sábado, 9 de novembro de 2013

Fire Hunter: Ascensão Iniciada

Brasileiros lançam disco de estreia

Direto do estado do Paraná, mais precisamente da cidade de Ponta Grossa, a Fire Hunter é mais uma banda buscando seu espaço na cena da música pesada brasileira, lançando seu álbum de estreia neste ano de 2013 (dia 12 de outubro), e à exemplo da ótima safra de grupos de Heavy Metal nacionais, não faz feio em “Arising From Fire” (20130.

Como um quinteto altamente influenciado pelo Heavy Metal oitentista, mas colocando também traços do chamado “Metal Melódico”, numa mistura que, se não é novidade, precisa de músicos competentes para não cair no mais do mesmo e o trabalho ficar esquecido.

Fire Hunter destaca-se pela qualidade com seu Heavy/Power tradicional

Isso dificilmente acontecerá com a Fire Hunter, pois em todas as faixas (com exceção da introdução dispensável) o vocalista Ronaldo Costa, os guitarristas Adriano Burey e Eduardo Moraes, o baixista Natanael Gomes e o baterista Cleberson Neumann, foram extremamente competentes em produzir ótimas canções Heavy Metal, desde “Like a Judas”, que abre, propriamente dito, o álbum, passando por uma das melhores do disco, “Fire Hunter”, uma verdadeira obra-prima (vai agradar muito aos fãs tradicionais de Angra), por exemplo.

O vocalista Ronaldo, embora não inove, mostra extrema capacidade em cantar, desde canções mais rápidas e com certa agressividade, como “Soul of Sorrow” (perfeita!) e “Freedom For Living”, mostra toda uma interpretação emocionante na balada do disco, a triste “Dying Not Knowing”, em que fica evidente certa semelhança com vocalistas como Mike Kiske (ex-Helloween, Unisonic) e Joacim Cans (Hammerfall), já que a própria sonoridade desbanda para sons nessa linha. Um dos destaques do disco.

As guitarras, sempre presentes e transbordando riffs melódicos, intercalando rapidez com cadencia, também merecem menção, mérito da dupla Burey e Moraes, que não decepcionam, assim como a cozinha marca a batida forte, inclusive com o baixo de Natanael indo na linha de Steve Harris (Iron Maiden), caindo na influência tradicional do som da banda. A bateria com bumbo duplo de Neumann faz sua parte com técnica, mas simplicidade, num trabalho bem feito.

Talvez o único ponto negativo seja a produção (pela própria banda) que, longe de ter ficado ruim, soa um pouco abafada, mas inclusive dá um clima de vinil, bem oitentista, o que pode até mesmo ter sido proposital. Quem gosta de produções mais cristalinas, precisa compreender a proposta tradicional da Fire Hunter. Aí, é só correr para o abraço.

“Arising From Fire” não é um divisor de águas da cena nacional, mas vem comprovar que, mesmo em 2013, o Heavy Metal tradicional feito aqui tem muito o que oferecer, e a Fire Hunter é, felizmente, uma dessas bandas “novatas” (mas com experiência, inclusive, de abrir shows de bandas como Scorpions e Angra) que não passarão despercebidas e, já que estão em processo de um segundo disco, nos deixa na expectativa pelo que está por vir, pois, se na estreia os paranaenses fizeram bonito, a tendência é que este vindouro disco supere o debut. Tenho certeza que sim.

Stay on the Road

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Fire Hunter
Álbum: Arising From Fire
Ano: 2013 
Tipo: Heavy Metal/Power Metal
País: Brasil
Selo: Independente
Distribuição: Hellion Distro 
Assessoria: Ms Metal Press


Formação
Ronaldo Costa  (Vocal)
Adriano Burey (Guitarras)
Eduardo Moraes (Guitarras)
Natanael Gomes (Baixo)
Cleberson Neumann (Bateria)


Tracklist:
01. Waiting for the Fire Burns
02. Like a Judas
03. Agonize
04. Fire Hunter
05. Dying Not Knowing
06. Eternal Night
07. Soul of Sorrow
08. Freedom for Living
09. Ceremony

Asssita a banda ao vivo executando "Like a Judas"

Ouça "Soul of Sorrow", um dos destaques do disco


Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: