quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Frade Negro: Heavy Metal é Isso!

Grupo catarinense mostra que os clichês do estilo ainda podem render

Com uma sonoridade bem saudosista, lembrando bastante os anos 80, a banda catarinense (Jaraguá do Sul/SC) Frade Negro trouxe à luz do dia “Black Souls in the Abyss” (2013) que impressiona pela proposta desde a capa (feita por Ed Repka), que parece feita à mão (apesar de cheio de clichês do estilo, é perfeita justamente por isso), passando pela sonoridade calcada no Heavy Metal clássico, com temáticas bastante subjetivas e críticas, tudo sempre carregado de ótimos riffs, momentos rápidos e outros cadenciados, não deixando você com a impressão de que todas as músicas são semelhantes.

"Black Souls in the Abyss" só tem recebido ótimos elogios

Um dos pontos altos é o trabalho nas guitarras de Murilo Soares, que mostra bastante habilidade, sem soar virtuoso, caprichando em riffs cavalares.

Contando com os eficientes M.E. Strelow no baixo e João Ortiz na bateria, que fazem um grande trabalho encorpando bastante o som, tem nas mãos um trabalho que, se não inova, é muito bem feito, sobressaindo-se bastante já na primeira audição e merecendo especial atenção, tanto da mídia quanto dos fãs, que, na certa, não se decepcionarão com faixas viciantes, tais como “The Dead Walk” (atenção ao final que lembra Grave Digger), “Headbangers” (quem sabe a melhor do play), “Forgotten by the Gods” (a mais longa e variada do disco) e “Lost in the Fire”, que fecha o disco com abstante peso, lembrando os primeiros sons do Iced Earth. Aliás, desconheço as influências do Murilo Soares, mas é perceptível vários “toques” a lá John Schaffer (Iced Earth), o que, para mim, já é suficiente para valer a audição.

Apesar de o grupo poder ser encaixado no Heavy Metal, vemos vários elementos de outras vertentes, com muita presença do Rock Clássico, passagens pesadas que flertam com o Thrash Metal, além dos vocais alternados entre agudos e graves de Rodrigo Santos, que podem causar certo estranhamento aos ouvidos mais acostumados com vocais macios e limpos, mas que é o casamento perfeito com a proposta da Frade Negro.

“Black Souls in the Abyss” (que saiu pela Ms Metal Records) pode se tornar um dos grandes lançamentos deste ano de 2013, considerando que são poucas bandas capazes de ainda fazer uso de vários clichês do estilo já na sua capa (caveiras, cruzes, cemitério), apostando numa sonoridade nada “moderna”, mas, mesmo assim, fazer um trabalho tão bem feito (inclusive na produção de Andre Tulipano e da própria banda nos estúdios da Audioworks), soando forte e empolgante. Tenho certeza que ainda ouviremos falar mais da banda a partir dos próximos lançamentos.

Stay on the Road

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação
Assessoria: Ms Metal Press

Ficha Técnica
Banda: Frade Negor
Álbum: Black Souls in the Abyss
Ano: 2013
País: Brasil
Tipo: Heavy Metal
Selo: Ms Metal Records

Formação
Rodrigo Santos (Vocal)
Marcos Strelow (Baixo)
Murilo Soares (Guitarra)
João Ortiz (Bateria)

Tracklist
01 – Danger
02 – Headbangers
03 – Souls in the Abyss
04 – The Dead Walk
05 – Black Warriors
06 – House of Pain
07 – Forgotten by the gods
08 – The Snake Smoked
09 – Lost in the Fire

Acesse e conheça mais sobre a banda

Ouça "Souls in the Abyss"

Assista a banda executando "The Dead Walk" ao vivo

Nenhum comentário: