sábado, 2 de novembro de 2013

As Dramatic Homage: Exército de Um Homem Só

"Crown", música para ouvidos maduros

Não sou hipócrita em dizer que o que me chamou atenção e interesse em conhecer o disco “Crown”, lançado em 2012, da banda As Dramatic Homage, foi sua capa, uma das mais interessantes e bonitas que já vi.

Pesquisando mais a fundo, descubro que a “banda”, na verdade, é formada por um integrante, o vocalista, guitarrista, programador e compositor (ufa!) Alexandre Pontes, do Rio de Janeiro, que fez questão de me enviar um exemplar de seu trabalho, que inclusive foi Play da Semana aqui no site. Obviamente, As Dramatic Homage conta, hoje, com integrantes, dando o status de banda.

Alexandre Pontes gravou praticamente tudo sozinho. Atualmente, o grupo possui membros fixos.

São 9 faixas, gravadas e mixadas no Pyro Z. Studio e no HCS Estúdio, em que fica fácil afirmar que “Crown” não é um disco de fácil audição. Um dos motivos é a bateria, que soa um tanto estranha, mas, após algumas audições, tal desconforto passa e você passa a perceber as qualidades. Outro é a proposta, bastante ousada, em que Pontes caminha por momentos bastante variados, exigindo do ouvinte uma escuta madura e aberta à mistura, tudo feito, diga-se de passagem, com muita qualidade.

Pontes traz uma belíssima obra, com muitas passagens variadas, vocais que vão de melodias suaves aos guturais, com climas sombrios e passagens acústicas, muitas vezes quase psicodélicas. O que parece uma mistura muito irregular, mostra seu charme em canções como “Journey Inside” (amantes de bandas como Amorphis, Anathema e Paradise Lost, fiquem ligados), “Idylic” (pesada e variada) e “From the Battle of Pain” (finalizando o trabalho com maestria).

“Crown”, que termina rapidamente (pouco mais de 30 minutos), o que impossibilita que a audição se torne cansativa, mostra todo o talento de Pontes que, além de apresentar-se como uma grata surpresa como compositor instrumental (experiência ele tem, só falta maior reconhecimento), levou à parte lírica ótimas reflexões de origem filosófica, mostrando a habilidade que extrapola o mundo sonoro e colocará você a repensar a existência.

Apesar da necessidade de uma melhor produção em trabalhos futuros,  As Dramatic Homage deve agradar os ouvintes dos mais variados gêneros, transbordando rótulos e mostrando que a música tem poder. 

Stay on the Road

Texto/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação
Assessoria: Heavy and Hell Press

Formação:
Alexandre Pontes (Vocal/Guitarras/Programação)

Participação:
Alexandre Martins (Baixo)
Murilo Pirozzi (Baixo em “Journey Inside”)
Elibert Nunes (Guitarra/Cordas)
Romulo Pirozzi (Guitarra/Cordas)


Tracklist:
01. Lessons
02. Monumental
03. Awake To The Twilight
04. The Icon Omnipresent
05. Journey Inside
06. Redemption
07. Idyllic
08. From The Battle Of Pain
09. The Age Of Transition

Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: