sábado, 17 de maio de 2014

Cobertura de Show - Anneke Van Giersbergen & Danny Cavanagh: Genial Simplicidade


Como parte da tour "Parallel Worlds", Anneke e Danny Cavanagh visitaram a América do Sul (Brasil, Chile e Argentina) e México, e dia 10/05 Porto Alegre teve,uma vez mais, a sorte de presenciar este belo espetáculo, genial pela sua simplicidade, um formato que permite uma aproximação maior do público e artista.  (Versión en español)

Um espetáculo onde Anneke mostra toda sua simpatia e talento, tendo o público literalmente nas mãos, fazendo-nos rir, passando positividade (incrível como ela sempre está com aquele enorme sorriso no rosto), interagindo, emocionando com interpretações de tirar o fôlego. Danny, como todo bom inglês, é mais fechadão, mas também acaba entrando num clima mais descontraído, pois é impossível não se contagiar com o carisma da nossa Anna Maria Van Giersbergen, que possui uma grande base de fãs aqui na América do Sul, tendo um público bem eclético,um talento que agrada gregos e troianos e até Lannisters e Starks (he he he).


Danny entra em cena!
O show começa com Danny, que iniciou tocando uma tríade de sua banda, Anathema,  "Fragile Dreams", "Lost Control" e a emocionante "Are You There", que escreveu para sua mãe. O inglês mostrou maestria ao fazer percussões no corpo do violão e ao utilizar os efeitos de delay, tendo um efeito muito legal quando ao final da música deixava as notas repetindo, e colocava o violão às costas e saia andando, enquanto os últimos acordes continuavam ecoando. Até brincou com o eco, quando falou ao microfone a ainda estava ligado o pedal de efeitos. Deu pra notar que havia muitos fãs ali, muitos cantando as letras e respondendo aos chamados do músico.


Ops! Beethoven e Problemas!
Depois Danny anunciou que faria algo diferente, e disse que iria tocar uma peça de Beethoven ao teclado, pedindo o máximo de silêncio. Aí ocorreu um momento um pouco chato (inclusive, segundo relato de fãs da Argentina e Chile, houveram outros incidente envolvendo o humor do inglês), pois um pessoal estava tirando fotos e ele pediu para que não fizessem isso para que não o desconcentrassem, porém, um fotógrafo não percebeu e continuou, para irritação do inglês, que acabou errando a música e ainda tentou tocar novamente, errando outra vez e levantou-se xingando baixinho, continuando xingando perto do microfone, porém, logo depois pediu desculpas, mas que tinha pedido para pararem e só o que conseguia ouvir era "clic! clic!". Ok, em parte ele até está certo, mas não foi uma atitude correta, mostrando que falta desenvoltura para o cara.


E a bela chega para roubar a cena!
Danny prosseguiu com um cover de "Wish Were You Here", antes brincando que iria tocar mais uma, mas sabia que todo mundo estava esperando mesmo era que Anneke entrasse logo em cena!

E não posso dizer que estava errado, logo que anunciada, a bela e talentosa holandesa entra ovacionada pelo público, que até preparou um diagrama, com parte da platéia segurando cartazes dando as boas vindas.

Anneke, claro, com o sorriso que é sua marca registrada, disse "Uau, isso sim é jeito de começar um concerto!".  Conversou um pouco, agradecendo a acolhida, e, como boa relações públicas que é, falou sobre a apresentação de Danny, citando sobre a parte da música do Beethoven, brincando que não sabe como Danny consegue, que ela só consegue tocar a parte mais simples.Brincou também que queria fazer o seu violão tocar sozinho, dizendo que não sabia como que Danny conseguia fazer aquilo! levando os presentes ao riso.


Em seguida disse "Agora acho que devo cantar uma canção!" , referindo-se que já tinha falado demais, provocando risos na plateia. Anunciou que começaria com uma canção do The Gathering, e logo ao primeiros acordes "My Eletricity"" foi recebida com entusiasmo, e todos já estavam mas mãos da carismática e simpática holandesa. as seguintes foram "4 Years" e "Beautiful One", nesta, durante o refrão, onde Anneke canta "You are the one....you are the one" uma fã gritou para ela "You are the one" e Anneke apontou para a menina e disse, enfática: "No! You are the one!" e riu. A menina quase teve um ataque! Ou seja, Anneke realmente tem um carisma acima da média, por isso é tão querida pelos fãs.

Uma ajudazinha com Cindy Lauper!
Simples e genial! A próxima música foi a versão para "Time After Time" (acesse o vídeo aqui, no RoadTube), de Cindy Lauper, que na bela voz de Anneke ficou muito boa, já que possui uma letra bem legal. Logo no início Anneke meio que esqueceu o começo da letra, e nisso uma fã começou a cantar, e Anneke prosseguiu, dizendo "Você me salvou!" soltando um risinho, e também provocando risos na platéia. Ao final, uma fã, emocionada com a performance, disse "You kill me!", e Anneke olhou e respondeu "Sorry dear!", provocando mais risos, isso tudo registramos no vídeo, além de mais um pouco da conversa da cantora com o público. 


Mandou ainda "Locked Away", "Wonder"  e a versão para "Drowning Man" do U2, fechando a parte em que ele se apresenta sózinha, chamando Danny Cavanagh ao palco novamente, para a terceira parte do show, onde apresentam-se juntos.

Danny, O Regresso e Anneke Livre para Voar!
Assim que Danny assume o violão, Anneke larga o seu e ergue os braços para cima dizendo "I'm free now!", brincando que é bom ter um guitarrista! Com todos já hipnotizados pelo carisma, talento e simpatia da holandesa, o set seguiu com Anneke a toda hora indo até a plateia dizendo "Deixe-me ver vocês!", provocando a participação de todos em trechos das músicas, e até Danny estava bem mais animado e solto. Realente, impossível não se contagiar com a alegria e carisma da vocalista, que tem uma naturalidade e palco, bom, o show dá para dizer que é quase um stand up comedy em algumas partes! he he he! 


Destaque para as belas interpretações de Anneke para músicas do Anathema, inclusive no álbum ao vivo "In Parallel" é possível conferir algumas dessas, como "A Natural Disaster", onde Anneke faz uma interpretação beirando a Soul Music (lindo demais), e "Tear Drop", que também ficou linda, assim como "Untouchable Part 2", num belo dueto e interpretação emocionante de Anneke, mostrando todo o feeling e talento desta bela holandesa de 41 anos completados em março, e que parece ficar mais bela e mais talentosa a cada ano. 


"The Blower's Daughter", também era muito esperada, a versão da canção de Damien Rice que Anneke já vem cantando há algum tempo ficou muito bonita na sua voz, e para provocar infartos, na sequência mandam "You Learn About It"  (The Gathering), também foi emocionante, provocando lágrimas em muitos fãs. Destaque-se também o entrosamento dos dois, com Anneke sempre brincando, sendo que em um momento e que decidiam o que tocar disse "And now, Danny boy?", provocando risos.

Anneke's "Stand Up Comedy"!
Mais dois momentos engraçados foram quando Anneke contou uma piada, onde um suíço, um francês e um alemão teriam que pular em uma piscina encantada, que estava vazia, e quanto pulassem no trampolim, enquanto estivessem no ar teriam que dizer do que desejariam que a piscina estivesse cheia. O suíço pulou e gritou "Chocolate!", e a piscina se encheu de chocolate! Foi a vez do o francês, que pulou e gritou "vinho!", e a piscina se encheu de vinho! Ai foi a vez do alemão, mas aí, quando foi pular no trampolim, meio que perdeu a passada, e como alemão tem costume de xingar, disse "Merda!!", aí já era tarde! A plateia caiu na gargalhada. 


O outro momento (captado brilhantemente na foto abaixo), foi quando Danny não deixou Anneke pegar o seu iPod, dizendo que tinha uma tela de proteção que ela não podia ver! Ai atiçou a curiosidade da cantora, que ficou querendo saber o que era! Danny disse que não era nada "pornô" (para risos gerais), e a todo momento ela ficava brincando, querendo saber e fazia menção de mexer no iPod quando ele estava ocupado tocando.


 Esses momentos resumem a leveza com que o show vai se desenvolvendo, fazendo-nos rir, nos emocionar, aplaudir, ou ficar em completo silêncio, como na parte em que eles largaram os microfones e sentaram-se à beirada do palco para cantar.


Ah Não! Está chegando ao fim!
O encore final também foi um ponto alto, entre tantos...bom, o show todo, afinal são mais de 2 horas que passam voando, você simplesmente não quer que acabe! Ouvindo pedidos do que os fãs queriam que eles tocassem, fizeram um trechinho de "Billie Jean", do Michael Jackson, que ficou muito legal (Acesse aqui o vídeo), com Anneke dançando e fazendo o "moonwalk" para delírio da plateia (é uma enterteiner de mão cheia!). Foi um ensaio ao vivo, como eles disseram, tendo até um "enrolation" na letra, provocando risos. Ao final eles pediram "Por favor, não coloquem no youtube, senão vão pensar que somos péssimos! Esta não é a real versão, é um ensaio ao vivo!", provocando mais risos. Fecharam com "Jolene" (Dolly Parton), fazendo todos participarem, terminando e festa, com todos aplaudindo em pé!


Ao final, depois de um pequeno intervalo, os dois foram receber os fãs que queria conversar um pouco, autografar, tirar fotos. Anneke assim que viu a quantidade de pessoas que aguardava exclamou: "Está todo mundo aqui!", mostrando-se muito feliz com a recepção, atendendo a todos, sempre com aquele enorme e belo sorriso, com atenção e retribuindo todo o carinho dos fãs. 

Incrível como ela quebrava logo o gelo se alguém chegava meio tímido, mostrando ser uma pessoa simples e verdadeira, que ama o que faz, ao contrário de gente com muito menos talento, que acha que está acima de tudo, impossível não lembrar do recente episódio da tal Avril Lavigne. Danny ficou ali, com o pessoal também indo tirar fotos, autografar, mas era Anneke o centro, com o inglês passando quase despercebido.


Tive finalmente o prazer de ver ao vivo essa cantora/compositora que admiro e acompanho desde o álbum "Mandylion", já tendo feito entrevista e contato a distância, e agora podendo conversar, trocar abraços, dar uma "tietada", entregar um pequeno presente em nome da equipe do Road e sentir que ela é realmente a pessoa que transparece ser pelos vídeos, entrevistas, relatos de outros fãs que já a haviam visto, contatos nas redes. Era como se você estivesse falando com uma pessoa conhecida. Bonita, simpática, simples e talentosa, merece todo o carinho que recebe dos fãs e muito mais sucesso em sua carreira! Volte logo Anneke!


Vale o registro da ótima organização e iniciativa da produtora Abstratti, realizando o show num lugar adequado, e o som estava excelente, sendo que em alguns outros lugares houveram problemas com a sonorização e até esqueceram parte do equipamento de Danny num táxi.  Parabéns para a produção!

Texto/Edição: Carlos Garcia
Fotos:  Lucas M. de Mello
Abstratti Produtora
Agradecimentos aos brothers Diogo Nunes e João Volmar em mais uma jornada!

Road to Metal momento tietagem:

Diogo e Anneke. E, claro, entregamos a primeira Baby Look do Road para ela.

Autografando, ninguém é de ferro!

Carlos Garcia e Anneke (usando nosso presente de dia das mães)


Links Relacionados:


Abaixo, alguns vídeos feitos por fãs durante a passagem da dupla pela América do Sul:








Nenhum comentário: