domingo, 22 de setembro de 2013

Wael Daou: História dos Grandes Conquistadores Através da Música Instrumental


Um disco temperamental, instigante e variado. É isso que você encontrará no EP de estreia do guitarrista e compositor Wael Daou, que acabou de lançar de forma independente  "Ancient Conquerors".

Muitos podem pensar, e com certa razão, que discos de guitarristas são em muitas vezes chatos e enfadonhos, pois priorizam a técnica e não o feeling e muito menos se preocupam com a estrutura musical, se vai estar agradável ou não, ou simplesmente fazer música só para outros músicos (saudade da época grandiosa de Joe Satriani), mas o que Wael apresenta é algo diferente dos padrões, claro que ele é dotado de uma técnica invejável, porem sua prioridade não é o exibicionismo, mas sim o sentimento que a música irá passar.

"Ancient Conquerors" é bem variado e muda a todo instante, é um disco temático, onde cada faixa representa um dos grandes conquistadores da história contemporânea da humanidade, trazendo diversas influências e muita musicalidade. Influências essas que vão do Jazz ao Fusion e que se entrelaçam com o Heavy Metal.

A produção do disco está em um bom nível, em alguns momentos parece estar seca demais, algo que pode ser melhorado nos próximos lançamentos, mas tudo soa audível e equilibrado. A parte gráfica é um show a parte, méritos de Gustavo Sazes, fazendo uma belíssima capa, que condiz com o tema do álbum, e um encarte que a completa perfeitamente.


Musicalmente é um excelente trabalho instrumental, prezando pela emoção das composições, deixando-as com vida própria, como no caso de "Genghis Khan Rise", que abre o disco de forma agressiva e atemporal, trazendo destaque nos riffs e com baixo/bateria soando coeso e pesado, e chegando nos solos que prezam pelo feeling e não pela técnica exagerada.

"Salah El Dine Arabe" já muda totalmente, com seus acordes árabes que dividem espaço com pianos e violinos, numa faceta mais cadenciada e com solos envolventes, que ao decorrer ganha maior velocidade, mas se mantendo grandiosa; "Atilla the Hun" muda novamente o rumo do EP, deixando a guitarra de lado e ganhando destaque os demais instrumentos, tornando-se hipnótica; O épico "Xerxes I Fallen" (com seus mais de nove minutos), volta os holofotes à guitarra, com solos muito bem construídos, mostrando boa técnica e com um andamento ora cadenciado, ora mais rápido; Em "Domitian" temos um excelente duo de guitarra-teclado e um clima mais "alegre" e melodioso; e fechando os trabalhos a mais virtuosa "Hiram I", onde Wael mostra toda sua técnica, dando destaque as seis cordas de sua guitarra.

Um disco instrumental atípico, mostrando um bom diferencial, com composições fortes e marcantes. Mais uma grata surpresa, que tem tudo para ganhar reconhecimento além do território nacional.



Texto: Renato Sanson
Revisão:Carlos Garcia
Fotos: Divulgação


Ficha Técnica
Banda/Músico: Wael Daou
EP: Ancient Conquerors
Ano: 2013
Estilo: Música Instrumental


Formação:
Wael Sami Daou (Guitarra/Programação de Bateria)
Marcos Saraiva (Baixo)



Tracklist:
01 Genghis Khan Rise
02 Salah El Dine Arabe
03 Atilla the Hun
04 Xerxes I Fallen
05 Domitian
06 Hiram I


Acesse e conheça mais o músico:


Nenhum comentário: