sábado, 21 de setembro de 2013

Iron Maiden: Rock in Rio Pela 3º Vez



Quando criei o Road to Metal junto com amigos lá em 2008, a postagem de estreia do então blog foi uma resenha (ou seria um relato de fã?) do meu primeiro show do Iron Maiden que pude ir, a saber, em Porto Alegre/RS naquele ano, quando ainda usava o pseudônimo EddieHead (parece que foi ontem).


Com a aproximação do dia 22 de setembro, logo no próximo fim de semana, não poderia deixar passar em branco o retorno do Iron Maiden ao Brasil, sobretudo com a esperada volta ao Rock in Rio, cujo show entrará para a história de vida deste redator como sendo o maior das 4 apresentações que pode ver.

O grupo capitaneado por Steve Harris (baixo) fez sua primeira mega apresentação, de amplitude mundial, justamente na primeira edição do festival brasileiro, em 1985, ainda durante a “World Slavery Tour”, que divulgava o aclamado “Powerslave” (1984).

Demorou 16 anos para que a banda voltasse ao festival, na terceira edição em 2001. Na ocasião, outra apresentação histórica, pois além de ser a única da “Brave New World Tour” em solo brasileiro (fato que os paulistas amargam até hoje), foi o show final da turnê e o primeiro DVD da banda oficial gravado no Brasil, rendendo “Rock in Rio”, CD/DVD duplo, provavelmente o lançamento que colocou o Brasil definitivamente na rota das turnês da banda, agora já como sexteto e com Bruce Dickinson (vocal) no posto de frontman da banda.



Quando a edição de 2011 do Rock in Rio, que trouxe o festival de volta ao Rio de Janeiro, foi anunciada, muito especulou-se da volta da banda, inclusive com Medina, idealizador do festival, dizendo abertamente que desejava ter a banda de volta. Infelizmente, a volta não aconteceu e naquela edição a banda principal de Heavy Metal foi o Metallica, estreando no festival no Brasil.

2013 e cá estamos, a poucas horas da mais nova aparição da Donzela no festival que, apesar de receber muitas críticas pelo seu ecletismo, é o único festival desse porte no Brasil capaz de trazer nomes imensos, como Iron Maiden, Metallica, Slayer, Avenged Sevenfold, sem falar nas atrações no Palco Sunset, como Krisiun, Destruction, Helloween, Sepultura e por aí vai.

O Iron Maiden, desta vez, se apresentará em São Paulo/SP e Curitiba/PR também, trazendo consigo Ghost e Slayer como bandas de apoio. Mas, inegavelmente,a  apresentação no Rock in Rio é a mais aguardada no país, seja pela estrutura de palco e magnitude do festival, seja pela volta após 12 anos da lendária apresentação de 2001.


Com a “Maiden England World Tour”, a banda traz sua turnê baseada no álbum “Seventh Son of a Seventh Son”, que não passou por aqui no fim da década de 80, mas que agora, com um setlist diferente, mas trazendo canções não executadas aqui, vem ao Brasil, seguindo na filosofia de reviver os grandes momentos dos anos 80 (vide os inúmeros shows da “Somewhere Back in Time Tour” em 2008 e 2009).

Clássicos de sempre como “Fear of the Dark”, “The Number of the Beast”, “The Trooper” e “2 Minutes to Midnight” intercalar-se-ão com faixas que, se não são inéditas, pelo menos dão ares de novidades aos shows da banda, como “The Prisioner”, “Afraid to Shoot Strangers” e a épica e mais aguardada “Seventh Son of a Seventh Son”.


A expectativa é grande, sobretudo após a divulgação extra-oficial de que tanto o show de São Paulo quanto do Rock in Rio serão gravados, mas mais ainda pela volta do grupo ao país que, mesmo acontecendo de dois em dois anos, sempre é um acontecimento, gerando muita ansiedade nos maidenmaníacos e chamando muito atenção na mídia em geral, que neste fim de semana se voltará ao show que encerrará mais uma edição histórica do Rock in Rio, doa a quem doer, é Iron Maiden.

Texto: Eduardo “EddieHead” Cadore
Fotos: Divulgação
Revisão: Renato Sanson

Nenhum comentário: