domingo, 15 de dezembro de 2013

Perc3ption: Ampliando a Definição de Power/Prog Metal



Apesar de já muito comum a denominação Power/Prog Metal, sobretudo aqui no Brasil, onde parece que a maior aposta das novas bandas é seguir esse caminho, cada vez fica mais complicado rotular os trabalhos sempre mais complexos desta cena nacional que é, sem sombra de duvidas, a mais rica do mundo nesse seguimento.

E oriundo dessa expansão, a banda Perc3ption estreia no mercado fonográfico com “Reason and Faith” (2013) (se não contarmos o EP "Insights"), álbum que saiu pela Ms Metal Records com distribuição da grande Voice Music, que contou com a produção de Edu Falaschi (Almah, ex-Angra, Symbols), que tem mostrado tanto talento nesse tipo de trabalho quanto como vocalista. Além disso, o quinteto escolheu muito bem o Norcal Studio, de São Paulo, provavelmente o melhor estúdio para bandas de Metal do país.

A sonoridade caminha por esse tal Power/Prog Metal, mas com o grupo caprichando em composições técnicas, mas com bastante sentimento, afinal, a temática do álbum trata justamente da razão e da fé, da dicotomia entre estes dois polos, mas o disco não é conceitual, já que acaba tratando de outros temas, como sociedades secretas, vampirismo, etc. E os temas são bem representados, desde a capa, muito bela, às imagens do encarte, que, além de trazer as letras, nos brinda com belas imagens referentes a cada canção.

Com os vocais macios e corretos de Luiz Poleto, as guitarras ora nervosas, ora melódicas de Glauco Barros e Rick Leite, com o baixo na cara de Wellington Consoli, bateria bastante técnica e grooveada de Peferson Mendes, além dos teclados do próprio Edu Falaschi como participação especial, “Reason and Faith” é recheado de ótimas composições, sem abusar do peso, com produção cristalina, mas mantendo o som orgânico e apesar de ter uma veia pulsante do Metal Progressivo, não faz muitos rodeios, apesar das composições longas (a menor tem 5 minutos e meio).

Vídeo clipe de "Surrender" deve ser lançado nos próximos dias

Antes ainda do lançamento o grupo divulgou “Surrender”, single e carro-chefe do álbum, certamente aquela canção que tem tudo para ser o primeiro hit da banda e ser considerada uma das melhores canções do Metal brasileiro deste 2013 (inclusive a banda está por lançar vídeo clipe da canção). Mas o disco, como um todo, mantém a homogeneidade, sem cair a qualidade em momento algum, apenas com passagens e faixas mais destacáveis, como “Dead Man in Me”, “Feeding on Living Blood”, e a trinca final com “Masters of Illusions (The Pledge)”, “Suspension of Disbelief (The Turn) e “Beyond the End of Life (The Prestige)” são a cereja do disco, sobretudo esta última, com uma das melodias mais belas que já ouvi e mostram a ousadia da jovem banda em compor faixas bastante longas, variadas, com muita melodia e refrãos marcantes.

“Reason and Faith” vai agradar em cheio quem curte som de bandas como Mindflow, Bad Salad e Devon, até mesmo alguns nomes internacionais, como Dream Theater, mas sempre com boa dose de personalidade de quem sabe o que está fazendo. Este é Perc3ption. Grande lançamento de 2013.

Stay on the Road

Texto/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação
Assessoria: Ms Metal Press

Ficha Técnica
Banda: Perc3ption
Álbum: Reason and Faith
Ano: 2013 
País: Brasil
Tipo: Power/Prog Metal
Selo: Ms Metal Records


Formação
Luiz Fernando Poleto (Vocal)
Rick Leite (Guitarra) 
Glauco Barros (Guitarra) 
Wellington Consoli (Baixo)
Peferson Mendes (Bateria)




Tracklist
01. Trust Yourself
02. Nonexistence
03. Surrender
04. Dead Man in Me
05. Feeding On Living Blood
06. Illuminati  
07. Master of Illusions
08. Suspension of Disbelief
09. Beyond the End of Life 

Ouça "Surrender"

Ouça "Nonexistence"


Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: