terça-feira, 27 de maio de 2014

California Breed:Groove e Classic Rock de Pegada Matadora!


 Em resposta a ansiedade dos fãs devido ao fim do Black Country Communion, Glenn Hughes e Jason Bonham uniram-se ao jovem guitarrista Andrew Watt, o qual a dupla elogiou efusivamente, com adjetivos como "Hendrix Branco", comparando o estilo e a pegada de Andrew com o lendário guitarrista.

A empolgação de Hughes com o trabalho, o qual ele se refere também como uma continuidade da sua volta definitiva ao lado mais Rocker, o que já vinha tendo com o BCC, é plenamente justificada, pois no auto-intitulado debut temos a dupla destruindo e mostrando uma empolgação e energia de iniciantes! E quer saber? Não fiquei com saudade do BCC, o California Breed caiu muito mais no meu gosto (ainda mais que acho o Bonamassa um tanto chato! sendo que no BCC eu até engolia), principalmente pela pegada ainda mais Rock, com influências do que tivemos de melhor no Classic Rock "setentista" (Zeppelin, The Who, Purple...), e ainda soando moderno, e o mais importante: feito por quem realmente entende do assunto, pois tem muita bandinha aí tentando fazer um som "vintage", mas soando como uma mera banda cover. 


É preciso ter capacidade, ter sangue!!! E o jovem Watt bebeu muito dessa fonte dos 60's e 70's, toca com pegada e feeling, e ainda canta e compõe! e vai crescer ainda mais ao lado do mestre Hughes e de Jason, que senta a mão em levadas cheias de groove e pegada, com certeza deixando seu velho orgulhoso, onde quer que ele esteja!

Temos aí  o debut, lançado pela Frontiers dia 19 de maio, com12 faixas (13, se adquirir a edição de luxo, que conta com a faixa "Solo") do "Rock Sweggar" do California Breed, conforme Glenn Hughes procurou descrever a malícia e o groove do som do trio, onde desfilam todo seu feeling e categoria como instrumentistas e compositores. Sim, é o que podemos chamar de supergrupo, disparado uma das melhores notícias destes últimos meses. 

Hughes, Watt e Bonham, excelente exemplo de Power-Trio!
Abrindo com "The Way", com a cozinha pulsando e Glenn mostrando que a garganta está cada vez mais afiada! O groove e a pegada já dão as caras, Jason ataca seu kit com vigor e técnica, e você vai notar algo que é tônica no álbum, que são os refrãos e levadas cativantes, seja em faixas mais rápidas ou nas mais cadenciadas, tornando a audição extremamente agradável, parece que o álbum passa muito rápido, tal o poder hipnótico do trio.


Falando um pouquinho mais das faixas, todas muito boas, "Chemical Rain", que segundo Hughes foi uma das primeiras músicas que compôs com Watt, logo no primeiro ensaio dos dois, que tem uma levada mais lenta, é mais melodiosa, me lembrou muito o Zeppelin; "Midnight Oil", começa com o cartão de visitas de Jason, que no finalzinho lembra um pouquinho aquele clássico final da "Rock & Roll" do Zepp, destaque aí para o refrão e backings, bem naquela pegada gospel; 

As baladas, como "All Falls Down" também têm lugar, e a dita cuja traz Glenn destruindo, numa interpretação característica sua, carregada de feeling, além de melodias até simples, mas marcantes, e pra citar mais uma, "Breathe", também outra excelente balada, com arranjos acústicos e um belo exemplo dessa aura clássica dos 70's, e, me repetindo, que vocalista é esse Hughes! O cara está cada vez melhor!


E você vai identificando essas, bom, nem dá para dizer influências, já que Hughes, nascido em 51, viveu aquela época de ouro nos anos 70, e Jason, que é de 1966, já possui um bela bagagem, sendo o caçula Watt o cara mais "contemporâneo" do trio, mas que parece que pegou uma máquina do tempo nos 70's e veio parar no século 21! Vamos dizer background então, você vai identificando na sonoridade essa alma dos anos 70, além de uma pegada atual, abrilhantada pela produção muito boa, de Dave Cobb (Rival Sons, Shooter Jennings), que soube captar a performance da banda, e acredito que soa como eles vão soar ao vivo.


Mais um grande álbum do mestre Hughes, sinônimo de qualidade, e longa vida ao California Breed!

Texto/Edição: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: California Breed
Álbum: California Breed
Ano: 2014
País: Inglaterra/EUA
Selo: Frontiers
Estilo: Classic Rock, Hard Rock 70's

Line Up
Glenn Hughes: Baixo e Vocal
Jason Bonham: Bateria e Vocal
Andrew Watt: Guitarra e Vocal

Set List
The Way
Sweet tea
Chemical Rain
Midnight Oil
All Falls Down
The Grey
Days They Come
Spit It Out
Strong
Invisible
Scars
Breathe
Solo (Bônus da edição de luxo, que vem com DVD)




Nenhum comentário: