terça-feira, 1 de abril de 2014

Soturnus: Candidato a Referência do Doom Metal

Grupo de João Pessoa acaba de lançar novo álbum

Foram cerca de seis anos desde que o primeiro álbum do Soturnus, grupo de Doom/Death  Metal da Paraíba, foi lançado até o novo registro, “Of Everything That Hurts”, que saiu este ano via Eternal Hatred Records e com distribuição da gigante Voice Music.

São 9 faixas densas, pesadas, cadenciando melodia e agressividade, com letras de altíssimo nível, encharcadas de referências negras e da condição humana, num trabalho de nível mundial de Rodrigo Barbosa (vocal), Andrei Targino (guitarra), Eduardo Borsero (guitarra), Guilherme Augusto (baixo) e Eduardo Vieira (bateria). E por falar em mundial, a capa não podia ter sido feita por artista melhor: Gustavo Sazes, responsável pelas melhores capas do Metal da atualidade e, seguindo a linha da ótima qualidade, a produção de Victor HugoTargino, além dos bons estúdios utilizados, fazem de “Of Everything That Hurts” um marco fonográfico do Metal obscuro nacional.

Com um ótimo lançamento, banda já tem recebido ótimas críticas da mídia especializada

Ao longo das músicas, o grupo optou por vocais mais guturais, peso e um som mais denso, mas há os contrastes com vocais limpos (todos méritos do Rodrigo), dedilhados e momentos mais calmos, como na própria faixa-título, a melhor do trabalho.

Músicas como “Empty Man”, “The Doors of Perception”, “House of Hatred” e “Leaving” (ouça abaixo) evidenciam que o álbum pode se tornar uma futura referência às novas bandas do estilo, podendo ser equiparados aos antigos trabalhos de grupos como Paradise Lost e Candlemass, tamanho esmero que o quinteto apresenta.

Geralmente não gosto de apenas tecer elogios, mas em “Of Everything That Hurts” não consegui encontrar qualquer “falha” que justificasse alguma sugestão, pelo contrário (encarte com todas as letras e informações, fotos e design dentro da proposta do disco), apesar de não ser adepto ao estilo, Soturnus conseguiu mais um admirador com o álbum. Quem conhece e curte o Doom/Gothic Metal, pode ouvir com a certeza de que vai gostar.

Stay on the Road

Text/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação
Assessoria: Ms Metal Press



Ficha Técnica
Banda: Soturnus
Álbum: Of Everything That Hurts
Ano: 2014
País: Brasil
Tipo: Doom/Death/Gothic Metal
Selo: Eternal Hatred Records

Formação
Rodrigo Barbosa (Vocal)
Andrei Targino (Guitarra)
Eduardo Borsero (Guitarra)
Guilherme Augusto (Baixo)
Eduardo Vieira (Bateria)


Tracklist
01 - I Wish I Knew   
02 - The Shame Within   
03 - The Doors of Perception   
04 - Of Everything That Hurts   
05 - House of Hatred   
06 - Cacophony of the Wonderful Sounds   
07 - Empty Man   
08 - Leaving   
09 - Another Lonely Day



Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: