quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Clássicos: “Invisible Circles” (After Forever) - Um Marco para o Gothic/Symphonic Metal

Banda encerrou as atividades em 2009

Atualmente o cenário não é muito propício para o estilo conhecido como Gotihc/Symphonic Metal, já que são poucos os trabalhos ditos como relevantes e, como ocorre com a maioria dos estilos, a cena foi infestada por pseudos grupos que bebiam sempre da mesma fórmula: vocais estilo “a bela e a fera”, criando trabalhos chatos e datados.

Entretanto, o Gothic/Symphonic Metal em si tem seus clássicos e um álbum que assim pode ser chamado é o terceiro lançamento do grupo holandês After Forever, “Invisible Circles”, que fez e ainda faz escola. Poucas vezes a maestria de orquestrações ficou tão bem equilibrada com os vocais líricos (nada exagerados de Floor Jasen) quanto aos vocais guturais de Sander Gommans.

O que torna o trabalho ainda mais interessante é o fato de ser conceitual, apresentando um belo enredo, em linhas gerais é demonstrado o ponto de vista de uma adolescente de 14 anos que presencia constante brigas entre seus pais e que seu nascimento foi fruto de uma gravidez indesejada. O encarte do CD traz como se fosse páginas do diário da moça e alguns diálogos ao longo do trabalho ornam essa obra envolvente

Mas nada disso teria menor valor se a parte musical não fosse contundente e aqui vale o que foi dito ali acima: o que o After Forever fez nesse trabalho está anos luz de muita banda metida a gótica. Até mesmo a intro “Childhood in Minor” faz sentido no álbum e logo cede espaço para “Beautyful Emptiness”. Ouvindo essa faixa percebe-se o diferencial do grupo: o peso, ou seja, em nenhum momento  eles esquecem que são uma banda de Heavy Metal.

“Between Love and Fire” e “Blind Pain” trazem ainda mais peso, sendo que a primeira é riquíssima nos diálogos entre os vocais e a segunda apresenta uma grande carga de vocais guturais (repare como esses elementos aparecem no HDK, projeto do guitarrista pós After Forever). 

Os momentos mais góticos e orquestrados não foram esquecidos, basta ouvir “Eccentric”, uma balada movida a piano e a bela voz de Floor e “Victim of Choices”, que nos vocais de apoio já trazia um nome que seria muito conhecido pelos fãs de Power Metal em geral (Amanda Somerville), além do que é nesse trabalho que se encontra um dos grandes hits da banda indispensável em qualquer show: “Sins of Idealism”.

Atualmente, Floor se apresenta como vocalista ao vivo da banda Nightwish

Inovador, pesado, muito bem gravado, enfim, um marco para a banda e para o Heavy Metal em geral, pena que o After Forever se mantém suspenso e seus músicos se espalham por projetos, como no caso de Floor e seu Revamp, que já encerou as atividades, e, atualmente, fazendo um ótimo papel no Nigthwish e Sander com seu HDK que lançou um CD e sumiu, restando para os fãs apenas apreciar o legado desse que, ao lado de grupos como Theater of Tragedy e Tristania, ajudaram a fundamentar o que seria o Gothic Metal aliado a vocais femininos.

Texto: Luiz Harley
Edição/revisão: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha técnica 
Banda: After Forever 
Álbum: Invisible Circles
Ano: 2004
Pais: Holanda
Tipo: Gothic/Symphonic Metal 


Formação 
Floor Jasen (Vocal) 
Sander Gomman (Vocal/Guitarra)
Bas Maas (Guitarra)
Lando Van Gilis (Teclado)
Luuk Van Gerven (Baixo)
Andre Borgman (Bateria e Guitarra acustica)

Tracklist

01. Childhood In Minor
02. Beautiful Emptiness
03. Between Love And Fire
04. Sins Of Idealism
05. Eccentric
06. Digital Deceit
07. Through Square Eyes
08. Blind Pain
09. Two Sides
10. Victim Of Choices
11. Reflections
12. Life's Vortex



terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Resenha de Shows: Eluveitie Encanta Porto Alegre/RS



Nada melhor do que fechar uma semana com um belo show de Heavy Metal. Foi isto que aconteceu na ultima sexta-feira (25/01) em Porto Alegre/RS, onde recebemos pela primeira vez a banda suíça de Folk Metal Eluveitie. Para quem não esperava um grande público, se surpreendeu, pois o Beco (local escolhido para o show) ficou pequeno, realmente os fãs compareceram em massa, lotando literalmente a casa.

O Eluveitie chegava para mais uma turnê sul-americana, onde divulga seu novo álbum "Helvetios" (2012), mas desta vez com uma baixa, pois Anna Murphy (Viola de Roda e Vocal), não estava participando da tour, devido a problemas de saúde. O show estava marcado para as 20h, um horário até cedo, pois geralmente os eventos metálicos sempre começam por volta das 22h, mas desta vez foi diferente e pontualmente as 20h os suíços adentram o palco, e após a intro "Prologue", "Helvetios" abre caminho com uma abertura sensacional, com Chrigel Glanzmann entrando com uma Gaita de fole com a cabeça de um bode, levando todos a loucura.


Com muito peso e agressividade, vale ressaltar a falta de Anna, pois não tivemos sua bela voz junto às músicas, o que acabou deixando um certo vazio, mas nada que comprometesse o show. "Helvetios" teve seu refrão cantado a todo vapor pelos presentes, que pareciam não estar acreditando em ver a banda.

Dando continuidade, "Luxtos" e "Home" entram em cena para deixar os presentes em transe total, pois o vocalista e multi instrumentista Chrigel Glanzmann, é um show a parte, além de seu carisma, mostra uma presença de palco forte e marcante, que impressiona logo de cara, sem contar sua habilidade instrumental, que vai das Flautas, Mandola e Violão Acústico, sendo todos muito bem executados, dando total diferencial ao som do grupo.

Como a banda esta em plena divulgação de seu novo álbum, em minha opinião, acredito que o setlist poderia ser mais variado, pois só do álbum "Helvetios" tivemos 11 músicas (sendo que o disco tem 18), deixando pouco espaço para seus primeiros trabalhos, algo que quebrou um pouco o clima do show, mas não tirando o seu brilho, pois ao meio as composições novas Chrigel brinca com os presentes se ali não era um show de Heavy Metal, pois não estava vendo ninguém com cerveja na mão, onde pegou a sua bebida e foi para frente do palco instigar os presentes, com total descontração, ganhando ainda mais a platéia.


Mesmo sendo um show de Folk Metal, muitas rodas se abriram, devido a brutalidade que algumas músicas do Eluveitie apresentam como "Meet The Enemy" e "Havoc", onde foram possíveis ver muitas rodas, sendo uma delas ao comando de Chrigel, que incentivava a galera à diversão, pois como ele próprio falou, ali era um verdadeiro show de Heavy Metal.

Mesmo tendo maior parte no setlist para o novo material, teve espaço para as excelentes "Everything Remains as It Never Was" e "Thousandfold", ambas do penúltimo álbum "Everything Remains as It Never Was" de 2010.


Com certeza um dos grandes destaques da noite, foi a faixa "Lament" que pertence ao 1° EP da banda, o excelente "Vên" lançado em 2003, que pegou muitos de surpresa, que não esperavam por esta excelente composição no repertório. Chegando ao final do show tivemos ainda a épica "Inis Mona" com destaque a Gaita de fole de Päde Kistler, que domina a música do começo ao fim, sem contar o seu refrão que foi cantado por todos os presentes em alto e bom som, em um coro comandado por Chrigel, que foi no minimo de arrepiar.

E para fechar a apresentação "Tegernakô", a única faixa executada do excelente "Spirit" (1° full lenght da banda), que apresenta todos os elementos Folk que o Eluveitie bota em sua música, mostrando toda a musicabilidade destes músicos, que são donos de um carisma absurdo, e mesmo sem a presença de Anna, era notória a empolgação da banda, que se demonstrou muito a vontade no palco desde o inicio da apresentação.


Com certeza um dos grandes shows de Porto Alegre neste ano de 2013, algo no minimo grandioso, e que deixou até mesmo o fã mais acido impressionado com que estava vendo, uma aula de música, seja nos instrumentos que nos quais não estamos habituados a ouvir e ver na cena metálica, desde guitarras, baixo e bateria, todos tocado com extrema precisão e maestria. E como de praxe nas apresentações do grupo, após o show foi possível falar com os músicos, que desceram do palco e não demoraram para aparecer no meio da galera, tirando fotos e conversando com seus fãs.

Mais um grande show realizado pela produtora Abstratti, que está de parabéns mais uma vez, seja pela organização do evento ou a cordialidade de sempre com a imprensa. 

Cobertura por: Renato Sanson
Revisão: Eduardo Cadore
Fotos: Aline Jechow

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Lançado Vídeo Clipe da Banda Brasileira Panndora





A banda feminina de Maringá/PR, Panndora, divulgou em sua página no Youtube o videoclipe da música “Cold Eyes”.

Essa música faz parte do EP intitulado "Behind the Crime” que as garotas lançaram ano passado, que contou com a masterização e mixagem de Fabiano Penna e com a produção de Igor Lopes nos estúdios Refrão e Burn que fica na mesma cidade onde a banda surgiu. O EP que elas lançaram em 2012, além da já citada "Cold of Eyes", tem mais duas músicas: "Partiners in Crime" e "Uranie".

Mais atual formação do grupo traz talentoso quarteto de mulheres

A banda foi formada no ano de 2000, mas obteve reconhecimento a nível nacional quando lançaram seu primeiro EP em 2003 chamado "Choose Your Side" contando apenas com duas músicas: "Choose Your Side" e "Other Life".

E no ano de 2011 foi quando houve o lançamento do debut oficial da banda com o CD chamado "Heretic's Box", que foi muito bem elogiado pela mídia especializada, inclusive com resenha aqui no site (clique e confira aqui).

Confira o talento dessa banda no videoclipe abaixo:



Acesse e conheça mais sobre a banda:

Texto: Luiz Edmundo
Edição/revisão: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

domingo, 27 de janeiro de 2013

Sister Sin Lança Vídeo Clipe de Música de Recente Álbum




A banda da Suécia, Sister Sin, liderada por Liv Jagrell, divulgou o videoclipe da música “Hearts of Cold”. Essa música faz parte do álbum “Now And Forever”, que foi lançado no dia 23 de outubro de 2012 pela Victory Records.

A banda foi formada em 2002. De lá para cá lançou 4 cd’s: “Dance of the Wicked” (2003); “Switchblade Serenades” (2008); “True Sound of the Underground” (2010); e o já citado “Now And Forever” (2012). Além de já terem excursionado com bandas como Motörhead, Arch Enemy, dentre outras.

Quem dirigiu o videoclipe foi Eric Richter e você o assiste abaixo.



Texto: Luiz Edmundo
Edição/revisão: Eduardo Cadore
Foto: Divulgação

Acesse e conheça mais sobre a banda

2º CarnaMetal em Porto Alegre/RS: 5 Noites de Muito Metal




Seguindo a iniciativa de Flávio Soares (Leviaethan, Programa Mundo Metal), o festival de Carnaval voltado para os bangers de plantão está chegando a sua segunda edição.

O 2º CarnaMetal acontecerá entre os dias 08 e 12 de fevereiro no Eclipse Bar em Porto Alegre/RS e neste ano contará com mais de 15 bandas distribuídas em cinco noites de evento.

Bandas já conhecidas da cena como a LandWork (que tocará nos dias 08 e 11), Carlos Lichman (dia 12) e Posmortem (dia 09) já estão esquentando as baterias e guitarras para incendiar a capital dos gaúchos. O CarnaMetal também contará com a volta da banda Sarcástica (dia 09) com o ex-guitarrista da Panic. 

E, para não perder a tradição, abrirá espaço para bandas como Eu Acuso! (dia 08), formada por Carlos “Lots” (ex-Leviaethan), Blakk Market, de Santa Catarina (dia 12) e My Own Monster (dia 09).

Abaixo a lista completa das bandas que tocarão no 2º CarnaMetal:

- Dia 08/02 (sexta-feira)
LandWork
Eu Acuso!
Sangria


- Dia 09/02 (sábado)
Power House 
Sarcástica – com o ex-guitarrista da Panic
Posmortem
My Own Moster


- Dia 10/02 (domingo)
Cripta Mortus
Xaparraw
Imorale

- Dia 11/02 (segunda-feira)
LandWork
Hardcity
Quatro Cilindros


- Dia 12/02(terça-feira)
Blakk Market
Balde De Sangue
Carlos Lichman

Todos os shows começam a partir das 22h. Os ingressos custam R$ 15 e todos dão direito a um CD.

O evento é uma realização da Rádio Ipanema - 94.9 FM e, conta com o apoio da cervejaria Loeffer, criadora da cerveja Leviaethan (que eu recomendo) e Road To Metal, que estará realizando a cobertura completa do festival.

Serviço:
2º CarnaMetal Porto Alegre/RS
de 08 a 12 de fevereiro de 2013
Eclipse Studio Bar
Rua José do Patrocinio, 1240 - Cidade Baixa
DJ Cida Goulart / Fotos by Carla Hell Borck
Ingresso por noite : R$15,00
TODO INGRESSO GANHA UM CD 
Lista de CDs disponível na página do evento no Facebook (clique aqui


Texto: Carla Borck
Edição/revisão: Eduardo Cadore
Cartazes: Divulgação

sábado, 26 de janeiro de 2013

Lançado Debut Álbum da Banda Internacional Achillea

Lançado "Fight or Fall", primeiro trabalho da nova banda de Humberto Sobrinho


Depois de meses de preparo, a banda Achillea finalmente lança seu álbum de estreia. Batizado de “Fight or Fall”, o disco já se encontra disponível para compra em formato digital no site da banda (confira abaixo), onde também se pode ouvir trechos das faixas.

Brasileiro H.Sobrinho (Glory Opera, ex-Hangar) à frente da banda internacional Achillea

O grande atrativo deste trabalho e ponto forte do mesmo é o vocalista Humberto Sobrinho que, já conhecido do público brasileiro, sobretudo pelos discos gravados com Glory Opera (onde segue como integrante) e Hangar (onde é ex-integrante), foi oficializado como novo vocalista do grupo dia 27 de junho de 2012, já gravando o primeiro single “Imprisoned” que foi lançado um mês depois.

Cartaz do show de gravação do DVD  da banda no Brasil
Achillea é o que se chama de banda internacional, não por ser de fora do Brasil, mas por contar com integrantes de várias nacionalidades.

Aliás, a banda chegou a gravar DVD ao vivo no Brasil (no interior de São Paulo) em novembro passado, pretende lançar dois vídeos clipes em breve, além de ter sido anunciada como trilha sonora de uma série norte-americana cujo nome ainda não foi divulgado. Ou seja, muito trabalho para fazer o nome Achillea rodar o mundo.

O grupo surgiu com o guitarrista Paul Jupe e o baterista Garry King (Joe Lynn Turner, Jeff Beck), passou por algumas mudanças de integrantes e se prepara para divulgar “Fight or Fall”, que foi gravado e mixado em vários países dos integrantes, como Brasil, França, Inglaterra e Grécia.

Matéria sobre o álbum em breve

Tivemos a oportunidade de ouvir o álbum na íntegra e, de antemão, podemos afirmar que este é o primeiro grande lançamento do Metal mundial neste ano, sem correr risco de cair no exagero. Acontece que a proposta de um Symphonic/Power Metal/Metal Melódico, que é um caminho arriscado aonde muitas bandas não conseguem desenvolver um trabalho que impressione, é o traçado pelo grupo de forma magistral, diga-se de passagem. 

Mas deixemos a avaliação do álbum para matéria completa que já está a caminho. Até lá, adquira o álbum e ouça grandes composições com a ótima interpretação do brasileiro, que mostra outras facetas da sua voz que pouco foram exploradas nas suas outras bandas.

Confira o tracklist e tempo das faixas:
1. Fight or Fall 4:11
2. Imprisoned 4:03
3. The Wish 6:03
4. Wild Flower 5:43
5. Bring Me Down to Earth 5:33
6. Darker Side of Me 5:29
7. Re Incarnation 6:16
8. Torn 4:37
9. Stronger 4:01
10. Wish You Well 3:50
11. Contemplation 2:57

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Acesse e conheça mais sobre a banda

Ouça teaser do single do álbum abaixo


Darkside: Novo Álbum Faz Jus às Duas Décadas de História

Banda cearense luta no underground desde 1991


Se hoje em dia sobreviver no underground da música pesada no Brasil é uma batalha que deve ser enfrentada todos os dias, imagine no inicio dos anos 90, quando apenas alguns grupos, como Sepultura, eram conhecidos e conseguiam obter retorno!

Foi nesse período, mais precisamente em 1991, que a banda Darkside nasceu em Fortaleza/CE e, vencendo a década de noventa sem desistir do seu Thrash/Heavy Metal dos anos 80, cujas principais influências remetem à Exodus, Overkill, dentre outras, com várias demos na bagagem, a banda chegou à década de 2000, lançou seu primeiro disco completo e, de lá pra cá, lançou poucos materiais, culminando com “Prayers in Doomsday” (2012).

E é este trabalho de 8 canções diretas e cruas, mas que mesclam a melodia do Heavy Metal tradicional de bandas como Judas Priest e Iron Maiden, o que torna limitante rotular a banda apenas como mais um grupo Thrash.

O quinteto, formado por Tales Groo e Helder Jackson nas guitarras, Richardson Lucena na bateria, Renato Alves no baixo e Alex Eyras nos vocais, nos oferta com seu trabalho mais maduro e de melhor produção (por Moisés Veloso), sem falar na arte da capa (à cargo de Adriano Batista e Gil Vicente) que é um show a parte, muito rica em detalhes e que dão a dimensão dos temas abordados no álbum, assim como encarte com letras e fotos promocionais da banda ao vivo.

O disco começa rápido e cru com “Bubonic”, mostrando a veia pulsante Thrash da Darkside, com muito bumbo duplo e riffs afiados. “Sacrificed Parasites” já traz mais melodia Heavy, com ótimo refrão, assim como “Anticitzen One”, uma das melhores e mais intrincadas faixas do disco, com vários andamentos de guitarra, num show da dupla Groo e Jackson.

Banda já abriu shows de nomes como Helloween, Gamma Ray, Saxon, etc.

Mas os grandes destaques são “Born For War”, com muita energia e refrão grudento, num show de Alex, que se não é nenhum vocalista extraordinário, encaixa perfeitamente na proposta sonora da banda e dali não deve sair nunca; “Cursed By the Dawn” (disparada a mais viciante do álbum) e “The Apocalypse Bell”, que fecha o disco, e conta com a participação de Paulo Boizer e Paulo Bessa nos solos de guitarra.

“Prayers in Doomsday” ainda está quentinho e se depender deste trabalho profissional e de grande qualidade, ouviremos falar muito da banda em 2013. 

Stay on the Road

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Darkside
Álbum: Prayers in Doomsday
Ano: 2012
País: Brasil
Tipo: Thrash/Heavy Metal
Selo: Independente
Assessoria: WarGods Press


Formação
Alex Eyras (Vocal)
Tales Groo (Guitarra)
Helder Jackson (Guitarra)
Richardson Lucena (Bateria)
Renato Alves (Baixo)


Tracklist
01 – Bubonic
02 – Sacrificed Parasites
03 – Anticitizen One
04 – Prayers in Doomsday
05 – Born For War
06 – Cursed By the Dawn
07 – Crossfire
08 – The Apocalypse Bell

Acesse e conheça mais sobre a banda
Myspace
Facebook
Twitter

Vídeo clipe oficial de "Born For War"

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Resenha de Shows: Tankard Incendeia a Capital Gaúcha


Tankard retorna a capital gaúcha para mais um show eletrizante e cheio de energia
Eis que o dia 22/01 ficará na mente dos headbangers gaúchos por muito tempo, pois tivemos a chance de ver pela 2° vez em Porto Alegre/RS os alemães do Tankard, que fizeram mais do que um show, mas sim uma verdadeira celebração ao Thrash Metal.

O local escolhido para o massacre sonoro foi a tradicional casa de shows Beco, que recebeu um excelente público para uma terça-feira a noite, lotando praticamente a casa.

War-Head se apresenta ao lado dos alemães do Tankard, mas fazem uma apresentação apática que pouco empolgaram os presentes
Por volta das 22h era hora dos croatas do War-Head mostrarem seu som, em um setlist curto, a banda mostra seu Thrash Metal com nuances do Death Metal, mas que não empolgou os presentes, mostrando boas composições, mas ainda faltava alguma coisa, não transmitiram a devida empolgação, sendo uma apresentação morna.

E após uma rápida mudança de palco, os mestres "cervejeiros" Gerre (vocal), Frank (baixo), Andy (guitarra) e Olaf (bateria) entram em cena, e iniciam o show com uma trinca matadora "Zombie Attack", "Time Warp" e "The Morning After" e ai amigo, a casa foi abaixo literalmente, rodas animais e o famoso moshpit iniciou incansavelmente.


O carisma que esta banda transmite em palco é algo fora do normal, e Gerre é uma figuraça, sua performance de palco é mais que cativante, além de agitar o tempo todo. Dando continuidade ao baile, as poderosas "Need Money For Beer" e "Not One Day Dead" que pertence ao novo álbum da banda "A Girl Called Cerveza" (2012), entraram rasgando, deixando a casa um verdadeiro caldeirão.

Em uma noite cheia de clássicos não poderiam ficar de fora "The Beauty And The Beast" e "Slipping From Reality" que apesar de serem dos anos 2000, se tornaram obrigatórias no setlist da banda, com todos os presentes cantando seus refrões a todo vapor.

Do novo material da banda tivemos ainda "Metal Lady Boy" e "A Girl Called Cerveza" com seu refrão mais do que épico, deixando todos exprimidos na frente do palco, para cantar junto ao comando de Gerre.


Como disse no começo da matéria, os moshs foram constantes, algo normal nos shows da banda, e que deixou a galera ainda mais a vontade, pois se no palco tinha os moshs, mais atrás tinha a roda incessante que ficava cada vez mais brutal.

Antes do "final fake", a banda tocou as esmagas ossos "Maniac Forces" e "Chemical Invasion", levando mais uma vez a casa abaixo, com todos da banda batendo cabeça e mostrando a satisfação de estarem ali tocando para os gaúchos.


Um dos destaques do show com certeza foi o baterista Olaf, que esmurrou a batera do começo ao fim, mostrando uma pegada absurda, em um contexto geral a banda toda é um destaque, pois por nenhum momento se viu os músicos parados ou fazendo "cera", mas sim se entregando ao público dando o seu melhor.

Se aproximando do final do show, a banda retorna ao palco e despeja sem dó "Alien", Space Beer" (com seu refrão cantado por todos, deixando o momento ainda mais épico) e fecham o massacre com o clássico absoluto "(Empty) Tankard", deixando os presentes mais do que satisfeitos em quase 2 horas de show, do mais puro Thrash Metal old school.


Porto Alegre mostra mais uma vez sua força, lotando a casa e com um público sedento por Thrash Metal. Gostaria de deixar meus agradecimentos a Tumba Productions e Branco Produções que fazem um belo trabalho em nome do underground, além é claro de toda organização oferecida no show, em um tratamento sempre cordial com a imprensa. Mais uma vez parabéns a todos os envolvidos neste grande evento, que ficará em nossas cabeças por meses!



Cobertura por: Renato Sanson  
Revisão: Eduardo Cadore
Fotos: Aline Jechow

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Extremvs Festival: O Mais Extremo Metal em São Leopoldo/RS em Fevereiro






Partindo da iniciativa da produtora Belialis Mvsika, e dentro da extensa turnê brasileira dos poloneses da Besatt, a cidade de São Leopoldo receberá um festival em sua primeira edição, mostrando uma face extrema poucas vezes vistas.

Tendo como headliner e destaque do festival a banda polonesa Besatt, a Embaixada do Rock é o local que os headbangers amantes do Metal mais extremo devem se deslocar, já que três bandas nacionais também subirão ao palco do dia 08/02.

Besatt atacará com seu Black Metal negro

As bandas Justabeli (de Diadema/SP), que trará seu Death Metal que está lhe dando certa visibilidade na cena, Revogar (de Esteio/RS), que já é conhecida da cena underground gaúcha (já os entrevistamos, inclusive) executará o Death/Black Metal pelo qual tem se tornado uma das referências do sul e, também do Rio Grande do Sul, mais precisamente de Pelotas, a Postmortem, que tivemos a oportunidade de assistir a apresentação recente (confira resenha aqui) e, tomando por base a mesma, colocarão fogo na Embaixada, sem sombra de dúvidas. Além desses grandes shows, haverá open bar, o que já é um diferencial nos eventos do tipo.

Primeiro show da turnê brasileira acontece em solo gaúcho

A atração internacional Besatt vem divulgar seu Black Metal do álbum “Tempus Apocalypsis” (2012) e faz sua primeira parada com a Brazilian Apokalipse Tour em São Leopoldo/RS, depois se dirigindo para outras 7 apresentações por todo o país, sendo esta do dia 08 de fevereiro a única no Rio Grande do Sul.

Não perca esse massacre sonoro com uma das bandas mais infames do Black Metal mundial, apoiada por três grandes grupos do underground gaúcho e nacional.

O evento conta com apoio Road to Metal e estaremos realizando a cobertura do festival com exclusividade. Vale lembrar que para toda a turnê, incluindo este show, a Belialis Mvsika está sorteando ingressos. Para saber como participar, acesse aqui.
Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação


Serviço
Shows: Besatt (POL), Revogar (BR), Postmortem (BR) e Justabeli (BR)
Data: 08/02/13 (sexta-feira) 
Cidade: São Leopoldo/RS (próxima à Porto Alegre)
Local: Embaixada do Rock (Rua Presidente Roosevelt, 806)
Início: 21 horas

Ingressos (Open Bar)
1º Lote: R$ 50,00
2º Lote: R$ 60,00
Na hora: R$ 70,00

POSTOS DE VENDAS

Loja Zeppelin

Embaixada do Rock

Banda Revogar

Ou através do e-mail: info@belialismvsika.com

APOIO


PRODUÇÃO / INFOS

Belialis Mvsika


info@belialismvsika.com

Enforcer Divulga Futuro Álbum com Vídeo Clipe

Jovem banda sueca revive o Speed Metal na sua melhor fase

A banda sueca de Speed Metal, Enforcer, divulgou o vídeo da faixa “Mesmerized by Fire”, que constará em seu novo álbum “Death by Fire”.  O lançamento desse CD esta previsto para o dia 1º de fevereiro pela Nuclear Blast Records.

Enforcer foi formada em 2004 e já tem dois full-length: “Into the Night” (2008) lançado pela Heavy Artillery Records e “Diamonds” (2010) lançado pela Earache Records. Além de singles e splits.


Embora a banda seja nova, o som deles é um Heavy/Speed Metal tradicional, muito agradável aos ouvidos sedentos por algo novo sem cair em saudosismos.

Confira o clipe, que foi filmado pelo diretor Gustav Öhman Spkut.





Texto: Luiz Edmundo
Edição/revisão: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Acesse e conheça mais sobre a banda

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Resenha de Shows: 9º Edição do Obscure Faith Festival em Santa Maria/RS (12/01/13)


Para começar 2013 com muito Metal pulsando nas veias, estivemos conferindo o Obscure Faith Festival IX, tradicional festival que destaca a arte negra da música pesada, sempre com muito peso e atrações de alta qualidade.

Human Plague foi a responsável por aquecer o público na abertura do festival
Uma semana antes do evento acontecer, problemas interditaram o antigo local onde aconteceria o show em Santa Maria/RS e, mesmo correndo o risco de ser adiado, a organização conseguiu um novo local para manter o evento de pé e, o mais louvável, sem mudança nos preços dos ingressos, nem no cast das bandas.

Human Plague
E foi no Centro Desportivo Municipal (também conhecido como Farrezão), que Human Plague, banda da cidade, iniciou o massacre no grande palco, em uma estrutura de som e luz poucas vezes já vista em eventos underground. Embora ainda com um público tímido (em número e empolgação), a banda local não decepcionou, apresentando seu Death Metal Melódico (sem soar forçado, como muitas bandas por aí) em composições próprias, como “Under God’s Life”, “Tears”, “Lost” e a cantada em português “Sem Deuses nem Demônios”, para também brindar o público, que aos poucos ia se soltando (a cerveja de qualidade estava no ponto e barata!), agitou muito nos covers de Venom (“Countess Bathory”) e Amon Amarth (“The Pursuit of Vikings”).


Dyingbreed fez um show enérgico divulgando sua primeira demo

Sem demora e com uma sonzeira rolando solta no som ambiente, a banda de São Leopoldo/RS, DyingBreed, vinha divulgar seu recente trabalho, a demo "Killing the image of your god" e, se nessa altura um maior público (que ainda chegava, pois contava com grandes atrasos) já estava presente, a banda recebeu mais resposta positiva que a anterior, desfilando seu Death Metal certeiro, muito profissional, com grande presença de palco, fruto da experiência de seus músicos que já passaram por outras bandas e trazem uma bagagem que reflete nas ótimas composições e execução.

Músicas como “Kill the Betrayer”, “Psychotic” e “Crazy Human Experiences” são apenas alguns dos destaques do grupo que, em faixas certeiras e diretas, fez muita gente botar os pescoços pra funcionar, também detonando em ótimas versões para “Dead Embryonic Cells” (Sepultura) e “Grotesque Impalament (Dying Fetus), que fechou o enérgico set.


Postmortem prepara EP para lançamento em breve e o executou na íntegra

Postmortem
A terceira banda veio de Pelotas/RS, Postmortem, e também merece destaque especial, tocando 11 faixas de pura agressividade sonora, todas composições próprias (incluindo futuro EP "Atra Mors" na íntegra), mostrando porque é um dos grandes nomes da cena gaúcha extrema, provando, para quem ainda não acredita, que o interior do estado possui bandas de alta qualidade. Certamente, quem presenciou o massacre no palco poderia ir embora após a apresentação do quarteto, pois já teria valido o festival todo. Mas, claro, mais duas grandes bandas ainda tocariam e o público manteve-se até o fim.

E caminhando mais para o término, a Mental Horror, banda que já havia se apresentado na edição anterior (que também conferimos de perto, em 2011), era uma das mais esperadas como banda experiente que é com turnê internacional e um nome bastante forte na cena, fez o show que já era esperado, muito peso e técnica aliado à agressividade do gênero, incluindo aí a participação de Bruno, vocalista da Postmortem, que voltou ao palco cantar com a banda em "Denying the Scars".

Mental Horror apresentou-se mais uma vez no Obscure Faith Festival
Músicas do aclamado álbum “Blemished Redemption” (2006) tiveram destaque, como “Observe the Martyr”, “Gods of the Pest and Flies” e “Sentenced to Believe”, mostrando a força certeira do Death Metal cru e reto da banda, com direito a versão matadora de “Arise” (Sepultura). A exemplo da edição anterior, Mental Horror fez valer seu nome que é referência no Metal extremo nacional.


Hate Handles fechou essa histórica edição do Obscure Faith Festival

Já relativamente tarde, a agressão sonora final ficou a cargo da banda Hate Handles, que se incumbiu de arrancar as últimas energia das mais de 200 pessoas que estavam lá presenciando essa histórica edição. A banda de Caxias do Sul foi a que mais intercalou músicas próprias com ótimas versões cover, tocando seis músicas próprias (como as pauladas “Bring You Back”, que abre o show, “Deceived” e “Respect By Fear”), além de versões pesadas e fiéis de clássicos como “South of Heaven” (Slayer) e “Mouth for War” (Pantera), esta uma grata surpresa, afinal, quem não curte a banda do finado Darrel?

Hate Handles
Diante das dificuldades inerentes à cena underground, Obscure Faith Festival, edição 2013, mostrou que possui tradição e, mais uma vez, não decepcionou, pelo contrário, agradou a todos (não ouvi nenhuma reclamação) e trouxe grandes bandas, desde grupos renomados na cena, quanto aqueles que ainda buscam mostrar seu som. Agradecemos à organização, especialmente ao Zé Neto, por firmar parceria e nos permitir apoiar o evento. Que venham os próximos!



Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Road to Metal (fotos das bandas Postmortem e Mental Horror), Marcel Jacques (fotos Human Plague), Alinne Zucolotto (fotos da banda Dyingbreed), Hate Handles (fotos concedidas pela banda).

Assista há alguns vídeos da apresentação (créditos nos vídeos)

Hate Handles - "Die in Hands of Believers"

Mental Horror - Denying the Scars

Dyingbreed - Psychotic

Dyingbreed - Crazy Human Experiences

It`s All Red lança CD e o Disponibiliza para Download




“Motion” é o nome do novo álbum da banda gaúcha de Metalcore It’s All Red e ele está sendo disponibilizado faixa a faixa através do SoundCloud da banda.

A primeira faixa disponibilizada foi “Killing a Dead Tree”, que já conta na sua gravação com a nova formação da banda, já que houve uma baixa significativa com a saída de Luis Volkweis e Rafael Mallmann, mas que foram substituídos pelo guitarrista Max Arriera, o baixista James Pugens e o vocalista Rafael Thumé.



O lançamento mais recente do grupo foi o EP “Citysick”, liberado para download legalizado, cuja resenha você confere clicando aqui.

Além do novo álbum, cuja arte e outros sons serão liberados em breve gradualmente através das redes sociais da banda, também podemos aguardar novo vídeo clipe.


O tracklist você confere abaixo:

1 – Killing a dead Tree
2 – Steps of ancient elephants
3 – Conception  of a Osiris
4 – Plavalaguna
5 – What is Blood if not for shedding
6 – Mritak
7 – Power to let power go
8 – Taurine Infused daydream
9 – Birth of a Liquid Desires
10 – Hic sunt dracones
11 – Pearls to the swine 

Texto: Luan Matos
Edição/revisão: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Acesse e conheça mais sobre a banda