segunda-feira, 12 de maio de 2014

Magnum: Alto Nível e a Voz Marcante e Impecável de Bob Catley



Algumas bandas não seriam a mesma coisa sem certos membros, e o Magnum se encaixa muito bem nessa afirmação, pois não tem como imaginar o grupo inglês sem os vocais de Bob Catley, que faz a dupla perfeita com o guitarrista e compositor Tony Clarkin. Bob interpreta magistralmente as composições criadas por Tony, e sua voz, cada vez mais rouca, porém sem perder o brilho, é marca registrada de banda.

Após uma parada nas atividades do Magnum por volta de 1995, a dupla Catley/Clarkin formou o Hard Rain, lançando dois álbuns, antes de seguirem em outros projetos, com a dupla, que trabalhava junta desde a formação do Magnum em 72, se desfazendo por um breve período.


Em 2002, a dupla retorna com o Magnum reformulado, lançando o ótimo "Breath of Life", trazendo aquele Classic Rock/Hard com elementos sinfônico e Heavy/Prog, e mostrando que Catley/Clarkin continuavam afinados, com Catley brilhando com suas interpretações carregadas de feeling, contando as histórias criadas por Clark. 

A partir dai a banda seguiu lançando discos consistentes e de qualidade inquestionável, inclusive conseguindo mais reconhecimento para a banda e para Catley, que participou de projetos como Avantasia e Ayreon, cujos mentores, Tobbias Sammet e Arjen Lucassen, são fãs confessos do vocalista.


Agora em 2014, o grupo lançou "Escape From the Shadow Garden", um dos melhores álbuns de sua discografia, mostrando que possuem muita energia e muito a oferecer ainda, nada dessa história de viver do passado, pois até poderiam ficar se lançar nada novo, pois já possuem uma ótima e extensa coleção de músicas. Com uma sonoridade refinada, composições fortes, soando até mais pesado que trabalhos anteriores, com algumas músicas com os riffs de guitarra mais diretos, mais "na cara", "Escape..." já está na minha lista de melhores do ano.


Catley, perfeito como sempre, e, como até citei antes, com sua voz soando mais rouca. Uma daquelas vozes únicas, com interpretações carregadas de emoção. Realmente, a dupla Catley/Clarkin não poupou esforços em nos trazer grandes momentos, sendo um álbum de alto nível, daqueles sem canções descartáveis ou que estão ali para preencher espaço.


Impossível não ficar na cabeça, já de cara, músicas como a candidata a clássico "Midnight Angel", com melodias de teclado que já prendem, sem falar no refrão pegajoso; "Burning River", com uma pegada mais "rocker" e seu riff e andamentos empolgantes, e nessa linha, com a guitarra mais na cara, temos também "Unwritten Sacrifice", que começa mais sinfônica e depois cresce, com direito até a riffs cavalgados.


Maravilhosas "power ballads", onde brilha ainda mais a voz de Catley e os teclados, como em "Don't Fall Asleep" e "The Valley of Tears"; a "setentista" "Too Many Clowns" (veja o vídeo ao lado), também numa veia bem "rocker", e o que dizer de "The Art of Compromise"? que coisa mais linda! teclados poderosos, refrão daqueles que dá vontade de sair cantando, melodias pegajosas, e, claro, grandes vocais.

Resumindo, um excelente álbum, onde a banda dosa muito bem a sonoridade clássica, passando por momentos mais diretos, outros mais melódicos, soando atual, mas sem deixar que esqueçamos que são remanescentes dos anos 70. Grandes interpretações, melodias e refrões poderosos, grande performance instrumental e muita classe. Altamente indicado, não somente aos fãs dessa lenda vinda de Birmingham.


Texto/Edição: Carlos Garcia
Revisão: The Spirit
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica:
Banda: Magnum
Álbum: "Escape From The Shadow Garden"
Ano: 2014
País: Inglaterra
Selo: SPV
Estilo: Classic Rock/Melodic Rock/Hard/Prog




Formação:
Bob Catley — Vocals
Tony Clarkin — Guitar & Vocals
Mark Stanway — Keyboards
Al Barrow — Bass Guitar
Harry James — Drums & Percussion

Track List:
1. Live ‘Til You Die
2. Unwritten Sacrifice
3. Falling For The Big Plan
4. Crying In The Rain
5. Too Many Clowns
6. Midnight Angel
7. The Art Of Compromise
8. Don’t Fall Asleep
9. Wisdom’s Had Its Day
10. Burning River
11. The Valley Of Tears



Nenhum comentário: