom fã da música pesada.

Stay on the Road

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Judas Preist
Álbum: Epitaph (DVD ao vivo)
Ano: 2013
País: Inglaterra
Tipo: Heavy Metal

Formação
Rob Halford (Vocal)
Glen Tipton (Guitarra)
Ian Hill (Baixo)
Scott Travis (Bateria)
Richie Faulkner (Guitarra)



Tracklist
01 - Battle Hymn 
02 - Rapid Fire
03 - Metal Gods
04 - Heading Out to the Highway
05 - Judas Rising
06 - Starbreaker
07 - Victim of Changes
08 - Never Satisfied
09 - Diamonds and Rust
10 - Prophecy
11 - Night Crawler
12 - Turbo Lover
13 - Beyond the Realms of Death
14 - The Sentinel 
15 - Blood Red Skies 
16 - The Green Manalishi
17 - Breaking the Law
18 – Painkiller
19 - The Hellion/Electric Eye
20 - Hell Bent For Leather
21 - You've Got Another Thing Comin'
22 - Living After Midnight

Assista ao show completo clicando aqui.

Veja o trailer


Nenhum comentário: