quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Hevilan: Chegando Para Ficar

Banda estreia com álbum surpreendente

Apesar de já ter certa experiência em apresentações ao vivo e um EP aclamado pela crítica lá em 2006, a Hevilan ainda é uma banda novata e pouquíssima conhecida (particularmente, nunca ouvira falar).

Ao invés do grupo lançar algum material mediano, só para mostrar que “está vivo”, resolveu vir com tudo no seu álbum de estreia que, com nome sugestivo de “The End of Time” (2013), faz um estardalhaço, investindo pesado para produzir um disco digno de ser lembrado como um dos melhores lançamentos dos últimos anos.

Embora pareça exagero de redator, ao ouvir dezenas de vezes o álbum, a certeza só se solidificou de que, sim, Hevilan tem uma poderosa arma de divulgação em massa, pois acertaram absolutamente em tudo: desde a sonoridade (um Power/Heavy Metal pesado, lembrando Firewind, Symphony X, Symbolica, etc.), a produção (à cargo de Adair Daufembach, Brendan Duffey e Adriano Daga), material de divulgação (edição digipack, altíssima qualidade) e, para carimbar e mostrar que os caras não estão pra brincadeira, Aquiles Priester (Hangar, ex-Angra) gravou a bateria e irá excursionar com a rapaziada.

Além de toda qualidade sonora, banda fez questão de lançar o álbum em versão digipack de luxo
São 9 faixas inéditas (e a regravação de “Blinded Faith”, do EP de 2006) que trazem uma banda sem insegurança, ousada, mas sem deixar para trás a essência do gênero que escolheram, afinal, são muitos riffs rápidos, solos cortantes e afiados, vocais poderosos e agressivos (não confundir com guturais), refrãos grudentos e uma bateria digna de um dos melhores trabalhos do Polvo.

“Regenis” já começa quebrando tudo (nada daquelas introduções bobinhas de outras bandas do gênero), mostrando um grupo maduro, agressivo e técnico, mas com muito feeling (destaque para as guitarras de Johnny Moraes); “Shades of War” começa com o poderoso vocal de Alex Pasqualle (estou curioso para saber se ao vivo consegue detonar como em estúdio); “Minus is Call” é bem cadenciada, música pronta para o headbanging; “End of Time” dá uma quebra no ritmo com seu início com sinos, mas logo é retomada como uma das mais pesadas do disco, perdendo nesse quesito apenas para “Desire of Detruction”, disparada a melhor faixa do álbum (porrada atrás de porrada, com Pasquale mostrando que tem tudo para se tornar uma referência na cena nacional).

Aquiles Priester abrilhanta bastante a cozinha da banda, afinal, considerado o melhor baterista do Brasil por 12 anos consecutivos e reconhecimento mundial, tanto entre músicos quanto entre fãs das bandas pelas quais tocou ou toca. O Polvo faz um trabalho impecável e quase dá para imaginá-lo executando as faixas ao vivo, pelo feeling que podemos sentir e que lhe é característico. Bom, “Son of Messiah” está aí para provar isso.

Uma das capas do álbum de estreia
A parte sinfônica não é esquecida, sobretudo na pesada “Sactum Imperium” e “Dark Throne of Babylon” e a banda foi inteligente trazer um lado mais emocional (menos agressivo) em “Loneliness”, que fecha o disco (desconsiderando a faixa bônus) e que traz nada menos que um quarteto de cordas (composições do baixista Biek Yohaitus).

Aliás, participações especiais marcam o álbum, pois além das já citadas, temos Vitor Rodrigues (Voodoopriest, ex-Torture Squad) emprestando seus guturais em três faixas e a soprano Adriana Navarro em “Son of Messiah”.

Ufa, depois de linhas e mais linhas, só resta dizer o seguinte: se justiça for feita, você vai ouvir falar muito (e bem) da Hevilan depois de “The End of Time”. A banda chegou para ficar.

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação
Assessoria: Ms Metal Press

Ficha Técnica:
Banda: Hevilan
Álbum: The End of Time 
Ano: 2013
País: Brasil
Tipo: Power/Heavy Metal 
Gravadora: Voice Music 

Formação
Alex Pasqualle (Vocal)
Johnny Moraes (Guitarras)
Biek Yohaitus (Baixo)
Aquiles Priester (Bateria – Convidado Especial)





Tracklist
01. Regenesis
02. Shades of War
03. Minus Is Call
04. End of Time
05. Desire of Destruction
06. Sanctum Imperium
07. Dark Throne of Babylon
08. Son of Messiah
09. Loneliness
10. Blind Faith 2013

Ouça "Desire of Destruction"

Confira "End of Time"


Acesse e conheça mais sobre a banda
Contato: press@hevilan.com.br ou eduardo@msmetalpress.com 

Nenhum comentário: