sábado, 28 de setembro de 2013

Thy Symphony: O Metal Sinfônico Ainda Tem o Que Oferecer

Novo álbum da banda paulista deve agradar amantes do Metal Sinfônico

Se no fim dos anos 90 até a metade da década seguinte o mundo foi tomado por bandas de Symphonic Metal, nos anos que se seguiram o gênero perdeu muito espaço, parecendo que, com exceção dos grandes nomes, nada de bom surgiria.

Tal cenário tem se modificado nos últimos anos em todo mundo e, aqui no Brasil, embora ainda respirando com dificuldade, a música pesada sinfônica tem alguns nomes bastante interessantes e representativos e quem sabe o mais promissor seja Thy Symphony.

Banda já possui certa boa reputação no Velho Mundo, onde já realiza shows

Oriundo de São Paulo, o grupo lançou (via Ms Metal Records) seu segundo álbum, “A New Beginning” (2013) que, como o nome sugere, traz várias mudanças na banda, além da evolução natural já esperada após  “Harmonizing The World” (2010).

Com a chegada dos novos vocalistas Kalina Bonizi (no posto de  Camila Senne) e Leandro Baracho (no lugar de André Rima), “A New Beginning” vem como um lançamento de grande qualidade, méritos também dos demais integrantes, claro, César Raize (guitarra, que foi substituído por Danny Scheider), Eric Fleming (bateria), Marcello Valsesia (teclados) e Rene L’abate (baixo).

São 14 faixas produzidas e mixadas pela própria banda e que apresentam um grupo que abusa da sinfonia, provavelmente o ponto alto do álbum que, apesar disso, não deixa de soar pesado, ora rápido, ora cadenciado, com os vocais sempre divididos, evitando que a sensação de repetição de vocais se instale.

Confesso que precisei de algumas audições para entrar no clima do disco, já que a produção é um pouco estranha, além de que o Symphonic Metal realizado pela banda é um gênero saturado e, apesar do grupo manter a essência do mesmo, foi capaz aqui de fazê-lo com tanta qualidade, que não corremos o risco de enjoar nas primeiras audições, pelo contrário, você irá aos poucos identificando todos os detalhes temáticos do grupo.

Faixas como “2012 A New Beginning” (épica e com mais de 12 minutos), “Dark Kight”, “The Time Traveller” e “Watcher” são boas pedidas para quem quer ter uma ideia do que o disco oferta. A faixa de trabalho “Where Land Begs for the Sun”, cujo vídeo clipe você confere abaixo, também se destaca, embora não seja a melhor faixa do álbum.

Trocando em miúdos, “A New Beginning” é a prova de uma evolução natural da Thy Symphony (apenas a arte de capa não me agradou e as letras miúdas no encarte podem dificultar a leitura) que, se não reinventa o Symphonic Metal, pelo menos faz o mesmo dar uma respirada aqui no Brasil, mostrando para o mundo (já que a banda tem excursionado pela Europa) que aqui tem de tudo e de ótima qualidade. Indicado para amantes de Nightwish (fase inicial), After Forever, Epica e afins.

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Thy Symphony
Ábum: A New Beginning
Ano: 2013
País: Brasil
Tipo: Symphonic Metal
Selo: MS Metal Records
Assessoria: MS Metal Press



Formação
Kalina Bonizi (Vocal)
Leandro Baracho (Vocal)
César Raize (Guitarra)
Eric Fleming (Bateria)
Marcello Valsesia (Teclados)
Rene L’abate (Baixo)


Tracklist
1. Hope and Fear
2. Galaxy s Great Eye
3. Saints and Sinners
4. Revolution
5. Charming Nymph
6. Where Land Begs for the Sun
7. Dark Knight
8. Watcher
9. Thin Line to Insanity
10. Endless Moment
11. WTC (Win the Conspiracy)
12. Time Traveler
13. 2012 A New Beginning
14. Spark of Life

Assista ao vídeo clipe oficial de "Where Land Begs for the Sun"


Acesse e conheça a banda

Nenhum comentário: