sábado, 7 de setembro de 2013

Blaze Bayley: Trilha Sonora de Uma Vida Dedicada ao Metal



Blaze Bayley é um nome que dispensa apresentações, principalmente após sua entrada em uma das maiores bandas de Metal da história, o Iron Maiden, com o qual gravou dois álbuns, permanecendo na banda entre 94 a 99, com a difícil missão de ocupar o posto também de um dos maiores vocalistas do Heavy Metal, Bruce Dickinson.

Posteriormente acabou deixando o grupo, de forma amigável e consensual, com o retorno de Dickinson ao posto, sendo que Blaze deixou boas canções, como "Futureal" e "Man on the Edge", e, apesar de naquela época a formação da banda ter sido contestada e os resultados de vendas e posições em charts terem sido menores do que a banda estava acostumada, esses trabalhos cresceram com o tempo, ganhando mais espaço entre os fãs.

Blaze seguiu em carreira solo e com sua banda auto-intitulada, além de novos trabalhos com sua banda de origem, Wolfsbane, também colaborando com diversos artistas, inclusive com o projeto brasileiro Soulspell, e lançando trabalhos em parceria, construindo uma carreira consistente, e em outubro deste ano, lançará "Soundtracks of My Life", coletânea, com 30 faixas, todas remasterizadas, incluindo algumas acústicas e duas inéditas, comemorando seus 30 anos de carreira, uma verdadeira trilha sonora que ilustra esses anos todos dedicados ao Heavy Metal! Conversamos com o sempre simpático Blaze, que nos falou sobre esse lançamento e essa importante marca, sobre sua nova vinda ao Brasil ainda este ano e outros assuntos. Confira! (English Version Here).



Road To Metal: Blaze, primeiramente gostaríamos de agradecer por mais uma oportunidade de poder entrevistá-lo! Para começar, poderia falar um pouco a respeito do novo lançamento, a coletânea "Soundtracks Of My Life", que será lançada no mês de outubro.

Blaze Bayley: Obrigado a vocês pelo apoio! O álbum está saindo em 31 de outubro, mas já está disponível para pré-venda na minha loja virtual (www.blazebayley.net/webshop). Temos quase 500 cópias pré-vendidas, que é, penso eu, um recorde desde que deixei o Iron Maiden.

RtM: Esse lançamento marca seus 30 anos de carreira. O que podemos esperar para 2014 em que se fecha essa data tão importante?

BB: Estou planejando fazer uma turnê em todo mundo em 2014, divulgando este álbum. Eu começo em janeiro na América do Sul e, em seguida, será a Europa e espero que também a Austrália e América do Norte. Eu também gostaria de tocar nos festivais de verão. Tenho passado por muita coisa na minha carreira e este ano, apesar de eu estar bastante ocupado, eu também tive tempo para olhar para trás e perceber que eram 30 anos, um tempo para comemorar!


RtM: O que você acharia se um dia o Iron Maiden fizesse um concerto especial, reunindo alguns ex-membros como convidados? E então? Você, Dickinson e Di'anno juntos no palco?

BB: Eu não espero que isso aconteça, mas se acontecesse seria ótimo. Eu amei o meu tempo no Iron Maiden e trabalhar com Steve Harris, então seria um prazer estar no palco com eles novamente.

RtM: "Soundtracks Of My Life" terá duas composições inéditas, no qual você gravou com o renomado guitarrista Rick Plester. Podemos considerar um inicio para o sucessor de "King Of Metal"?

BB: Rick e eu estávamos em turnê nos EUA e nos demos muito bem. Ele se tornou um grande amigo meu e começamos a conversar sobre como escrever juntos. É sempre um risco escrever com artistas que você não tenha escrito antes, porque você não sabe se eles funcionam da mesma forma que você, e se eles são bons. Rick e eu conseguimos escrever as duas novas canções em um curto espaço de tempo, e eu acho que elas ficaram realmente boas. 

