quinta-feira, 8 de maio de 2014

Status Quo: Registro de Uma Reunião Que Dificilmente Acontecerá de Novo


No mundo do Rock e no Heavy Metal já são normais as tais turnês de reunião, unindo formações originais ou clássicas, ou pelo menos ex-membros, maneira essa de tentar brindar os fãs mais antigos e também para os novos que não eram nascidos, ou que nunca tiveram a oportunidade de assistir a banda que tanto curtem, mas por outro lado, também é uma saída para angariar "fundos". Esse tipo de experiência já aconteceu com o Black Sabbath, Pink Floyd, Kiss, Led Zeppelin entre outras. Um caso mais recente é o dos ingleses do Status Quo, que se reuniu com sua formação original em 2013, registrando em DVD e CD sob o nome de "The Frantic Four Reunion - Live At Wembley Arena".


Não é de hoje que Francis Rossi (guitarra/vocal) e Rick Parfitt (guitarra) tentaram chamar Alan Lancaster (baixo/vocal) e John Coghlan (bateria) para fazer algumas apresentações, afinal foram 30 anos de espera desde que lançaram "Never Too Late" (1981). A última aparição desta formação foi no extinto festival Live Aid, em 1985, tocando para uma multidão no lendário Wembley Stadium. Vídeos dessa apresentação podem ser achados facilmente no Youtube.

Desde de 1985 em diante, sempre houveram boatos de uma possível reunião, mas certas coisas fizeram com que isso fosse impedido de acontecer. Um dos fatos é de Alan não concordar muito com que é pedido por Francis e, também, da doença que prejudica Alan há um bom tempo, que é a Esclerose Múltipla. Mas enfim, em 2012, eis que que chegam a um acordo de se reunir e fazer uma série de shows em março de 2013, passando por Wolverhampton, Manchester, Glasgow, Londres e, por vez, em Wembley, que acabou sendo registrado em DVD.

Gravado no dia 17 de março de 2013, com o áudio e imagem em perfeita qualidade, o quarteto mostra que ainda tem bastante gás, fazendo aquela mistura de Hard Rock setentista com a pulsação do Rock N' Roll dos anos 60, se tornando uma das bandas de maior expressão entre os anos 70 e 80 e que, ainda por cima, continua sendo e soando atual tanto em estúdio como ao vivo. O único problema, ao prestar atenção assistindo o DVD, é que os sintomas da Esclerose Múltipla são perceptíveis no baixista Alan Lancaster. Durante toda a apresentação, ele sempre fica parado no canto do palco tocando e cantando. E quando sai do palco e retorna depois do bis, ele vai andando com certa dificuldade.


O set-list apresenta várias surpresas! Muita gente vai estranhar as ausências de "Caroline" e "Rockin' All Over The Word", mas se analisarmos bem, o repertório pra essa tour não deixa a desejar. Destaques ficam por "Little Lady", "Forty-Five Hundred Times", "Dow, Down", "Big Fat Mama", "Don't Waste My Time" e a releitura de "Roadhouse Blues", do The Doors; como bônus tem um documentário de 68 minutos mostrando os ensaios e os bastidores de cada show que aconteceu.


Acho difícil acontecer uma reunião novamente, como os próprios integrantes declararam, foi a única chance de poder assistir a formação original do Status Quo tocando ao vivo. Mas se caso voltar, por que não vir tocar aqui no Brasil? Os fãs agradeceriam.

Stay On The Road!

Revisão/Edição: Carlos Garcia

Ficha Técnica
Banda: Status Quo
DVD: The Frantic Four Reunion 2013 - Live At Wembley Arena
Ano: 2013
País: Inglaterra
Tipo: Rock/Hard Rock
Selo: Ear-Music



Formação
Francis Rossi (guitarra/vocal)
Rick Parfitt (guitarra)
Alan Lancaster (baixo/vocal)
John Coghlan (bateria)


Nenhum comentário: