quarta-feira, 2 de abril de 2014

Mastermind: Uma das Forças Thrash do Paraguai



Graças a internet ficou cada vez mais fácil termos acessos às bandas de outros países, incluindo dos vizinhos do Paraguai, país que nós brasileiros tendemos a não considerar quando se fala em Metal. Não por falta de ótimas bandas, mas pela nossa falta de abertura às novas bandas da América do Sul como um todo.

Um dos grupos que está despontando na cena metálica daquele país é o Mastermind, cujo lançamento “Strange Agression” (2013) chegou as minhas mãos através da assessoria brasileira Heavy and Hell Press.

São 9 faixas do mais puro Speed/Thrash Metal, com altas influências da primeira fase do Metallica (dois primeiros discos), Megadeth dos anos 90 e até mesmo Slayer do mesmo período. O Thrash Metal emana de todas as faixas, com um trabalho de encher os ouvidos o guitarrista Ricardo Acosta que, ao lado do vocalista e baixista Cesar Ortigoza e do baterista Blas Cardenas.



Após a introdução, “Hell Line” inicia o massacre sonoro (confira vídeo amador acima). Ao contrário do que pode parecer, o grupo bebe bastante do Speed Metal, o que não deixou o som muito caracterizado (apesar das nítidas influências), tampouco maçante, até porque o Speed/Thrash é um dos gêneros do Metal com maior capacidade de ousadia sem esquecer as raízes. E isso é perceptível na própria faixa-título, que com seus 6 minutos (a maior do play) mostra grande variação, um baixo “na cara” e estalado do Cesar, ótimos riffs e solos inspirados (não necessariamente ultrarrápido), além de uma bateria que não se limita apenas à bumbos-duplos, criando e alternando ao longo da faixa. “In Memory of a Soldier” também evidencia a capacidade de compor do grupo.

Músicas como “The Triple Alliance” (rápida e seca, uma das mais marcantes do disco) e “Victms of Faith” (com guitarras cujas melodias lembram o clima de “Fade to Black” do Metallica) também se destacam em “Strange Agression”, que obteve uma boa produção, perfeitamente encaixada com a proposta do grupo.

Trabalho coeso, direto e recheado de ótimas composições para nenhum Thrashers botar defeito. Ouça já.

Stay on the Road

Texto/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Mastermind
Álbum: Strange Aggression
Ano: 2013 
País: Paraguai
Tipo: Speed/Thrash Metal

Formação
Cesar Ortigoza (Vocal e Baixo)
Ricardo Acosta (Guitarras)
Blas Cardenas (Bateria)



Tracklist
01 – Gates of Hell
02 – Hell Line
03 – The Triple Alliance
04 – The Nightcomers
05 – Strange Aggression 
06 – Terrible World
07 – Victims of Faith
08 – Violence and Force
09 – In Memory of a Soldier

Acesse e conheça mais a banda

Nenhum comentário: