sábado, 26 de outubro de 2013

Carcass: Cirurgicamente Perfeito!

Lendária banda inglesa retorna após 17 anos sem material inédito

No longínquo ano de 1996, para ser mais preciso, no dia 10 de junho daquele ano, se encerrava as atividades de uma das maiores bandas de Death Metal de todos os tempos, pioneira do Grindcore/Splatter, marcada na história com o álbum “Swansong” (1996).

Nova formação mantém a usual qualidade
Ah! como fazia falta o Carcass! Os longos 17 anos sem um gravação oficial fazia o maior fã perder as esperanças em ainda um dia poder ver Jeff Walker (baixo/vocal) e Bill Steer (guitarra) compondo qualquer tipo de barulho, e indo mais além, o que iria vir depois de todo esse tempo. Cabe aqui uma pergunta: será que vale a pena esperar todo esse tempo por um disco novo? Nesse caso, acredito que sim, porque temos em "Surgical Steel" (2013) uma obra-prima no mesmo nível de “Heartwork” (1993), época ainda que contava com o talento de Michael Amott (Arch Enemy), talvez a maior influência pela evolução da banda.

Estamos aqui frente a um dos melhores discos de Metal extremo em anos, e não é exagero em relatar isso. A qualidade e maturidade atingida pela banda é de espantar qualquer cinquentão nesse meio. A bolacha começa com “1985”, uma introdução de pouco mais de 1 minuto, que só aumenta o suspense para que a pancadaria comece logo, ali com o ouvido preso ao som. Enfim, chega “Thrasher’s Abattoir”. E que música, meu camarada! Que porrada, que guitarra e que solo! Falta argumentos para descrever tamanha qualidade, assim como será do início ao fim. Pegada Death Metal nunca deixada de lado pela banda, com pitadas do bom e velho Thrash Metal. Triste não chegar nem sequer aos 2 minutos, porque deveriam ser mais que o dobro.
Em seguida, “Cadaver Pouch Conveyor System”. Simplesmente cativante. Aqui a banda apresenta seu peso mesclado com a melodia marcante de antigamente, podendo, eu diria, se encaixar perfeitamente em álbuns dos anos 90. A faixa ainda conta com a honra da participação de Ken Owen, primeiro baterista do grupo.

“A Congealed Clot  of Blood” e “The Master Butcher’s Apron” já seguem uma linha mais melódica, segurando o freio, o que nos remete muito ao “Heartwork”. “Noncompliance to ASTM F899-12 Standard” já começa com o pé no acelerador, despejando blast beat. Furiosa, sendo uma das mais compridas do álbum, conta com um solo inspirado de senhor Steer. A bateria de Daniel Wilding é certeira, acerta precisamente cada virada e segurada no ritmo, unindo-se perfeitamente com o baixo preciso de Walker. Uma das melhores!

“The Granulating Dark Satanic Mills” retoma o ritma mais cadenciado, possuindo um bom solo e uma levada muito interessante. É hora de dar uma respirada, porque depois dessa não tem descanso. É aí que vem “Unfit for Human Consumption”, com um riff de abertura fenomenal, daqueles que ficam horas zumbindo no ouvido. Vocal empolgante de Jeff, o que faz parecer que esse álbum saiu em menos de um ano depois do “Heartwork”, e a bateria novamente mostrando porque veio. Assim, mantendo o ritmo no mesmo nível, “316 L Grade Surgical Steel”, o que acontece em todo o álbum, homogêneo em qualidade.

Banda voltou ao Brasil em abril deste ano

“Captive Bolt Pistol” é a mais conhecida do pacote, vista que já havia sido apresentada em single antes do lançamento do álbum. Não há muito o que falar aqui, pois foi a que abriu o apetite para os fãs da banda. E é chegada a vez da grandiosa e marcante “Mount of Execution”. Desde a primeira vez que ouvi o álbum por completo, já ficou no topo da lista. Sua introdução acústica dá um clima que há tempos não se ouvia. E que clima se cria aqui, digno de clássicos, digno de Carcass! Junte os álbuns “Necroticism: Descanting the Insalubrious” (1991), “Heartwork”, “Swansong” e mais o que se viu até aqui no “Surgical Steel”, e você terá uma das músicas mais completas de toda a carreira do Carcass. Alternando em momentos cadenciados e outros porradeiros, temos a música mais longa do álbum e em nenhum momento cansativa ou enjoativa. Clássico absoluto, sem exageros.

Cabe aqui lembrar a grande competência por traz da mixagem da banda do sempre renomado Andy Sneap e toda sua experiência, e de Ben Ash na guitarra. E, claro, a simples e brilhante capa, que não foge em nada do habitual.

"Surgical Steel" só tem recebido elogios e é um dos principais lançamentos de 2013

Ouça sem parar, várias vezes ao dia e na semana. Indispensável para qualquer fã da trupe de Steer e Walker, e para você que não conhece a banda, é uma ótima pedida, porém não deixe de ouvir a discografia inteira dessa honrosa banda, que infelizmente nos presenteia apenas com seu sexto álbum de estúdio. Nada abaixo de uma nota 10, entre os meus TOP3 do ano. Aprecie sem moderação!

Texto: André Sauer
Edição/revisão: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica:
Banda: Carcass
Álbum: Surgical Steel
Ano: 2013
País: Inglaterra
Tipo: Death Metal/Grindcore Splatter

Formação: 
Jeff Walker (Baixo/Vocal)
Bill Steer (Guitarra/Vocal)
Daniel Wilding (Bateria)
Ben Ash (Guitarra) (participa ao vivo)


Tracklist:
1. 1985 (Instrumental)
2. Thrasher s Abbatoir
3. Cadaver Pouch Conveyor System
4. A Congealed Clot of Blood
5. The Master Butcher s Apron
6. Noncompliance to ASTM F 899-12 Standard
7. The Granulating Dark Satanic Mills
8. Unfit for Human Consumption
9. 316 L Grade Surgical Steel
10. Captive Bolt Pistol
11. Mount of Execution

Acesse e conheça a banda

Ouça "Captive Bolt Pistol"

Confira o teaser oficial do álbum

Nenhum comentário: