quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Ashes of Ares: A Experiência a Favor de Um Novo Monstro do Metal


Trio formado por ex-integrantes do Iced Earth e Nevermore lança CD

Para muitos, e eu me incluo, um dos CDs mais esperados de 2013 era o primeiro trabalho da nova banda de ninguém menos que Matthew Barlow (ex-Iced Earth) e Van Williams (ex-Nevermore), que anunciaram o Ashes of Ares, recrutando para a banda o também ex-Iced Earth Freddie Vidales.

Como um trio e com contrato assinado com a gigante Nuclear Blast, “Ashes of Ares” (2013), o álbum, ainda não foi lançado oficialmente (dia 06 de setembro nos EUA), mas mostra que a proposta uniu perfeitamente as origens dos integrantes, com veia pulsante de agressividade, numa produção de primeira e bastante grave, dando o sobrepeso que faz do disco um verdadeiro massacre sonoro.

Da esq. p/ dir.: Freddie Vidales, Van Williams e Matthew Barlow

Matthew Barlow, que deixou definitivamente o Iced Earth, fez muito bem em não abandonar a música e no Ashes of Ares deu tudo de si, sendo este um dos melhores trabalhos que ouvi do grandalhão, detentor de uma das vozes mais poderosas da história do Metal.

Van Williams saiu desacreditado do Nevermore, quando do “término” da banda, mas, depois desta nova empreitada, dificilmente sentirá saudades da antiga banda, já que aqui parece ter maior criatividade e liberdade, sentando a mão sem dó e com muita capacidade.

Apesar do álbum não ter sido lançado ainda, a banda já realizava turnê de divulgação com grande sucesso

Por fim, mas não menos importante, Vidales, que deixou o Iced Earth no meio de turnê mundial (inclusive tive a oportunidade de vê-lo ao vivo com a antiga banda em um de seus últimos shows), além de gravar o baixo, também foi o responsável pelas guitarras, fazendo um trabalho surpreendente, especialmente para quem só conhecia seu trabalho nas 4 cordas.

São 10 faixas, diretas, com muito peso, velocidade, riffs cadenciados, solos rápidos e melódicos, refrões grudentos e fortes, mas sem esquecer momentos na medida certa com dedilhados acústicos, sempre seguidos de perto de mais uma dose extra de peso.

A verdade é que, da primeira à última faixa, a audição se mantém atenta e o pescoço não para. Ouça músicas como “The Messenger” (que dá, literalmente, a mensagem inicial do álbum), “On Warrior’s Wings” (uma que mescla bem momentos calmos com violência sonora), “Punishment” (moi ossos), “Dead’s Men Plight” (esta foi a única faixa liberada completa até o momento) e “This is My Hell”, faixa que cujo vídeo clipe já foi finalizado e deve ser divulgado nos próximos dias. Isso apenas para destacar algumas, já que o álbum de modo geral é bastante homogêneo e coeso, com ótimas faixas e muita energia, ajudado também pelo ótimo trabalho do produtor Jim Morris (Iced Earth, Jag PAnzer, Jon Oliva’s Pain) no Morrisound Recording, em Tampa (EUA)

Ainda é cedo para dizer, afinal, o álbum ainda precisa amadurecer nos ouvidos dos fãs, mas arrisco dizer, sem medo, que este é um dos trabalhos mais significativo da carreira desse trio e desbanca muitas bandas consagradas que lançaram material este ano. “Ashes of Ares” estará na maioria das listas de melhores de 2013 dos verdadeiros fãs de Heavy Metal e tem tudo para ser o começo de uma banda monstruosa. Aguarde e verá!

Stay on the Road

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Ashes of Ares
Álbum: Ashes of Ares
Ano: 2013
País: EUA
Tipo: Heavy Metal
Selo: Nuclear Blast

Formação
Matthew Barlow (Vocal)
Van Williams (Bateria)
Freddie Vidales (Guitarras e Baixo)


Tracklist
01. The Messenger
02. Move The Chains
03. On Warrior's Wings
04. Punishment
05. This Is My Hell
06. Dead Man's Plight
07. Chalice Of Man
08. The Answer
09. What I Am
10. The One-Eyed King

Acesse e conheça mais sobre a banda

Clique aqui e ouça o álbum na íntegra por tempo limitado.

Ouça "Dead Man's Plight" com letras

Nenhum comentário: