segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Newsted: Heavy Metal Sujo Para Esquecer o Metallica

Retorno ao Metal em grande estilo
Jason Newsted é um nome que, embora tenha feito história por muitos anos no Metallica, nunca alcançou uma verdadeira exposição individual, sempre à sombra de seus companheiros de banda, inclusive sem a liberdade de compor, algo que revelou quando deixou a banda, no inicio da década passada.

Depois de sumir da grande cena (ele seguiu com bandas mais alternativas e tocando em pubs), de problemas no pescoço que ameaçavam-no de abandonar o Heavy Metal, eis que surge sua banda solo, simplesmente Newsted, e o cara resolve voltar à música pesada em grande estilo, lançando o EP “Metal” (2012) e surpreendendo a todos com um som sujo, poderoso e não necessariamente na mesma linha do Metallica, não pelo menos do Thrash Metal puro oitentista da banda, mas sim um Heavy Metal marcado por influências de bandas como Motörhead .

Adicionando uma segunda guitarra, "Heavy Metal Music" é mais encorpado que o EP de 2012

E é justamente com o nome de “Heavy Metal Music” (2013) que Newsted debuta em disco com nada menos que 14 faixas, incluindo as do citado EP, regravadas, trazendo ao seu lado um competente time com Jesus Mendez na bateria e os guitarristas Jessie Farmsworth e Mike Mushok (este adicionado após o EP do ano passado).

Ao contrário do quem “Metal” deixou transparecer, no álbum completo a banda está mais encorpada, mais cadenciada e em certos momentos menos pesada, mas isso não é motivo para que você pense, amigo leitor, que a banda perdeu energia, pelo contrário, mostra uma evolução madura na sonoridade, mesclando em meio às faixas rápidas, momentos mais arrastados e nervosos, como em “Above All” (confira clipe abaixo) e “Nocturnus” (pura veia Sabbáthica).

Mas são os momentos mais rápidos, secos e diretos que fazem “Heavy Metal Music” um baita trabalho de encher a mão, vide as já conhecidas “Soldierhead” (disparada, a melhor música da banda e uma das melhores do ano passado) e “Godsnake” (que tem funcionado de forma raivosa ao vivo), além das novas “Long Time Dead” (baixão do Jason a lá Lemmy Kilmister) e “Spiderbiter”.

Jason Newsted encontrou seu derradeiro lugar

Jason Newsted finalmente pode dar vazão à sua voz e postura de frontman, massacrando o baixo e cuspindo as letras, numa postura muito headbanger, o que deve agradar quem gostava da presença de palco no seu tempo do Metallica (ou até mesmo antes disso, com o Flotsam and Jetsam), apesar da sonoridade ser mais freada do que aquela que o deixou mundialmente famoso. Porém, o disco está com sua cara, tanto que ele mesmo o produziu, deixando as faixas bastante orgânicas (sem aquela falsidade de muitas produções atuais).

Ao ouvir “Heavy Metal Music”, você poderá até mesmo ficar com uma ponta de saudade da época no Metallica, mas, pensando bem, pela primeira vez, parece que Jason encontrou seu caminho e, daqui em diante, podemos esperar ótimos discos e trabalhos com personalidade, algo que ele não pôde desenvolver na sua antiga banda.

Texto/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Newsted
Álbum: Heavy Metal Music
Ano: 2013
País: EUA
Tipo: Heavy Metal/Thrash Metal
Selo: Chophouse Records


Formação
Jason Newsted (Vocal e Baixo)
Jessie Farmsworth (Guitarra)
Mike Mushok (Guitarra)
Jesus Mendez (Bateria)



Tracklist
1. Heroic Dose
2. Soldierhead
3. .As the Crow Flies
4. Ampossible
5. Long Time Dead
6. Above All
7. King of the Underdogs
8. Nocturnus
9. Twisted Tail of the Comet
10. Kindevillusion
11. Futureality

Assista “Soldierhead”


Assista “Above All”


Acesse e conheça mais a banda

Nenhum comentário: