segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Eu Acuso!: Para Jamais Calar

Letras (im)pertinentes fazem da música pesada um manifesto social

2013 ficará marcado pelas manifestações populares contra os maiores cânceres do Brasil, como a corrupção e o abuso de poder, algo que sempre se alimentara da apatia do povo.

E que música melhor que o Rock & Roll, sempre o porta-voz da revolta, para a trilha sonora? É nesse espírito (já presente muito antes das manifestações) que a Eu Acuso! passa a chamar grande atenção no underground gaúcho, afinal, com “Liberdade Presumida” (2013), seu álbum de estreia, o grupo que conta com integrantes experientes (com passagens em bandas clássicas como Distraught, Sacrario e Leviaethan) chama a atenção e manda sua mensagem: jamais vamos nos calar.

Com uma sonoridade pesada e Crossover, mas trazendo elementos de Rap, com fortes influências de Rage Against the Machine e bandas de Hardcore que também fazem de sua música um manifesto contra os problemas do mundo, a Eu Acuso! nos brinda com 10 faixas, cantadas em português (sempre exalto coragem dos grupos que não abandonam sua língua mãe) por Sandré Sarreta, trazendo grandes riffs (méritos de Carlos Lots) e cozinha como carro-chefe nas mãos de Marcelo Cougo (baixo e vocal) e Ale Mendes (bateria).

O álbum já começa com aquela que é a música que melhor representa a banda. Falo de “A Verdade”, que inclusive teve vídeo clipe oficial lançado recentemente e traz cenas das manifestações em Porto Alegre deste ano. Frases marcantes como “Eu acuso sua obra nefasta/Eu acuso sua fraqueza de espírito/Nessa hora em que a verdade está em marcha/Eu o acuso de calar o grito” já valem a obra toda e mostram que a banda não está para brincadeira.

Faça o download gratuito do CD no site da banda (clique aqui)

“Choveu Sangue na Cidade” traz bastante peso nas guitarras, assim como merecem destaque imponentes e inteligentes composições como “Lona Preta” (com a temática MST), “Olho por Olho/Sangue por Óleo” (primeira música divulgada da banda) e “Pela Janela do Bunker”, com muito groove (veia pulsante no verdadeiro Funk) e que fecha muito bem este CD-manifesto.

“Liberdade Presumida” está disponível para download gratuito, apesar de possuir uma edição física de muito bom gosto, com arte de capa incrível e encarte com todas as letras. Que a música da Eu Acuso! siga mobilizando a reflexão e a manifestação popular de quem jamais vai voltar a calar.

Stay on the Road

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Eu Acuso!
Álbum: Liberdade Presumida
Ano: 2013
País: Brasil
Tipo: Heavy/Hardcore/Crossover 
Selo: Independente
Assessoria: Wargods Press

Formação
Sandré Sarreta (Vocal)
Marcelo Cougo (Baixo e Vocal)
Carlos Lots (Guitarra)
Ale Mendes (Bateria)




Tracklist
01 – A Verdade
02 – Bala Perdida
03 – Choque de Ordem
04 – Choveu Sangue na Cidade
05 – Idade Mídia
06 – Lona Preta
07 – Mano Lugar
08 – Não Conte a Ninguém
09 – Olho por Olho/Sangue por Óleo
10 – Pela Janela do Bunker

Acesse e conheça mais sobre a banda

Assista ao vídeo clipe de "A Verdade"

Nenhum comentário: