quarta-feira, 18 de junho de 2014

Arch Enemy: Nova Formação e Apostando Novamente no Passado

10º disco com nova vocalista e formação busca no passado a velha energia

Já faziam alguns discos que o Arch Enemy, antes maior referência do chamado Death Metal Melódico, parecia ter perdido muitas de suas características básicas, enterrando de vez a fase anos 90 e começo dos anos 2000 em discos pouco expressivos.

Neste ano de 2014 uma série de importantes mudanças aconteceu tanto de ordem administrativa quanto na própria formação. A saída de Angela Gossow (comandou os vocais de 2001 até começo de 2014) e a chegada da “suspeita” (pois vinha de uma banda com certo apelo comercial The Agonist) de Alissa White-Gluz pegou os fãs de surpresa e a grande interrogação foi se a nova vocalista daria conta do recado, já que “War Eternal”, novo álbum, já estava gravado.

Ao ser lançado "War Eternal" entrou nas primeiras colocações na Alemanha, Finlândia, Japão e outros

Assim sendo, a banda liberou o vídeo clipe oficial da faixa-título, apresentando a nova vocalista, além de marcar a estreia em estúdio do guitarrista Nick Cordle, que está na banda desde 2012. O que poderia ser algo negativo mostrou-se de enorme sucesso, sendo poucos os fãs que torceram a cara para a nova vocalista, até mesmo porque manteve traços dos vocais de Angela, soando um pouco mais “arrastada”, mas bastante semelhante a sua amiga (Angela indicou Alissa e agora segue administrando a banda apenas).

Angela (dir.) resolveu dedicar-se apenas a empresariar a banda, indicando Alissa (esq.)

A expectativa de que um novo grande álbum viria se confirmou com o lançamento oficial do disco agora em junho via Century Media Records. Ouso dizer, em poucas palavras, que “War Eternal” conseguiu capturar a proposta da banda pegando algo de “Burning Bridges” (1999) até “Anthems of Rebelion” (2003), voltando a apostar em passagens de grande peso, deixando (um pouco apenas, é verdade) de lado tanto o aspecto comercial, caprichando em ótimos solos e riffs bem pesados, além da velocidade característica estar em voga, sem falar na arte de capa macabra e obscura do romeno Costin Chioreanu.

Músicas de grande força como “Never Forgive, Never Forget” (fazia tempo que a banda não começava um disco com tanta qualidade), “No More Regrets” e a faixa-título. Estonteamento empolgante é “Time is Black”, assim como “Stolen Life” (parece irmã de “Silverwing”) e “Avalanche”. “Not Long For This World”, instrumental que finaliza o álbum, remete à “Vox Stellarum” do álbum “Stigmata” (1998).

Com a bateria indiscutivelmente animal de Daniel Erlandsson, o baixo rápido e direto de Sharlee D'Angelo, as guitarras, que tiveram um revival com a chegada do novo guitarrista e com a liderança de Michael Amott, gênio dentro da sua proposta musical, fica até compreensível que Alissa, que não é revolucionária mas faz cumpre seu papel muito bem, esteja sentindo-se em casa e sendo aceita de braços abertos pelos fãs, pois além da beleza (muito mais gata que Angela), possui carisma e competência ao vivo também, algo que Angela já mostrava alguma dificuldade.

Novo disco busca resgatar sonoridade do fim dos anos 90 e começo de 2000

“War Eternal” tem tudo para ser um novo marco na carreira dos suecos, quem sabe o primeiro passo para uma real volta do que a banda era lá nos seus 4 primeiros discos. 

Stay on the Road

Texto/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Arch Enemy
Álbum: War Eternal
Ano: 2014
País: Suécia
Tipo: Death Metal Melódico
Gravadora: Century Media Records



Formação
Alissa White-Gluz (Vocal)
Michael Amott (Guitarra)
Nick Cordle (Guitarra)
Sharlee D’Angelo (Baixo)
Daniel Erlandsson (Bateria)


Tracklist
1. Tempore Nihil Sanat (Prelude in F minor)
2. Never Forgive, Never Forget
3. War Eternal
4. As The Pages Burn
5. No More Regrets
6. You Will Know My Name
7. Graveyard Of Dreams
8. Stolen Life
9. Time Is Black
10. On And On
11. Avalanche
12. Down To Nothing
13. Not Long For This World

Assista ao vídeo clipe de "No More Regrets"

Assista ao vídeo clipe de "You Will Know My Name"


Assista ao vídeo clipe de "War Eternal"

Confira o lyric vídeo de "As The Pages Burn"


Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: