sábado, 16 de novembro de 2013

Entrevista: Fabio Lione - A Definitiva Nova Voz do Angra?

"Se algumas pessoas querem um “clone” do primeiro ou do segundo vocalista... Bem, eu posso entender isto, mas eu não acho que é o correto."

Em meio a lançamento de DVD ao vivo com o Angra, divulgação da gravação de um novo álbum com seus vocais, conseguimos um espaço na apertada agenda do vocalista italiano Fabio Lione para uma entrevista exclusiva, na mesma semana em que foi confirmado como a nova voz do Angra. Bom, pelo menos no próximo CD de estúdio. Mas, como você perceberá na entrevista, o vocalista e a banda estão ansiosos pelo que virá e ninguém parece falar em ser algo “provisório”. Seria Fabio Lione o vocalista definitivo da maior banda de Power Metal do Brasil? Leia e confira.

(Check out the English version here)

Road to Metal: Olá, Lione. Desde este ano, você tem cantado com o Angra em turnê, incluindo a América Latina. Conte-nos sobre o convite que você recebeu de juntar-se ao Angra.

Fabio Lione: Bem... eu conheço os caras fazem muitos anos... Kiko [Loureiro, guitarrista] e Rafael [Bittencourt, guitarrista] primeiramente, mas eu também encontrei o Ricardo [Confessori, bateria] antes, na Itália, e o Kiko estava escrevendo para mim com a banda. Eles me perguntaram se gostaria de juntar-me à banda para o Cruzeiro 70000 Tons of Metal em Miami e nós tivemos uma ótima experiência e shows legais... Eu penso que as pessoas apreciaram muito o que fizemos, e isto é aconteceu conosco após deixarmos um festival em São Paulo [Lione fala do Live ‘N Louder 2013], e então nós decidimos seguir com uma grande turnê sul-americana, grandes shows e setlists e uma resposta muito boa vinda do público!!!

"Penso que estarei indo melhor e melhor, combinando meu estilo com as músicas sem perder o espírito, esta banda é demais."

RtM: Muito bom. E sobre a sua adaptação à banda, considerando que o Angra é uma banda de Metal brasileira e você é um cantor italiano. Como é isso para você?

Fabio Lione: Honestamente, eu não conhecia tudo sobre os discos da banda... eu devia conhecer os primeiros 5 discos e eu não tinha tido muito tempo para aprender tudo, mas eu penso que fiz um grande trabalho, considerando que estamos falando de muitas músicas e músicas não necessariamente fáceis de cantar!!

Passo a passo, eu penso que aprendi muito bem o material e continuo aprendendo... então, penso que estarei indo melhor e melhor, combinando meu estilo com as músicas sem perder o espírito, esta banda é demais.

"Eu sei que muitas pessoas gostariam de um vocalista brasileiro na banda e muitos fãs estão pensando no Andre [Matos, ex-vocalista da banda] e no primeiro “som” que a banda tinha..."

RtM: Os fãs brasileiros são alguns dos mais fanáticos do mundo. Isto é dito por 9 a cada 10 bandas mundo afora. Como um músico internacional, como você sente a recepção do público brasileiro?

Fabio Lione:  Bem... Isto foi a nossa primeira coisa legal que notamos. As pessoas realmente gostaram da combinação e todos os shows que nós fizemos... (Eu sei que muitas pessoas gostariam de um vocalista brasileiro na banda e muitos fãs estão pensando no Andre [Matos, ex-vocalista da banda] e no primeiro “som” que a banda tinha...). Honestamente, eu penso que a banda precisa ter um tipo de evolução no som e compor novas músicas, com novos elementos sem perder o estilo e identidade... E isto é o que o Angra fez em todos estes anos e é o que a banda continua fazendo, e é natural para os fãs pensarem no passado às vezes... Mas toda banda precisa olhar para o futuro e encontrar novos elementos, insumos e evolução para ser grande e forte.

"Nós tínhamos um set-list fantástico, grandes convidados conosco e a banda fez um show incrível!"

Eu acho que estamos fortes agora, com um incrível set-list e um sensacional potencial... Se algumas pessoas querem um “clone” do primeiro ou do segundo vocalista... Bem, eu posso entender isto, mas eu não acho que é o correto. Uma boa banda precisa de bons músicos e de um bom vocalista com sua própria personalidade, isto é, provavelmente, o motivo de um monte de pessoas terem gostado dos shows que fizemos... Elas viram uma banda forte que tocou bons shows. Em adendo a isto, eu tenho que dizer que nós todos temos esta “alma” latina conosco... Então as pessoas podem ver e sentir isto. Então, no fim, eu posso dizer que a reação dos brasileiros foi legal e provavelmente melhor do que nós esperávamos.
Banda ensaiando

RtM: Recentemente o Angra lançou seu novo DVD ao vivo, gravado em São Paulo, com você nos vocais. Qual é o sentimento de gravar um DVD com o Angra onde a banda começou 20 anos atrás?

Fabio Lione: Grande experiência!! Nós tínhamos um set-list fantástico, grandes convidados conosco e a banda fez um show incrível!! Não foi fácil para mim, eu tenho que lhe dizer, porque sempre há uma certa pressão quando você faz certas coisas, mas tudo foi ótimo e fiz as músicas com coração e alma... (Eu acho que as pessoas podem ouvir o sentimento ao vivo nele e a paixão com que fizemos as canções...). Eu estou muito feliz pensando sobre isto.

RtM: Temos certeza que sim. Recentemente, em uma entrevista com Andreoli, o baixista revelou que você irá cantar no novo álbum de estúdio do Angra. Conte-nos sobre o convite para participar da gravação deste novo CD do Angra e quais as suas expectativas sobre isto.

Fabio Lione: Esta é uma grande novidade e um importante passo na carreira da banda... Nós todos sabemos que o que temos que fazer juntos deverá ser algo impressionante... maduro e único... algo que traga a banda a novo patamar!

Eu desejo dar uma incrível performance nele... algo que as pessoas não estão esperando... (Eu também estou praticando alguns novos elementos de “falsete”, novas maneiras de cantar, etc., e estou pensando um monte sobre isto neste momento). E tudo isto combinado com algumas grandes canções!

"Nós todos sabemos que o que temos que fazer juntos deverá ser algo impressionante... maduro e único... algo que traga a banda a novo patamar!"

Road to Metal: Com este novo DVD, a turnê, e, claro, o novo álbum do Angra, todos os fãs se perguntam: quais são as possibilidades de que você se torne um membro permanente do Angra?

Fabio Lione: Bem, penso que isto será algo grandioso para mim e a banda. Honestamente, penso que neste momento temos apenas que pensar sobre os novos shows e a nova gravação! Claro que, após um grande álbum, tudo vai ficar mais fácil e natural. Nós todos temos um bom sentimento e uma ótima relação e energia.... Outro ano como este que tivemos e eu estou certo de que tudo vai ser mais fácil e natural... Nós apenas queremos fazer o nosso melhor para a banda e nós o faremos!

"Penso que neste momento temos apenas que pensar sobre os novos shows e a nova gravação!"


RtM: Você é um músico completo que canta em muitas bandas. Conte-nos sobre os mais novos trabalhos das suas outras bandas, Rhapsody of Fire e Hollow Haze.

Fabio Lione: Ok. Eu finalizei o processo de gravação do novo disco do Rhapsody of Fire há apenas alguns dias antes da turnê do Angra na América do Sul (eu acho que terminei apenas dois dias antes do meu voo para a América do Sul...) e desta vez eu tive também que escrever todas as letras do álbum... foi um trabalho legal e uma experiência interessante. Eu espero que as pessoas gostem do novo disco e espero que na próxima vez eu tenha a chance de colocar minhas ideias também na música... porque desta vez eu apenas compus e sugeri variações, ideias e algumas ideias de vocais, mas com certeza eu tive meu trabalho cantando e escrevendo todas as letras!

Quanto ao CD do Hollow Haze... bem, eu realmente penso que fizemos um trabalho grandioso! Sascha [Paeth, produtor e guitarrista do Avantasia] fez um bom trabalho na mixagem e todos os caras tocaram a gravação de um modo sensacional... Eu tenho certeza que um monte de pessoas podem ter ficado surpresas com este CD... grande som, grandes músicas, melhor disco até agora para a banda!! Também minha maneira de cantar está diferente do que a que usualmente uso e daquela que as pessoas esperam de mim. Este é um grande disco de Heavy Metal, feito e tocado por caras legais!


Fotos: Divulgação

Assista ao vídeo clipe oficial do DVD com a música "Stand Away" e dueto entre Tarja Turunen e Gabio Lione clicando aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pontual. Verdadeiro. Consciente.
O Barilari é um grande cantor e o Rata Blanca uma excelente banda.
Infelizmente, o público brasileiro é preconceituoso com metal cantado em espanhol e, também, em outras línguas - inclusive o portugues onde as bandas nacionais que adotam o brasileirês sofre pra ganhar mercado.

Diógenes