Eu comecei a escrever uma história para o meu próximo álbum de estúdio, mas que não será lançado até 2015. Eu quero esperar um tempo e ver como essas duas músicas novas estão indo com os fãs, então eu definitivamente quero escrever com Rick para o próximo álbum!


RtM: E o Blaze Bayley, o fã de música? O que você costuma ouvir em casa? Que novas bandas atraem sua atenção? E se fôssemos revirar sua coleção pessoal, qual o álbum mais estranho que encontraríamos?

BB: Eu realmente não tenho muito tempo para ir e ver outras bandas, geralmente os fins de semana são normalmente reservado. Algumas semanas atrás eu consegui ir ver meus amigos do Sabaton, na Bélgica. Eu realmente gosto deles como artistas e amigos. Eu tenho alguns álbuns country no meu telefone de modo que seria o mais estranho, eu acho.

RtM: Falando um pouco sobre o excelente EP "Russian Holiday", você sempre deixou claro que gostaria de lançar algo acústico, e em "Russian Holiday" tivemos um excelente trabalho, tanto que gerou uma tour acústica, que terá continuidade nesse ano e em 2014. Em relação a este projeto, podemos esperar mais lançamentos nesse formato?

BB: Eu não estou planejando novos lançamentos no momento, mas quando for a hora certa eu gostaria de fazer mais. É um projeto que eu amo fazer, mas eu tenho que ficar focado no Heavy Metal, porque é o que mais importa.

RtM: Sempre houveram rumores e comentários de que muitos dos membros do Iron Maiden não possuem um bom relacionamento entre si, e que a banda está junta somente por forças maiores, como os negócios envolvidos, a legião de fãs, e o fato de que sozinhos não teriam tanto sucesso. O que você nos diz a respeito, e se você, no período em que esteve na banda, sentiu ou percebeu que realmente havia alguma indisposição entre alguns membros?

BB: Eu não notei nada enquanto eu estava na banda. Sempre haverá argumentos e coisas que você não concorda, mas a banda sempre se deu bem.


RtM: E os seus hobbies? O que você curte fazer nas horas de folga? Curte filmes, séries de TV? Futebol?

BB: Gosto muito de andar de moto ou de trabalhar nela. Quando é um dia ensolarado, eu chamo meus amigos para andar o dia todo. Eu também gosto de passar o tempo com minha esposa e minha filha que agora está com 2 anos.

RtM: Se lhe pedissem para regravar algum álbum do Maiden, qual você gostaria de regravar com os seus vocais?

BB: Eu gosto de todos os álbuns, como eles são, mas seria ótimo se eu pudesse regravá-los. Eu sinto que minha voz tem crescido muito nos últimos anos, por isso seria interessante ouvir ela nos álbuns que eu gravei com o Maiden.

RtM: Falando ainda desta turnê acústica, você irá retornar ao Brasil em dezembro, e um dos shows será em Santo Ângelo/RS, onde o Road to Metal irá cobrir com exclusividade. O que podemos esperar desses novos shows? Em termos de set-list teremos alguma surpresa?

BB: Nós ainda precisamos decidir o set-list, mas vamos mudar um pouco a partir de janeiro deste ano. Tentamos encontrar um bom equilíbrio entre as músicas do Iron Maiden e músicas de minha carreira solo. Vai ser louco como sempre no Brasil!


RtM: Blaze, foi uma honra entrevistá-lo novamente! Deixe uma mensagem para seus fãs do Road to Metal e do Brasil! Obrigado mais uma vez!

BB: Eu gostaria de agradecer a todos os meus fãs no Brasil por todo o seu apoio e palavras gentis que me deram ao longo dos anos! Eu mal posso esperar para vê-los em dezembro e janeiro!


Entrevista por: Renato Sanson / Carlos Garcia
Tradução/revisão: Renato Sanson / Carlos Garcia
Edição: CJ Garcia



Site Oficial
Biografia
Facebook

Acesse a loja virtual oficial do Blaze, e adquira material exclusivo:
Adquira Material Oficial Aqui


Nenhum comentário: