sexta-feira, 27 de junho de 2014

Entrevista - Salário Mínimo: Pioneiros e Realistas





Formada em meados dos anos 80, o Salário Mínimo faz parte daquela primeira geração do Metal brasileiro, que trazia a característica de cantar na língua natal, assim como várias de suas contemporâneas, como Stress, Centurias e Metalmorphose. Também fez parte das lendárias coletâneas SP Metal e chegou a lançar seu primeiro álbum, "Beijo Fatal", por uma gravadora "major". Com sonoridade mesclando com maestria o Hard e o Metal, a banda também se destacava por uma performance explosiva no palco, além de um visual no estilo bem característico do Hard Rock oitentista.

Após uma longa pausa, a partir de 2002 a banda começa a ensaiar seu pleno retorno, com o vocalista China Lee reformulando a banda. Em 2010 lançam "Simplesmente Rock" de forma independente, e recentemente lançaram o single "Fatos Reais", uma faixa pesada e com letra bem crítica, lançada às vésperas da Copa do Mundo, que já mostra o que podemos esperar daqui pra frente, pois o Salário pretende lançar o melhor álbum de sua carreira. Falamos com China Lee e Daniel Beretta para saber mais sobre o single, a abordagem crítica e realista da letra, os planos, e também sobre o projeto "Super Peso Brasil", campanha de crowdfunding para viabilizar o lançamento do DVD do evento, que ocorreu no final do ano passado, reunindo o Salário, Stress, Metalmorphose, Centurias e Taurus. Confira a seguir:


 RtM: A nova música  “Fatos Reais” é realmente uma das mais fortes que eu ouvi nesses últimos anos! Riffs fortes, bumbos matadores e uma letra que pra mim foi como um “tapa-na-cara” da sociedade em geral, foi uma sacada genial já que estamos em ano de Copa do Mundo e Eleições. Conte-nos um pouco como foi o processo de composição, como surgiu a ideia da letra?
Beretta : O Júnior veio com essa letra há uns 3 meses antes da copa, logo depois do carnaval, ficamos bem motivados pois a letra tinha muito a ver com o momento que passamos hoje.

Então Eu e Marcelo Campos decidimos tornar a música uma das mais marcantes da nossa carreira a fim de mostrar todo potencial que essa formação tinha e começamos a musicar e fazer os arranjos, logo Diego Lessa, China Lee e Junior Muzzili se empolgaram com o trabalho e tornamos “Fatos Reais” realidade.
Ficamos com pouco tempo para gravações então começou a correria. Gravar, mixar, masterizar, fazer o Lyric Vídeo, quase não deu tempo de lançar antes da copa, mas enfim, está ai!!




RtM: Vocês já puderam sentir como foi o impacto dela entre os fãs? Vocês tinham em mente algum objetivo quanto a essa canção com esse teor mais crítico? 
China Lee: Foi impressionante o resultado dos primeiros dias. Tivemos 2000 acessos em 24 horas, um grande recorde para a banda.
Tivemos muita gente a favor e acho que umas 6 pessoas contra nesse momento, sendo assim, entendo que a crítica está bem positiva para nosso lado. Apenas 6 alienados e praticamente 9000 pessoas comprando a ideia!!!
  
RtM: Acredito também que ela está atingindo outros públicos e meios além do Metal.
China Lee: Acho que tem sim muita gente de fora do Metal curtindo. O tema é atual e popular, apesar do peso da música, acho que conseguimos cair no gosto de todos!



RtM: A banda mostrou que está em sua plena forma e “Fatos Reais” está entre meus tops do ano. Essa nova música pode ser considerada um “prenúncio”...portas se abrindo para em breve termos um CD novo do Salário Mínimo?
China: O novo CD está a caminho, porém, não está fechado ainda. Temos hoje 6 músicas que consideramos fechadas para o próximo álbum, mas temos muito trabalho ainda para deixá-las como “Fatos Reais”, mas estamos com uma previsão de entrar em estúdio mais para o final do ano e lançá-lo nos primeiros meses de 2015.
Não queremos apenas mais um CD de Metal e sim o MELHOR que já fizemos!


 RtM: E quanto a essas manifestações contra Copa do Mundo? Acredito que algumas até perdem o sentido, pois já teriam que ser feitas anos atrás, aproveitando o momento pra se exigir aplicações também em setores que precisamos,  fora, claro, muitos baderneiros que não estão fazendo um protesto consciente e que seja produtivo.
Beretta: acho que as manifestações seguem em virtude dos excessos de gastos financeiros na Copa do Mundo, acho que no Brasil ninguém seria realmente contra a Copa ser feita aqui.
Entendo que a indignação popular foi contra as 12 sedes para os jogos, sendo que algumas delas provavelmente tenham pouco uso para o tamanho vs público do estado, que provavelmente pela falta de manutenção devido baixos ganhos anuais com os mesmos fiquem rapidamente deteriorados e sem uso.

Contra 25,6 bilhões de reais com 83% dos gastos saindo dos cofres públicos, a copa mais cara do Mundo, contra 18 milhões gastos na abertura da copa, da qual, não vimos tamanho espetáculo em equivalência, contra reformas e construção dos 12 estádios do Mundial, totalizando 7,09 bilhões de reais e contra os 4 bilhões de reais que a FIFA ganharia com a copa de 2014 com isenção fiscal do Governo Federal, que neste momento nega a declaração! Fora  o que não sabemos por de baixo dos panos!!

Acho protestos sempre válidos quando nos sentimos roubados, ou quando nosso dinheiro é mal administrado pelo governo, só acho que sempre tem que ser apartidário e popular, de preferência espontâneo sem interferência de emissoras pretensiosas. Torço por um Brasil melhor... mas os “Fatos Reais” são outros.


RtM: 2014  também marca 10 anos da volta do Salário Mínimo à ativa, marca também a entrada de Marcelo Campos na bateria da banda, e por sinal “Fatos Reais” foi a primeira gravação oficial dele na bateria. Como foi esquematizar essa volta? E como é ter nas fileiras um dos melhores bateristas do Brasil?
China: Ter o Marcelo Campos é incrível, não só pela técnica, mas pela soma musical com os outros integrantes e a ajuda na formatação das novas músicas. Mas o que realmente vemos nesse momento é a união que nunca existiu nessa proporção em nossa banda, todos nos tornamos muito amigos, acho que vamos eternizar essa formação, não só musicalmente como em amizades que levaremos para toda nossa vida.

RtM: No álbum “Simplesmente Rock”, vocês regravaram a faixa “Delírio Estelar”, que está no SP Metal, já pensaram em regravar alguma, por exemplo a “Anjos da Escuridão”, num próximo álbum?
Beretta: Sim pensamos, não exatamente em "Anjos da Escuridão", mas provavelmente iremos regravar uma música do "Beijo Fatal" que no momento fica em segredo! A não ser que pra saber queira morrer (risos).
  
Anos 80!
RtM: “Simplesmente Rock” também foi lançado na Europa. Como foram os resultados e se abriu portas para lançar lá fora futuros trabalhos?
China Lee: Tivemos ótimos resultados e ainda estamos tendo, recentemente foi lançado o "Tributo ao Stress", banda pioneira do Heavy Metal nacional, da qual participamos com a música “Vale o que Tem” e claro que lançaremos novos projetos pela Metal Soldiers Records.

Abraços para no amigo Fernando Roberto!

Banner do projeto Super Peso Brasil
RtM: Vocês ano passado, juntamente com Taurus, Centúrias, Stress e Metalmorphose , participaram do Festival Super Peso Brasil, um evento histórico, com bandas pioneiras. E agora, foi lançado o projeto de crowdfunding a fim de viabilizar o lançamento em DVD desse histórico show. Gostaria que você falasse um pouco de como nasceu essa iniciativa.
China Lee: O projeto Super Peso Brasil já é um sucesso, o show foi maravilhoso, o público foi notável, compareceu em massa e curtiu como nunca vimos. O Metal Nacional merecia uma show à altura de nosso público e isso aconteceu, então nada mais justo do que esse grande evento ser documentado em DVD, mas como o evento foi totalmente independente esse DVD também teria que ser, e devido aos altos custos do evento ficamos meio carentes financeiramente para a sua produção, então o “André Bighinzoli” do “Metalmorphose” teve essa grande ideia de usar o “Catarse”.


RtM: E as expectativas quanto aos resultados?
China Lee: Acredito que conseguiremos, pois precisamos a grosso modo de 1000 pessoas contribuindo com apenas R$ 45.00 sendo o pacote mais baixo, fora os outros pacotes disponíveis. A campanha está muito legal e seria um desperdício aos fãs de Heavy Metal deixar esse momento no esquecimento.

RtM: Também conversamos com o Ravache do Centúrias, em entrevista para o Road, e comentamos também que acreditamos que o projeto Super Peso Brasil também servirá para mostrar algumas coisas, como o quanto os fãs de Metal no Brasil realmente apóiam as grandes bandas que temos e que também possuem uma mente aberta a iniciativas e caminhos diferentes, como é o caso do crowdfunding. O que vocês pensam a respeito?
China Lee: Ainda acho muito novo no Brasil esse tipo de inciativa, acredito que por falta de informação ou medo muitas pessoas não contribuam, o maior problema encontrado até o momento é o “como faço”, “se não acontecer recebo meu dinheiro de volta”. Acho que com o tempo esse paradigma ira ser quebrado, mas no momento ainda é difícil para muitas pessoas entenderem e efetuem pagamentos on-line ou terem que sair de casa para pagar boletos do tipo em bancos. Mas estamos confiantes, divulgando e esclarecendo essas duvidas para que alcancemos o objetivo.


RtM: Obrigado China Lee, Beretta e a todos da Salário Mínimo, foi um prazer ter esta oportunidade, somos fãs da banda antes de tudo, fica o espaço para sua mensagem aos fãs!
Beretta: Vida Longa para o Metal Nacional, só depente de nós! Abraço a todos nossos fãs e vão sempre em shows! (risos)

China Lee: Grande abraço a todos nossos fãs, sem vocês não existiríamos!!
Contribuam com o Cartarse do Superpeso Brasil, conheçam mais sobre o projeto e os produtos oferecidos em:


Ouçam e Assistam ao nosso novo Single “Fatos Reais” em:


Revisão/Edição: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação/Arquivo da banda

O Salário no Facebook
Site Oficial










Nenhum comentário: